Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subsequentes, acerca da abordagem crítico-superadora da educação física.
Na temática principal dessa abordagem, estão incluídas a cultura corporal e a visão histórica da sociedade.
Texto para as questões de 37 a 40
Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.
Discutindo os critérios exigidos para a participação no projeto de esporte universitário apresentado acima, a comissão propôs algumas sugestões, apresentadas nos itens que se seguem. Julgue esses itens quanto à adequabilidade dessas sugestões.
I Na fase inicial de implantação do projeto, não se pode garantir a inclusão das pessoas portadoras de deficiência, meta a ser atingida posteriormente.
II Os grupos devem ser divididos por sexo e curso, de forma a se oferecerem melhores condições de treino e favorecer a interação entre os alunos do mesmo curso.
III Deve-se estimular as pessoas a freqüentar as atividades do projeto, no mínimo, duas vezes por semana.
IV As atividades deverão estar abertas à participação de todos os membros da comunidade acadêmica, incluindo-se professores e demais funcionários. Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.
A introdução dos jogos cooperativos nas aulas de educação física é uma forma de adaptar o esporte a uma concepção menos competitiva e mais cooperativa.
Texto para as questões de 37 a 40
Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.
Considerando a situação proposta, julgue os itens seguintes, referentes aos critérios de participação nas atividades esportivas.
I As atividades devem permitir a participação de pessoas que apresentam dificuldades de coordenação motora e falta de agilidade na execução dos movimentos.
II As atividades não devem assemelhar-se a um treino, evitando-se, assim, que o esporte universitário seja visto sempre como uma redução à forma competitiva.
III Os horários devem ser fixos e deve-se destacar para o estudante a importância de ele reservar um momento para cuidar da saúde e se divertir.
IV Deve ser vedada, nas atividades, a participação de pessoas que não estejam inscritas ou que não façam parte da comunidade universitária. Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.
A educação física escolar, historicamente, apropriou-se de princípios e valores do esporte de rendimento.
Texto para as questões de 37 a 40
Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.
Considerando as justificativas que dão respaldo à proposição desse projeto de esporte universitário, assinale a opção incorreta.
As universidades têm um papel-chave na descoberta e na formação de talentos esportivos capazes de representar o país em competições internacionais.
O esporte auxilia a superação da lógica utilitarista e intelectualista, tornando o meio acadêmico um lugar também de prazer a alegria.
A vivência do esporte fomenta a reflexão sobre os problemas do esporte em si e sobre o papel da universidade na transformação da realidade social.
Os universitários de hoje serão, futuramente, pais, transmitindo os valores do esporte para seus filhos e para a opinião pública em geral.
Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.
Nas aulas de educação física, para minimizar os efeitos da competição do esporte de rendimento, os jogos cooperativos devem apresentar características como: não terem perdedores; terem resultado coletivo; permitirem a troca dos jogadores das equipes; permitirem a utilização de regras de inclusão dos menos habilidosos.
Texto para as questões de 37 a 40
Interessado em definir diretrizes estratégicas para uma política de fomento ao esporte universitário, o reitor de uma universidade constituiu uma comissão, formada por representantes de alunos, professores e funcionários, encarregada de, diante das condições disponíveis, identificar as necessidades da comunidade acadêmica e propor sugestões para a elaboração de um projeto capaz de atender aos diversos interesses dessa comunidade.
Considerando os aspectos envolvidos na gestão desse projeto de esporte universitário, assinale a opção que corresponde a uma ação incorreta.
A comunidade deve ter autonomia na gestão do projeto, podendo rever a estrutura de funcionamento, desde que se preserve o caráter participativo e educativo das atividades.
O projeto pode assumir feições diferentes, de acordo com os interesses de cada grupo; logo, não precisa ter a mesma estrutura e as mesmas atividades em todos os locais.
O projeto deve ser iniciado somente após o planejamento detalhado de todas as suas etapas e o repasse dos recursos financeiros e humanos necessários para sua completa implantação.
Devido às dificuldades com a infra-estrutura, inadequada na maioria das universidades, deve-se compartilhar recursos entre o esporte de alto nível e o de lazer.
Nos anos 80 do século passado, vários autores apresentaram diferentes respostas para a questão: o que é educação física? Bracht defende que essa questão deve ser respondida na perspectiva da fenomenologia, ao afirmar que é preciso identificar o significado social concreto atribuído ao termo educação física. Segundo esse autor, deve-se
buscar a essência metafísica da educação física, ou seja, o que há de comum nela em diferentes momentos da história do homem.
fazer uma análise prospectiva da educação física, ou seja, apresentar um projeto que explicite, de forma ideal, como ela deve ser.
reconhecer que a educação física é uma ciência, ou seja, desenvolver uma teoria que delimite seu objeto de estudo e a forma de análise.
analisar o que geralmente vem sendo a educação física, ou seja, uma prática pedagógica, construída socialmente, com foco na cultura corporal.
As tendências pedagógicas da educação física brasileira retratam a influência exercida pela conjuntura social e política sobre os objetivos da escola na educação do corpo. Assinale a opção em que a correspondência entre o procedimento adotado e a função social valorizada está correta.
A utilização da dança na escola está relacionada com a preocupação em favorecer a autonomia dos alunos, formando uma pessoa consciente de si.
O esporte na escola está associado à preocupação em cuidar da condição física dos alunos, com foco na formação de pessoas saudáveis.
Com a utilização das lutas na escola, busca-se desenvolver a prontidão dos alunos para guerrear, tornando-os aptos a defender a pátria.
A ginástica na escola está associada à preocupação em estimular as capacidades perceptivo-motoras dos alunos, formando pessoas ágeis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...