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Os CBCs de Educação Física contemplam os conhecimentos mínimos necessários para que os adolescentes e jovens possam
melhorar o desempenho motor em esportes de rendimento e desenvolver as capacidades físicas.
vivenciar sua corporeidade com autonomia e responsabilidade.
controlar seus comportamentos e aprender mais esporte de rendimento na escola.
garantir o sucesso da escola nas competições escolares.
A Educação Física sofreu mudanças ao longo dos anos, segundo os princípios éticos da sociedade e os projetos políticopedagógicos construídos pelas escolas em variadas épocas. Inicialmente, sua inserção no currículo escolar brasileiro associou-a com a ginástica, fundamentada na área
médica e na constituição do Estado Nacional.
do lazer e na constituição do Estado Novo.
médica e na constituição da ditadura militar.
do lazer e na constituição da ditadura militar.
A introdução da Educação Física no currículo escolar associou-se a um conceito sobre o corpo. Segundo Bracht (1999), citado no texto da Proposta Curricular/MG: A ciência moderna destacou a importância do movimento como forma de promoção da saúde. O corpo passou a ser entendido como uma estrutura mecânica passível de ser conhecido no seu funcionamento, mas também controlado e aperfeiçoado.
Nesse contexto, no século XIX, a Educação Física no currículo do Ensino Secundário brasileiro apresenta-se sob a forma de exercícios ginásticos,boxe e hipismo.
judô e tiro ao alvo.
futebol e natação.
esgrima e evoluções militares.
De acordo com a Proposta Curricular/MG, a inserção da Educação Física no currículo do ensino primário, da escola pública mineira, em 1906, teve como pressupostos:
I. A higienização e disciplinização dos corpos das crianças que frequentariam as escolas.
II. A preparação das crianças para a vida no meio urbano e para o trabalho.
III. A preparação das crianças pobres para frequentar a escola e aprender a ginástica.
IV. Uma prática ortopédica para consertar o que era torto, empenado e tosco, buscando, assim, a consolidação de uma nova ordem escolar.
Está correto o que consta APENAS em
II, III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
O esporte, a ginástica, os jogos, as brincadeiras, a dança, os movimentos expressivos, dentre outros, correspondem aos conteúdos da Educação Física na educação básica. Esses conteúdos são manifestados em forma de vivências, conceitos, sentidos e significados ao longo das aulas. Dessa maneira, o entendimento da Educação Física como área de conhecimento tematiza
práticas corporais construídas ao longo do tempo.
atividades físicas do cotidiano contemporâneo.
movimentos da dança de salão.
esportes tradicionais com vistas ao rendimento.
Segundo a UNESCO os quatro pilares para a educação no século XXI são: aprender a conhecer e a perceber; aprender a conviver; aprender a viver e aprender a ser. Nesse contexto, com base na Proposta Curricular/MG, está correto afirmar que a aula de Educação Física deve propiciar ao aluno oportunidades, entre outras, de
praticar exercícios físicos moderados de forma sistematizada, mas dependente de orientação externa, buscando a construção de corpos esterotipados.
desenvolver competência em práticas esportivas, buscando sempre um melhor desempenho durante a participação em competições escolares.
aprender a conhecer e a perceber, de forma permanente e contínua, seu corpo, suas limitações, na perspectiva de superálas, e suas potencialidades, no sentido de desenvolvê-las, de maneira autônoma e responsável.
aprender a viver consigo mesmo, buscando sempre o aprimoramento do seu corpo, do ponto de vista estético e tornando-o mais apto para os desafios do trabalho e do esporte.
A Proposta Curricular de Educação Física do Ensino Médio e Fundamental da Secretaria de Educação de Minas Gerais propõe que é por meio de vivências corporais e interações sociais éticas que o aluno, entre outras, amplia sua capacidade de
resistir à intensidade física das aulas práticas.
escutar e dialogar, de trabalhar em equipe, de conviver com o incerto, o imprevisível e o diferente.
escutar e dialogar, de trabalhar individualmente, de conviver com o certo, o previsível e a rotina da escola.
dialogar considerando apenas o seu ponto de vista no trabalho em equipe, convivendo com o incerto, o imprevisível e o diferente.
A Educação Física com fins de uma formação cidadã dos alunos, de acordo com a Proposta Curricular/MG, deve ser orientada, no que se refere ao corpo e às práticas corporais, pelas seguintes diretrizes:
O corpo concebido na sua totalidade; a qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena; práticas corporais como linguagem; ludicidade como essência da vivência corporal.
As práticas corporais como linguagem e como meios de expressão de sentimentos; a saúde física como o objetivo principal da Educação Física.
A escolarização pautada no direito ao esporte e ao lazer; a democracia como fundamento do exercício físico; a ética e a estética como princípios norteadores da formação humana.
O corpo concebido na sua parcialidade; a qualidade de vida como requisito utópico a ser sempre buscado; a ética e a estética como princípios norteadores da formação humana.
Considere os seguintes pressupostos:
I. Historicamente, a concepção dicotômica de homem, dividido em corpo e alma, foi predominante e contribuiu para a fragmentação do currículo escolar em disciplinas, valorização do cognitivo em detrimento de domínios afetivos e motores, bem como para a desarticulação entre a teoria e a prática.
II. A compreensão acerca de como os sujeitos lidam com o corpo não é universal, mas, na verdade, é oriunda de uma construção social resultante de relevantes processos históricos, ou seja, condicionada a fatores sociais e culturais.
III. A compreensão do corpo em sua totalidade implica a concepção do ser humano a partir da indissociabilidade de suas dimensões biológica, afetiva, cognitiva, histórica, cultural, estética, lúdica, linguística etc, na busca de entender que o ser humano é um todo indivisível que pensa, sente e age, simultaneamente.
De acordo com a Proposta Curricular da SEE/MG estão voltados para a Educação Física, com vistas à concepção do corpo em sua totalidade, os pressupostos apresentados em
I e II, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
A diretriz Corpo concebido em sua totalidade, que orienta o compromisso da Educação Física com uma formação cidadã, implica conceber o aluno como um ser humano
complexo, que deve ser dividido em suas muitas dimensões para ser melhor estudado e trabalhado.
com muitas dimensões independentes e divisíveis.
indivisível que pensa, sente e age, simultaneamente.
único, com pensamento e ação sem sincronia.
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