Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma proposta pedagógica geralmente leva em consideração a idade cronológica dos alunos. Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento de programas de atividades físicas envolvendo crianças e(ou) adolescentes, momento em que é observada grande diversidade nas fases de crescimento e desenvolvimento das habilidades motoras.

A orientação pedagógica para uma dada atividade física proposta deverá contemplar adequadamente o estágio de desenvolvimento, que deve ser medido pelas idades mental, cronológica e social.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento da Educação Física escolar, devem ser observadas fases com objetivos específicos, que respeitam os níveis de desenvolvimento e as características e os interesses dos alunos. Assim, nas primeiras séries da Educação Básica, a Educação Física deve conter atividades que proporcionem aos alunos:

  • A.

    iniciação nas formas culturais do esporte, das atividades rítmicas/dança e das ginásticas;

  • B.

    garantir a especialização precoce dos talentos inatos;

  • C.

    desenvolver aspectos da criatividade por meio de habilidades complexas;

  • D.

    desenvolver habilidades motoras básicas, de forma hierárquica;

  • E.

    estimular o gosto pela competição e antecipar aspectos de socialização.

Tratando pedagogicamente o conhecimento Ginástica, o professor planejou uma seqüência de aulas em que o objetivo era executar diferentes tipos de movimentos básicos fundamentais manipulativos. O tema dessas aulas pode ter abrangido os seguintes movimentos manipulativos:

  • A.

    girar os braços sem perder o equilíbrio; executar uma parada de dois apoios; quicar a bola seqüencialmente no chão

  • B.

    rolar com linearidade; arremessar a bola num alvo; receber a bola jogada por outra pessoa

  • C.

    girar os braços sem perder o equilíbrio; escalar um paredão; galopar sem mudar a direção

  • D.

    conduzir a bola com o pé; rebater a bola com um taco; quicar a bola seqüencialmente no chão

  • E.

    chutar a bola na direção do gol; caminhar sobre uma superfície de pequena amplitude; executar uma parada de dois apoios

A proposta apresentada por Bompa de elevar os níveis de força e resistência, aprimorar a velocidade e melhorar a flexibilidade e a coordenação obtendo um desenvolvimento corporal harmonioso, é um objetivo que visa:

  • A.

    O desenvolvimento físico multilateral.

  • B.

    O desenvolvimento físico específico.

  • C.

    O desenvolvimento físico-técnico.

  • D.

    O desenvolvimento físico unilateral.

Julgue os próximos itens, relativos a procedimentos de primeiros socorros.

A transpiração, a dilatação da pupila, a anorexia e a ausência de pulso são alguns dos sinais que podem identificar uma vítima de parada cardíaca.

  • C. Certo
  • E. Errado

A otimização de um programa de Educação Física para crianças e jovens requer o conhecimento básico das características anatômicas e fisiológicas de diversas faixas etárias. Com relação à fase que compreende o início do período escolar até os 10 anos de idade é correto afirmar que:

  • A.

    há uma reduzida capacidade de concentração dos alunos, devido à predominância de processos motores sobre os inibitórios;

  • B.

    deve ser aproveitada para a consolidação de técnicas desportivas superficiais e, se possível, mais refinadas;

  • C.

    o condicionamento físico deve situar-se no ponto central, com a coordenação motora sendo aprimorada de modo gradual;

  • D.

    a instabilidade emocional do aluno deve ser levada em consideração na dosagem dos estímulos (cargas de treinamento);

  • E.

    as condições psicofísicas para o aprendizado motor nessa faixa etária devem ser utilizadas para o aumento de repertório de movimentos e para a melhoria da coordenação de alunos iniciantes.

Em relação à Educação Física, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96), quando comparada com a legislação anterior (Lei n° 5.692/71), evidencia a seguinte mudança:

  • A.

    é facultativa no ensino médio

  • B.

    pode ser ministrada por instituições terceirizadas

  • C.

    deve privilegiar a dimensão conceitual da cultura corporal

  • D.

    é concebida como componente prático

  • E.

    é concebida como componente curricular

A qualidade de qualquer sistema de treinamento, segundo Bompa, depende de fatores como:

I- Treinamento.

II- Avaliação.

III- Administração e finanças.

IV- Estilo de vida do atleta.

É correto afirmar que:

  • A.

    I e II são fatores diretos.

  • B.

    I e IV são fatores de suporte.

  • C.

    I, II e III são fatores diretos.

  • D.

    II e III são fatores de suporte.

Julgue os próximos itens, relativos a procedimentos de primeiros socorros.

A vítima poderá ser diagnosticada com quadro de metrorragia, caso tussa sangue, geralmente na cor vermelhovivo e espumoso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Algumas diferenças entre crianças e adultos devem ser consideradas ao se avaliar as respostas fisiológicas e de desempenho ao exercício, principalmente quando este é realizado por meninos e meninas. A esse respeito, é correto afirmar que:

  • A.

    as crianças pré-púberes têm maior dificuldade em aumentar a massa muscular em resposta a um treinamento de força do que os adultos, devido a níveis relativamente baixos de androgênio daquele grupo etário ;

  • B.

    as crianças conseguem atingir o mesmo padrão de desempenho que os adultos em testes de velocidade, mas não em testes de potência aeróbica;

  • C.

    durante um exercício submáximo, as crianças tendem a apresentar um padrão ventilatório semelhante ao dos adultos para qualquer nível de esforço;

  • D.

    embora normalmente tenham menor peso corporal, as crianças possuem valores absolutos de capacidade aeróbica (L/min) semelhantes aos dos adultos;

  • E.

    durante a realização de exercícios com sustentação do peso, como a caminhada e a corrida, o nível de exigência das crianças é o mesmo dos adultos para um mesmo ritmo submáximo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...