Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere à corporalidade e à ludicidade no ambiente escolar, assinale a opção correta.
A educação para o lazer deve ser um tema de debates, de experimentações e de formação utilizado apenas nos níveis iniciais de escolaridade, principalmente na pré-escola.
A indústria cultural, adotando uma abordagem consumista, tende a influenciar, interferir e abarcar o tempo que os jovens disponibilizam para as práticas de atividades de lazer.
O principal fator limitante na viabilização dos projetos de recreação e lazer é a falta de instalações adequadas e de espaços públicos livres de barreiras arquitetônicas.
A informática pode ser vista como uma das principais ameaças à melhoria da qualidade dos serviços de recreação e lazer.
Assinale a opção que contém instruções corretas a um iniciante na prática da musculação.
Se os resultados não aparecem após as duas primeiras semanas de treinamento muscular, peça ao orientador que modifique o seu programa de exercícios, alterando um pouco a carga para estimular as modificações corporais.
Nunca comece seu treinamento sem, antes, se aquecer e se alongar. Esses procedimentos fazem parte da sessão de treinamento e são de suma importância para o bom desempenho. Entretanto, evite o alongamento após as sessões, pois podem provocar lesões.
Depois de iniciar seu programa de treinamento, respeite a ordem dos exercícios e obedeça rigorosamente o período de recuperação e descanso, pois esse período é tão importante quanto o de execução dos exercícios.
Caso o orientador esteja muito ocupado, peça orientações a amigos ou a outras pessoas que já pratiquem musculação há algum tempo, pois eles poderão ajudá-lo com a experiência que já adquiriram.
Com relação à análise crítica do papel político e social desempenhado pela educação física e pelo esporte na sociedade moderna, julgue os próximos itens.
I Com intuito de se coibirem os excessos provocados pela ênfase na competição, o esporte escolar deve assumir uma feição cooperativa, deixando-se a competição apenas a cargo dos clubes que se dedicam à formação de atletas.
II O cenário esportivo não tem nenhuma correlação com o mundo do trabalho.
III A crítica social ao esporte revela que a superveniência dos interesses políticos, a exploração econômica e a manipulação das massas transformaram o esporte em um fenômeno marcado pela ideologia capitalista.
IV A escolha dos conteúdos trabalhados na educação física, independentemente de possuírem um caráter eminentemente técnico e científico, têm uma ideologia inerente a ela.
Estão certos apenas os itens
Observe a citação de (BRACHT, 1992): "...Entendo que, para aprender educação física enquanto fenômeno, é preciso, num primeiro momento, desvencilhar-se daquilo que desejamos que ela seja". Além disso, é importante atentar para o que nos diz (VIEIRA PINTO, 1979): "O conteúdo de todo conceito é a sua história." Acreditando estar respaldado pela história, Bracht conceitua, mesmo que descritivamente, a educação física como
uma disciplina curricular essencial ao desenvolvimento social, histórico, crítico e motor da criança.
um componente curricular atrelado ao processo de construção histórica do currículo escolar.
uma área de estudo construída historicamente, presente dentro e fora da escola.
uma prática didático-pedagógica, construída historicamente pelos homens.
a prática pedagógica que tem tematizado elementos da esfera da cultura corporal / movimento.
Os conteúdos ligam, de forma indissociável, a sua significação humana e social (LIBÂNEO, 1985). Qual das alternativas só exprime princípios para a seleção dos conteúdos?
Realidade social, nível de informação dos alunos a respeito do esporte, necessidade e interesse dos alunos, aptidão físico- esportiva.
História de vida dos alunos, preparação profissional do professor, manifestações da cultura da região.
Relevância social, necessidades e interesses dos alunos, história de vida dos alunos, respeito à faixa etária.
Relevância social, contemporaneidade, adequação sócio-cognitivista do aluno, simultaneidade dos conteúdos.
Realidade e relevância social, nível de conhecimento dos alunos, necessidade e interesse dos alunos.
O Coletivo de Autores (1992) propõe a superação do sistema seriação e estabelece o sistema de ciclos de escolarização composto de:
1º. Ciclo - Educação Infantil; 2º. Ciclo - 1ª. a 4ª. série do Ensino Fundamental; 3º. Ciclo – 5ª. a 8ª. série do Ensino Fundamental e 4º. Ciclo – Ensino Médio.
1º. Ciclo - Educação Infantil e 1ª. a 3ª. série do Ensino Fundamental; 2º. Ciclo - 4ª. a 6ª. série do Ensino fundamental; 3º. Ciclo – 7ª. e 8ª. série do Ensino Fundamental; 4º. Ciclo – Ensino Médio e 5º. Ciclo - Ensino Superior.
1º. Ciclo - organização da identidade dos dados da realidade; 2º. Ciclo - iniciação à sistematização do conhecimento, 3º. Ciclo - ampliação da sistematização do conhecimento e 4º. Ciclo - aprofundamento da sistematização do conhecimento.
1º. Ciclo - Identificação da realidade; 2º. Ciclo - iniciação ao conhecimento da cultura corporal; 3º. Ciclo - ampliação do conhecimento da cultura corporal e 4º. Ciclo - especialização do conhecimento da cultura corporal.
1º. Ciclo - Identificação da realidade; 2º. Ciclo - iniciação à cultura de movimento; 3º. Ciclo - ampliação da cultura de movimento e 4º. Ciclo - especialização da cultura de movimento.
Sendo o jogo um dos conhecimentos a serem desenvolvidos nas aulas de educação física, o que deve ser considerado para sua utilização, enquanto conteúdo?
A memória lúdica do entorno, em que o aluno vive e a oferta de jogos de outras regiões e países.
Os jogos praticados na região.
Os jogos e as brincadeiras nacionais e internacionais.
A realidade social e cultural dos alunos, as manifestações lúdicas da região e os jogos e brincadeiras de outros países.
Os jogos regionais, a memória lúdica e as brincadeiras populares.
Em uma aula de educação física de jogo, o conteúdo é desenvolvido tecnicamente e emprega-se o pensamento tático. Esta aula é indicada para que ciclo de escolarização, segundo o coletivo de autores?
1º.
2º.
3º.
4º.
Para todos os ciclos.
O professor, baseando-se na concepção crítico-emancipatória, com a intenção de levar os alunos a vivenciarem possibilidades de imprimir o máximo de velocidade numa corrida, sem ter que se comparar com um companheiro ou mesmo com o cronômetro desafiar os alunos a
chegarem por último na corrida.
chegarem primeiro na corrida.
marcharem todos juntos.
não deixarem a fita longa presa ao boné tocar no chão.
não se deixarem ultrapassar na corrida.
Em relação ao futebol, enquanto conteúdo do componente curricular educação física, analise, atentamente, as afirmativas.
I. O futebol, enquanto jogo com suas normas, regras e exigências físicas, técnicas e táticas.
II. O futebol, enquanto fenômeno cultural e espetáculo.
III. O futebol, enquanto jogo popularmente praticado. Conclui-se que
todas as afirmativas referem-se ao trato do futebol praticado nos clubes.
todas as afirmativas referem-se ao trato do futebol como manifestação da cultura corporal presente como conteúdo do componente curricular da educação física.
a afirmativa I refere-se ao trato do futebol praticado nos clubes, e as afirmativas II e III referem-se, exclusivamente, ao trato do esporte escolar.
todas as afirmativas referem-se ao trato do futebol nas escolas e nos clubes, visando à competição de auto-rendimento.
apenas a afirmativa I refere-se ao trato do futebol, e as afirmativas II e III não devem ser tratadas no clube nem na escola.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...