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Acerca da relação entre maturação e experiência no processo de desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
No período maturacional, a experiência não fornece qualquer contribuição ao referido processo.
Os modelos teóricos utilizados para explicar o desenvolvimento motor fornecem orientações gerais sobre as principais variáveis intervenientes nesse processo. Acerca desses modelos, assinale a opção correta.
Após os 20 anos de idade, as oportunidades de aprendizagem tendem a diminuir progressivamente até cessar por completo próximo da terceira idade.
Enquanto as experiências anteriores possuem um papel-chave no desenvolvimento motor, o estilo de vida da pessoa exerce pouca influência nesse processo.
A influência da hereditariedade é significativamente maior para o desenvolvimento motor do que as contribuições advindas das experiências ambientais.
O desenvolvimento motor é um processo multidimensional, que influencia e é influenciado por uma grande variedade de fatores cognitivos e afetivos.
Acerca da relação entre maturação e experiência no processo de desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
Existe uma relação causal entre maturação e desenvolvimento.
O desenvolvimento moral está relacionado com o amadurecimento cognitivo. A evolução da capacidade de julgamento dá-se em 2 estágios: a moralidade de restrição, quando a criança pensa as questões morais de forma rígida, e a moralidade de cooperação, quando a criança passa a admitir vários pontos de vista. Assinale a opção que contém um comportamento típico do estágio da moralidade de restrição.
As crianças colocam-se no lugar do outro.
As crianças julgam os atos pelas conseqüências reais e não, pela motivação por trás deles.
As crianças reconhecem que as regras são feitas pelas pessoas e podem ser modificadas.
As crianças valorizam a punição leve, que compense a vítima e ajude o culpado a reconhecer o erro.
Acerca da relação entre maturação e experiência no processo de desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
A contribuição da maturação, no citado processo, é maior nos primeiros anos de vida.
No processo ensino-aprendizagem, é essencial que o professor conheça as diferenças individuais existentes entre seus alunos. De acordo com as teorias do desenvolvimento motor, os jovens de 17 e 18 anos de idade de uma mesma turma devem apresentar
o mesmo nível de amadurecimento psicológico e social.
a mesma mudança da aptidão física em função da idade.
a mesma habilidade de analisar, conceituar e resolver os problemas.
a mesma reação diante da abordagem de ensino utilizada pelo professor.
Julgue os itens seguintes, relativos à educação física no Brasil.
No Estado Novo, o ensino de educação moral e cívica e de educação física, em caráter complementar, tinha por objetivos o desenvolvimento do espírito cívico, a saúde e a aptidão para o esforço físico continuado.
Por ocasião da comemoração do aniversário de determinada universidade, foi criada uma comissão para propor um evento esportivo que favorecesse o desenvolvimento da consciência ecológica dos estudantes. Nessa situação, para se atingir esse objetivo, seria adequado realizar
uma caminhada, em equipe, por uma trilha ecológica onde os participantes recolham a maior diversidade possível de flores da região para, depois, organizar uma exposição sobre a beleza da flora local.
uma gincana na qual cada equipe pesquise o exemplo de pessoas da comunidade local que tiveram iniciativas concretas na preservação do meio ambiente para, depois, realizar uma mesa de debates para troca de experiências.
uma corrida ao tesouro, na qual cada equipe desvende pistas espalhadas pela região para localizar o tesouro e, ao mesmo tempo, verifique problemas ambientais existentes ao longo do percurso.
um campeonato de futebol, no qual cada equipe adote um nome e um slogan alusivos às orientações-chave para promoção de um desenvolvimento sustentável e para preservação do meio ambiente.
Julgue os itens seguintes, relativos à educação física no Brasil.
Durante o período do Império e da Primeira República, a educação física foi utilizada como elemento educacional embasada nas visões militarista e médica eugenista.
Interessado em montar, com poucos recursos, uma sala de 24 m2 adequada para incentivar os funcionários sedentários que trabalham em funções administrativas a iniciar a prática de atividades físicas em grupos de até 6 pessoas, o diretor de uma faculdade solicitou orientações a um profissional de educação física acerca de quais equipamentos deveriam ser comprados. Nessa situação hipotética, o profissional deve orientá-lo a comprar
espelhos, bolas e mini-trampolins.
colchonetes, steps e alteres de 1kg e 2kg.
bastões, espaldares e aparelhos de musculação.
aros, caneleiras e bicicletas ergométricas.
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