Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, relativos à educação física no Brasil.
Em meados dos anos 90 do século passado, a educação física foi reconhecida como componente curricular da educação básica e passou a fazer parte da proposta pedagógica das escolas.
Os estudantes que jogam nas equipes representativas da universidade em campeonatos nacionais devem
ser dispensados da realização das provas no semestre em que acontecem as competições.
ser remunerados, pois contribuem para publicidade e divulgação do nome da instituição.
ter preferência em relação aos demais estudantes na disputa por vagas no período de matrícula.
ter as despesas com material esportivo, viagens, hospedagem e alimentação custeadas pela universidade.
A visão desenvolvimentista da educação física coloca o movimento como o seu objeto de ensino na escola. Nesse sentido, a atividade física e a aptidão física são conteúdos importantes das aulas ministradas pelos professores. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Força muscular, resistência muscular, resistência cardiovascular, flexibilidade e composição corporal são componentes da aptidão física relacionados a desempenho.
Julgue os itens a seguir quanto ás orientações de segurança a serem seguidas em uma excursão ecológica para uma praia de rio.
I Nunca nade sozinho e não se afaste da margem.
II Sempre tente salvar alguém que esteja se afogando.
III Não nade após lanches e refeições e evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
IV Ao ser surpreendido por uma correnteza, nade rapidamente contra ela.
Estão certos apenas os itens
A visão desenvolvimentista da educação física coloca o movimento como o seu objeto de ensino na escola. Nesse sentido, a atividade física e a aptidão física são conteúdos importantes das aulas ministradas pelos professores. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na aprendizagem por meio do movimento, a criança e o adolescente incorporam conhecimentos, valores, princípios e atitudes relacionados com a atividade física e a saúde.
A expressão educação física transformadora está associada, historicamente, ao compromisso com
a mudança no estilo de vida das pessoas sedentárias.
a alteração da estrutura política e econômica da sociedade.
a modificação na forma de treinamento das habilidades esportivas.
a conversão do conceito individual de lazer para o de lazer de massa.
A visão desenvolvimentista da educação física coloca o movimento como o seu objeto de ensino na escola. Nesse sentido, a atividade física e a aptidão física são conteúdos importantes das aulas ministradas pelos professores. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O equilíbrio, a coordenação motora, a agilidade e a velocidade são considerados componentes da aptidão física relacionados ao desempenho.
Na década de 80 do século XX, quando teve início a crise de identidade da educação física brasileira, diversos autores criticaram a "esportivização" do contexto escolar, inclusive do universitário. Considerando as características que distanciam o esporte da função pedagógica da educação física, julgue os itens a seguir.
I O esporte é uma atividade direcionada aos que possuem destreza corporal superior para executar todos os fundamentos técnicos do jogo.
II O esporte é uma oportunidade coletiva para os jogadores refletirem sobre o que caracteriza uma conduta adequada durante a partida.
III O esporte é uma oportunidade estratégica para que muitos obtenham ascensão social, o que amplia a necessidade de vencer o jogo.
IV O esporte é uma atividade que favorece a interação social entre pessoas com raízes culturais diversificadas.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV
III e IV
Julgue os itens subsequentes, acerca da abordagem crítico-superadora da educação física.
Os conteúdos dessa abordagem incluem conhecimentos acerca do jogo, do esporte, da dança e da ginástica.
Considerando as influências históricas da educação física e as características da sociedade atual, a educação física deve centrar-se
I na diversificação dos espaços de intervenção profissional, buscando uma interface com outras áreas de conhecimentos.
II no seu amadurecimento como área de estudos científicos aplicados, dando origem à pesquisa em novas especialidades.
III na preocupação com o corpo do ponto de vista biológico, considerando a saúde como a ausência de doenças.
IV na compreensão do homem como um ser que possui duas partes, corpo e mente, com características independentes.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...