Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma proposta pedagógica geralmente leva em consideração a idade cronológica dos alunos. Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento de programas de atividades físicas envolvendo crianças e(ou) adolescentes, momento em que é observada grande diversidade nas fases de crescimento e desenvolvimento das habilidades motoras.
A orientação pedagógica para uma dada atividade física proposta deverá contemplar adequadamente o estágio de desenvolvimento, que deve ser medido pelas idades mental, cronológica e social.
No planejamento da Educação Física escolar, devem ser observadas fases com objetivos específicos, que respeitam os níveis de desenvolvimento e as características e os interesses dos alunos. Assim, nas primeiras séries da Educação Básica, a Educação Física deve conter atividades que proporcionem aos alunos:
iniciação nas formas culturais do esporte, das atividades rítmicas/dança e das ginásticas;
garantir a especialização precoce dos talentos inatos;
desenvolver aspectos da criatividade por meio de habilidades complexas;
desenvolver habilidades motoras básicas, de forma hierárquica;
estimular o gosto pela competição e antecipar aspectos de socialização.
Tratando pedagogicamente o conhecimento Ginástica, o professor planejou uma seqüência de aulas em que o objetivo era executar diferentes tipos de movimentos básicos fundamentais manipulativos. O tema dessas aulas pode ter abrangido os seguintes movimentos manipulativos:
girar os braços sem perder o equilíbrio; executar uma parada de dois apoios; quicar a bola seqüencialmente no chão
rolar com linearidade; arremessar a bola num alvo; receber a bola jogada por outra pessoa
girar os braços sem perder o equilíbrio; escalar um paredão; galopar sem mudar a direção
conduzir a bola com o pé; rebater a bola com um taco; quicar a bola seqüencialmente no chão
chutar a bola na direção do gol; caminhar sobre uma superfície de pequena amplitude; executar uma parada de dois apoios
A proposta apresentada por Bompa de elevar os níveis de força e resistência, aprimorar a velocidade e melhorar a flexibilidade e a coordenação obtendo um desenvolvimento corporal harmonioso, é um objetivo que visa:
O desenvolvimento físico multilateral.
O desenvolvimento físico específico.
O desenvolvimento físico-técnico.
O desenvolvimento físico unilateral.
Julgue os próximos itens, relativos a procedimentos de primeiros socorros.
A transpiração, a dilatação da pupila, a anorexia e a ausência de pulso são alguns dos sinais que podem identificar uma vítima de parada cardíaca.
A otimização de um programa de Educação Física para crianças e jovens requer o conhecimento básico das características anatômicas e fisiológicas de diversas faixas etárias. Com relação à fase que compreende o início do período escolar até os 10 anos de idade é correto afirmar que:
há uma reduzida capacidade de concentração dos alunos, devido à predominância de processos motores sobre os inibitórios;
deve ser aproveitada para a consolidação de técnicas desportivas superficiais e, se possível, mais refinadas;
o condicionamento físico deve situar-se no ponto central, com a coordenação motora sendo aprimorada de modo gradual;
a instabilidade emocional do aluno deve ser levada em consideração na dosagem dos estímulos (cargas de treinamento);
as condições psicofísicas para o aprendizado motor nessa faixa etária devem ser utilizadas para o aumento de repertório de movimentos e para a melhoria da coordenação de alunos iniciantes.
Em relação à Educação Física, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96), quando comparada com a legislação anterior (Lei n° 5.692/71), evidencia a seguinte mudança:
é facultativa no ensino médio
pode ser ministrada por instituições terceirizadas
deve privilegiar a dimensão conceitual da cultura corporal
é concebida como componente prático
é concebida como componente curricular
A qualidade de qualquer sistema de treinamento, segundo Bompa, depende de fatores como:
I- Treinamento.
II- Avaliação.
III- Administração e finanças.
IV- Estilo de vida do atleta.
É correto afirmar que:
I e II são fatores diretos.
I e IV são fatores de suporte.
I, II e III são fatores diretos.
II e III são fatores de suporte.
Julgue os próximos itens, relativos a procedimentos de primeiros socorros.
A vítima poderá ser diagnosticada com quadro de metrorragia, caso tussa sangue, geralmente na cor vermelhovivo e espumoso.
Algumas diferenças entre crianças e adultos devem ser consideradas ao se avaliar as respostas fisiológicas e de desempenho ao exercício, principalmente quando este é realizado por meninos e meninas. A esse respeito, é correto afirmar que:
as crianças pré-púberes têm maior dificuldade em aumentar a massa muscular em resposta a um treinamento de força do que os adultos, devido a níveis relativamente baixos de androgênio daquele grupo etário ;
as crianças conseguem atingir o mesmo padrão de desempenho que os adultos em testes de velocidade, mas não em testes de potência aeróbica;
durante um exercício submáximo, as crianças tendem a apresentar um padrão ventilatório semelhante ao dos adultos para qualquer nível de esforço;
embora normalmente tenham menor peso corporal, as crianças possuem valores absolutos de capacidade aeróbica (L/min) semelhantes aos dos adultos;
durante a realização de exercícios com sustentação do peso, como a caminhada e a corrida, o nível de exigência das crianças é o mesmo dos adultos para um mesmo ritmo submáximo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...