Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.
O IMC é considerado um dos melhores indicadores da distribuição de gordura corporal.
Muitas vezes, os professores de Educação Física têm interesse em administrar baterias de testes para avaliar determinada área do desempenho motor dos alunos. Para a elaboração de baterias de teste desta natureza, não é necessário:
observar as propriedades de reprodutibilidade, validade e objetividade da medida;
analisar o esporte treinado para determinar as habilidades motoras a serem medidas;
que cada teste ou item meça, essencialmente, uma área independente do desempenho motor;
que as baterias contenham vários testes que meçam a mesma habilidade esportiva ou motora básica;
determinar procedimentos de teste exatos a serem seguidos a cada aplicação.
A Educação Física "competitivista", conforme denominado por Ghiraldelli Jr. (1988), impulsionou a sua consolidação no pensamento pedagógico da Educação Física brasileira a partir da disseminação do denominado "método":
Francês
Natural Austríaco
Natural de Hébert
Treinamento Desportivo
Educação Física Desportiva Generalizada
Qualquer esforço realizado durante o exercício encontra uma força oponente relativa àquela que está sendo aplicada, ou seja, o exercício é feito contra resistência variável. Isto se refere à:
Contração estática.
Contração isocinética.
Contração concêntrica.
Contração excêntrica.
Uma proposta pedagógica geralmente leva em consideração a idade cronológica dos alunos. Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento de programas de atividades físicas envolvendo crianças e(ou) adolescentes, momento em que é observada grande diversidade nas fases de crescimento e desenvolvimento das habilidades motoras.
A prática de atividade física de forma sistemática por indivíduos pré-púberes tem relação com alguns padrões de maturação. A menarca tardia, por exemplo, tem sido encontrada em meninas atletas quando comparadas com meninas não-atletas.
Na execução de testes para avaliação do desempenho do aluno, o professor de Educação Física deve estar atento à qualidade e à facilidade de execução dos mesmos. Dentre os critérios metodológicos que um teste deve possuir, está o do grau de independência que sua execução apresenta com relação ao examinador e à sua opinião pessoal. Esse critério de teste se refere à sua:
validade;
fidedignidade;
objetividade;
precisão de medida;
precisão de avaliação.
O movimento humano, além de ser um comportamento observável, é produto de todo um processo que acontece internamente no indivíduo. Assinale a opção que apresenta a seqüência adequada dos mecanismos envolvidos na execução do movimento:
Órgãos dos sentidos → Mecanismo efetor → Mecanismo de decisão → Mecanismo perceptivo → Sistema Muscular
Mecanismo perceptivo → Órgãos dos sentidos → Mecanismo de decisão → Sistema Muscular → Mecanismo efetor
Órgãos dos sentidos → Mecanismo perceptivo → Mecanismo de decisão → Mecanismo efetor → Sistema Muscular
Mecanismo perceptivo → Órgãos dos sentidos → Mecanismo efetor → Mecanismo de decisão → Sistema Muscular
Órgãos dos sentidos → Mecanismo perceptivo → Mecanismo de decisão → Sistema Muscular → Mecanismo efetor
A dor muscular de início tardio tem como agente causal:
Dano dos componentes contráteis.
Alteração no mecanismo celular para regulação do cálcio.
Inflamação aguda.
Todas as alternativas estão corretas.
Uma proposta pedagógica geralmente leva em consideração a idade cronológica dos alunos. Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento de programas de atividades físicas envolvendo crianças e(ou) adolescentes, momento em que é observada grande diversidade nas fases de crescimento e desenvolvimento das habilidades motoras.
A idade biológica corresponde à idade determinada pelo nível de maturação dos diversos sistemas que compõem o homem.
Em um programa de Educação Física, as avaliações podem ocorrer segundo diferentes perspectivas. Em uma delas, normalmente, a avaliação não envolve testes formais, sendo aplicada no decorrer do programa para a verificação e a realização dos ajustes necessários, e a outra, normalmente aplicada ao término do programa, tem a finalidade de identificar o rendimento do aluno. Essas perspectivas de avaliação se referem, respectivamente, às avaliações :
somativas e de feedback;
de feedback e formativas;
formativas e somativas;
de feedback e somativas;
somativas e formativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...