Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual a abordagem pedagógica de Educação Física que desenvolveu seus fundamentos teórico-metodológicos identificados com os pressupostos e princípios do materialismo histórico-dialético?
crítico-superadora
crítico-emancipatória
parâmetros curriculares nacionais
psicomotricidade
recreacionista
Com relação à força muscular, podemos afirmar que:
A força de homens e mulheres, por unidade de área de corte transversal de músculo, é igual.
Quanto maior o peso corporal do atleta, menor sua capacidade de força.
Fibras musculares do Tipo II são mais capazes de gerar força do que as do Tipo I.
As alternativas a e c estão corretas.
Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.
Os atletas, especialmente os que possuem grande massa muscular, são classificados erradamente pelo IMC como tendo excesso de peso.
No planejamento da Educação Física escolar, há, por vezes, situações especiais com as quais o professor se depara. Uma delas diz respeito à prática da Educação Física durante um curso noturno. A esse respeito, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) recomendam que as aulas de Educação Física:
devem ser opcionais, pois os alunos, por serem em sua maioria trabalhadores e com idade mais avançada que os dos cursos diurnos, encontram-se provavelmente cansados;
devem ser opcionais, constituindo-se, basicamente, em espaço para a prática esportiva livre;
devem ser obrigatórias, constituindo-se, basicamente, em espaço para a prática esportiva livre e para representações culturais;
devem ser obrigatórias, valorizadas e adaptadas ao tempo de aula e às características dos alunos;
devem ser opcionais, enfatizando-se o desenvolvimento da performance física dos alunos.
O professor iniciou sua aula desafiando os alunos a construírem um ou mais jogos esportivos a partir da dinâmica do jogo e das regras do esporte Voleibol. Como primeira atividade solicitou que eles dissessem as características do esporte Voleibol e suas regras principais. As indicações dos alunos foram sendo escritas no quadro de giz à medida que eles iam se manifestando. Como segunda atividade, os alunos se organizaram em quatro grupos para proporem modificações na regra e/ou fundamento do saque, de modo que todos tivessem a possibilidade de êxito na execução deste fundamento. Como terceira atividade, os alunos praticaram as sugestões de cada grupo. Finalizando a aula, o professor solicitou que os alunos opinassem sobre a dinâmica do trabalho em grupo, no sentido de buscar soluções para as dificuldades decorrentes da pouca habilidade demonstrada por uma grande parte dos alunos. Quais as dimensões do conhecimento contempladas, respectivamente, em cada uma das quatro atividades propostas pelo professor?
conceitual, conceitual, conceitual e atitudinal
conceitual, atitudinal, procedimental e conceitual
procedimental, conceitual, atitudinal e procedimental
conceitual, conceitual, procedimental e atitudinal
procedimental, procedimental, atitudinal e conceitual
Esta contração ocorre quando a resistência externa ultrapassa a força muscular e o músculo torna-se mais longo enquanto aumenta a tensão. Falamos da:
Contração estática.
Contração isocinética.
Contração concêntrica.
Contração excêntrica.
Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.
A gordura corporal total é composta por gordura essencial e gordura de reserva (armazenamento). O percentual de gordura corporal representa a quantidade de gordura essencial para a demanda energética do exercício.
Com relação à prática desportiva durante as aulas de Educação Física escolar, considerando suas diversas vertentes e o que preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é incorreto afirmar que:
Os jogos podem ter uma flexibilidade maior nas regulamentações, que são adaptadas em função das condições de espaço e material disponíveis, do número de participantes, entre outros;
as brincadeiras regionais, os jogos de salão, de mesa, de tabuleiro, de rua e as brincadeiras infantis de modo geral não devem ser incluídos na categoria dos jogos;
As lutas são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa;
As ginásticas são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caráter individualizado com finalidades diversas;
considera-se esporte as práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional.
Um dos alunos da 8ª série, durante a aula sobre os princípios do condicionamento físico, perguntou ao professor o que são volume e intensidade. O professor usando o exemplo de um corredor, explicou que esses dois termos significam, respectivamente, a:
a freqüência cardíaca atingida e o número de ve-zes que o indivíduo corre por semana
a distância percorrida e o número de vezes que o indivíduo corre por semana
a freqüência cardíaca atingida e a velocidade da corrida
a distância percorrida e o tempo gasto para per-corrê-la
a velocidade da corrida e a distância percorrida
Assinale a alternativa que corresponde à Fase de Preparação na periodização do treinamento para aprimoramento da força muscular:
As sessões de treino têm alto volume e baixa intensidade.
As sessões de treino têm volume moderado e intensidade moderada.
As sessões de treino têm baixo volume e alta intensidade.
As sessões de treino têm baixo volume e baixa intensidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...