Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia atentamente as proposições a seguir, julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opção que apresenta a seqüência CORRETA.
( ) Historicamente, a origem da participação de pessoas que apresentam diferentes e peculiares condições na prática de atividades físicas ocorreu em programas denominados de ginástica médica, em Esparta, cerca de 3 mil anos a.C.
( ) Para Rosadas (1994) a Atividade Física Adaptada é uma área do conhecimento em Educação Física e Esportes que tem como objetivo privilegiar uma população caracterizada como portadora de deficiência ou de necessidades especiais, e desenvolve-se através de Atividades Psicomotoras, Esporte Pedagógico, Recreação e Lazer Especial e Técnicas de Orientação e Locomoção.
( ) O profissional de Educação Física, no contexto escolar, não deve incentivar a participação dos alunos com quaisquer tipos de deficiências em suas aulas, considerando as limitações impostas pelas deficiências e as dificuldades apresentadas por esses alunos para realizarem atividades físicas com o mesmo desempenho que os alunos considerados normais.
( ) Em uma aula de Educação Física para alunos que apresentam deficiência mental é recomendado que o professor forneça instruções claras, contendo grande quantidade de informações sobre a tarefa a ser realizada e utilize exemplos abstratos e demonstrações, bem como elogie as tentativas desses alunos para realizarem as atividades propostas, criando e estimulando desafios.
( ) A atuação do profissional de Educação Física em uma situação de inclusão implica em atitude de não-rejeição, com trocas interativas entre os colegas, valorização da diversidade, da autoimagem e da auto-estima do aluno.
Com relação à descrição cinesiológica dos tipos de contração e à análise das forças externas relacionadas a cada exercício ou situação descrita, assinale a opção correta.
Quando o indivíduo, encostado em uma parede, adota uma postura fixa na posição sentada (no ar), com os joelhos flexionados em 90 graus e com as plantas dos pés apoiadas no solo, os músculos de suas pernas estão executando uma contração isotônica.
Considere o exercício conhecido como apoio, no qual o indivíduo deitado em pronação mantém o corpo sem contato com o solo, apoiado na palma das mãos e nos artelhos hipertensos, e realiza a flexão completa seguida da extensão dos cotovelos, retornando à posição inicial. Nesse caso, no movimento de extensão, os músculos fazem uma contração excêntrica e, no movimento de flexão, uma contração concêntrica.
O exercício com contração isocinética exige a utilização de um aparelho especial, capaz de dosar a resistência, de forma a compensar a vantagem ou a desvantagem mecânica da alavanca durante todo o movimento articular, mantendo a velocidade constante.
No treinamento para ampliação da força muscular, os exercícios que exigem a realização de contrações concêntricas oferecem uma sobrecarga maior do que os exercícios com contração excêntrica.
Considerando o papel da educação física no Brasil, assinale a opção correta.
A educação física escolar deve ter como objetivo a identificação de atletas de alto nível, concentrando-se, para isso, no rendimento esportivo, nos recordes e nas medalhas.
A educação física escolar deve proporcionar aos alunos a oportunidade de aperfeiçoar o domínio de habilidades específicas em vez de experimentar atividades variadas de movimento.
A educação física escolar deve envolver a participação simultânea de todos os alunos da turma na atividade proposta, independentemente do nível individual de habilidade, sem se dividir a turma segundo a facilidade dos alunos de jogar uma ou outra modalidade esportiva.
O professor deve ter controle das aulas, direcionando as atividades a serem realizadas, sem se preocupar com os interesses dos alunos.
Pode-se considerar dois paradigmas da avaliação educacional: o clássico, mais técnico, pautado na análise comparativa (antes e depois) de medidas específicas sobre os conteúdos ministrados, e o iluminativo, mais humano, que busca informações diversas sobre as modificações ocorridas ao longo da dinâmica do processo formativo. De acordo com o paradigma iluminativo,
a preocupação, na avaliação, deve recair mais no produto da aprendizagem do que no ambiente no qual a aprendizagem ocorre.
o professor, ao avaliar, deve usar critérios objetivos previamente definidos, garantindo a todos o mesmo tratamento.
a percepção que os sujeitos envolvidos têm de si mesmos e do processo educativo como um todo deve ser considerada na avaliação.
os resultados da avaliação devem ser expressos de uma forma numérica que viabilize o tratamento estatístico dos dados.
Julgue os itens seguintes, relacionados ao desenvolvimento dos aspectos afetivos da criança.
I O domínio afetivo não possui conteúdos explícitos, não é alvo de um programa discriminado, pois permeia os demais conteúdos. Na verdade, os sentimentos devem ser expressos, mais do que ensinados.
II A dimensão afetiva está presente na organização escolar e, com destaque, nas relações humanas particularmente, na atitude do professor. É com exemplo e testemunho que se ensina no domínio afetivo, muito mais do que com palavras.
III Os objetivos que tratam do domínio afetivo são atingidos a curto prazo, podendo ser facilmente observados na atitude dos alunos; caso contrário, não se justificaria a sua inclusão no planejamento educacional.
IV Existe uma relação direta entre o comportamento e a dimensão afetiva. As pessoas costumam agir de modo a revelar o que estão sentindo, o que favorece a convivência em grupo.
Estão certos apenas os itens
A metodologia dos jogos procura fornecer ao ensino da educação física meios adequados para o desenvolvimento das habilidades da criança. Assinale a opção em que o jogo apresentado é adequado à promoção da socialização e do aprendizado do comportamento tático nos jogos coletivos.
Um, dois, três, o último passa: os jogadores são divididos em duas colunas paralelas posicionadas atrás da linha de partida. Cerca de dois metros à frente está o pegador, de costas para os demais jogadores, entre as duas colunas. Ao sinal, os jogadores da frente correm, passam pelo pegador e dão as mãos até o outro lado do campo. O pegador deve deixar passar a primeira e a segunda dupla, tentando impedir a terceira.
Fogo, água, chuva: em um terreno arborizado, os jogadores correm livremente. Ao grito "Fogo", devem procurar se esconder atrás de algo. Ao grito "Água", devem subir em algum lugar (retirar os pés do chão). Ao grito "Chuva", devem procurar um lugar para ficar embaixo.
Estafeta: os jogadores são divididos em colunas paralelas e um cone é colocado 10 metros à frente dessas colunas. Ao sinal, o primeiro jogador de cada coluna deve correr com um bastão na mão, contornar o cone e entregar para o próximo companheiro, que faz o mesmo, até que todos tenham completado a tarefa. Vence o grupo que terminar primeiro.
Pára cabrito, corre cabrito: dividir a turma em dois grupos, um com colete. Um grupo deve pegar os jogadores do outro. Quando um jogador é pego deve ficar de cócoras (pára cabrito). Os jogadores livres podem salvar os que foram pegos, tocando neles (corre cabrito). O jogo termina quando todos os jogadores de um grupo estiverem pegos.
Julgue os itens a seguir, referentes à metodologia de ensino dos jogos.
I A metodologia de ensino dos jogos deve estar preferencialmente orientada para o alcance de metas específicas e para um aprendizado objetivo dos fundamentos técnicos e táticos de uma determinada modalidade esportiva.
II Como o jogo é sinônimo de espontaneidade, controles e orientações excessivos devem ser evitados e as regras devem restringi-lo o menos possível.
III O aprendizado das habilidades requeridas pelos jogos préesportivos capacita os alunos para o domínio das situações vividas no jogo final, sendo desnecessário o emprego de recursos adicionais.
IV Um jogo que, paralelamente à estimulação motora da criança, não permite a exteriorização da alegria e a comunicação entre os jogadores contraria os fundamentos da educação esportiva.
Estão certos apenas os itens
De acordo com as diretrizes relacionadas ao processo de ensino e avaliação da educação física contidas nos PCN, assinale a opção correta.
Na tentativa de circunscrever conceitualmente as práticas corporais utilizadas na educação física escolar, os PCN consideram esporte as atividades em que são adotadas regras oficiais em um contexto competitivo, enquanto consideram jogo as atividades com regras adaptadas às condições de um contexto competitivo ou recreativo.
Segundo os PCN, as aulas de educação física escolar devem estar centradas no princípio da cooperação entre os alunos. Sendo assim, o professor não deve utilizar atividades voltadas para a promoção da aprendizagem individual.
Entre as atividades rítmicas e expressivas a serem incluídas nas aulas de educação física, os PCN sugerem o resgate de todos os tipos de manifestações folclóricas brasileiras, excluindo-se, no entanto, as danças provenientes de outras culturas.
De acordo com os PCN, a ginástica, em função do seu caráter individualizado e de sua restrição à dimensão física, deve ser incluída nas aulas de educação física a partir do 3.º ciclo do ensino fundamental (5.ª e 6.ª séries).
Acerca dos conceitos e procedimentos de danças, jogos e lutas, assinale a opção correta, considerando as diretrizes contidas nos PCN.
Os conteúdos e a distribuição das atividades a serem desenvolvidas nas aulas de educação física no curso noturno devem ser totalmente diferenciadas das atividades realizadas nas aulas do curso diurno, em função das características especiais dos alunos.
Os objetivos da educação física escolar se confundem com os objetivos do esporte, da dança e da ginástica, e a escola deve contribuir para o alcance desses objetivos.
Para se evitar o desinteresse dos alunos pelas aulas de educação física, os PCN recomendam que os professores evitem a repetição das atividades, pois essa repetição pouco ou nada contribui para a aprendizagem dos alunos.
As brincadeiras de desequilíbrio e disputa, como cabo de guerra e braço de ferro, são consideradas pelos PCN atividades relacionadas com o conteúdo de lutas.
Com relação às contribuições da análise sociológica do corpo, considerado objeto de disciplina e controle para discussão das questões relacionadas com a orientação sexual dos alunos, assinale a opção correta.
A repressão sexual pode ser considerada como um conjunto de interdições, permissões, normas, valores e regras estabelecidos histórica e culturalmente para controlar o exercício da sexualidade.
As proibições e permissões são exercidas de forma unidirecional, de fora para dentro do indivíduo, por meio de inúmeros procedimentos sociais, entre os quais se destaca a educação.
O sexo é um fenômeno muito mais relacionado com a dimensão biológica, que se situa no plano da natureza, do que com a dimensão cultural.
Antigamente, em virtude da moral repressora, muitas práticas sexuais eram mantidas na clandestinidade, provocando o aparecimento de muitas doenças. Atualmente, com os avanços da medicina e a mudança do código moral, esses problemas foram minimizados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...