Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Os CBCs de Educação Física contemplam os conhecimentos mínimos necessários para que os adolescentes e jovens possam

  • A.

    melhorar o desempenho motor em esportes de rendimento e desenvolver as capacidades físicas.

  • B.

    vivenciar sua corporeidade com autonomia e responsabilidade.

  • C.

    controlar seus comportamentos e aprender mais esporte de rendimento na escola.

  • D.

    garantir o sucesso da escola nas competições escolares.

A Educação Física sofreu mudanças ao longo dos anos, segundo os princípios éticos da sociedade e os projetos políticopedagógicos construídos pelas escolas em variadas épocas. Inicialmente, sua inserção no currículo escolar brasileiro associou-a com a ginástica, fundamentada na área

  • A.

    médica e na constituição do Estado Nacional.

  • B.

    do lazer e na constituição do Estado Novo.

  • C.

    médica e na constituição da ditadura militar.

  • D.

    do lazer e na constituição da ditadura militar.

A introdução da Educação Física no currículo escolar associou-se a um conceito sobre o corpo. Segundo Bracht (1999), citado no texto da Proposta Curricular/MG: A ciência moderna destacou a importância do movimento como forma de promoção da saúde. O corpo passou a ser entendido como uma estrutura mecânica passível de ser conhecido no seu funcionamento, mas também controlado e aperfeiçoado.

Nesse contexto, no século XIX, a Educação Física no currículo do Ensino Secundário brasileiro apresenta-se sob a forma de exercícios ginásticos,

  • A.

    boxe e hipismo.

  • B.

    judô e tiro ao alvo.

  • C.

    futebol e natação.

  • D.

    esgrima e evoluções militares.

De acordo com a Proposta Curricular/MG, a inserção da Educação Física no currículo do ensino primário, da escola pública mineira, em 1906, teve como pressupostos:

I. A higienização e disciplinização dos corpos das crianças que frequentariam as escolas.

II. A preparação das crianças para a vida no meio urbano e para o trabalho.

III. A preparação das crianças pobres para frequentar a escola e aprender a ginástica.

IV. Uma prática ortopédica para consertar o que era torto, empenado e tosco, buscando, assim, a consolidação de uma nova ordem escolar.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    I, III e IV.

O esporte, a ginástica, os jogos, as brincadeiras, a dança, os movimentos expressivos, dentre outros, correspondem aos conteúdos da Educação Física na educação básica. Esses conteúdos são manifestados em forma de vivências, conceitos, sentidos e significados ao longo das aulas. Dessa maneira, o entendimento da Educação Física como área de conhecimento tematiza

  • A.

    práticas corporais construídas ao longo do tempo.

  • B.

    atividades físicas do cotidiano contemporâneo.

  • C.

    movimentos da dança de salão.

  • D.

    esportes tradicionais com vistas ao rendimento.

Segundo a UNESCO os quatro pilares para a educação no século XXI são: aprender a conhecer e a perceber; aprender a conviver; aprender a viver e aprender a ser. Nesse contexto, com base na Proposta Curricular/MG, está correto afirmar que a aula de Educação Física deve propiciar ao aluno oportunidades, entre outras, de

  • A.

    praticar exercícios físicos moderados de forma sistematizada, mas dependente de orientação externa, buscando a construção de corpos esterotipados.

  • B.

    desenvolver competência em práticas esportivas, buscando sempre um melhor desempenho durante a participação em competições escolares.

  • C.

    aprender a conhecer e a perceber, de forma permanente e contínua, seu corpo, suas limitações, na perspectiva de superálas, e suas potencialidades, no sentido de desenvolvê-las, de maneira autônoma e responsável.

  • D.

    aprender a viver consigo mesmo, buscando sempre o aprimoramento do seu corpo, do ponto de vista estético e tornando-o mais apto para os desafios do trabalho e do esporte.

A Proposta Curricular de Educação Física do Ensino Médio e Fundamental da Secretaria de Educação de Minas Gerais propõe que é por meio de vivências corporais e interações sociais éticas que o aluno, entre outras, amplia sua capacidade de

  • A.

    resistir à intensidade física das aulas práticas.

  • B.

    escutar e dialogar, de trabalhar em equipe, de conviver com o incerto, o imprevisível e o diferente.

  • C.

    escutar e dialogar, de trabalhar individualmente, de conviver com o certo, o previsível e a rotina da escola.

  • D.

    dialogar considerando apenas o seu ponto de vista no trabalho em equipe, convivendo com o incerto, o imprevisível e o diferente.

A Educação Física com fins de uma formação cidadã dos alunos, de acordo com a Proposta Curricular/MG, deve ser orientada, no que se refere ao corpo e às práticas corporais, pelas seguintes diretrizes:

  • A.

    O corpo concebido na sua totalidade; a qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena; práticas corporais como linguagem; ludicidade como essência da vivência corporal.

  • B.

    As práticas corporais como linguagem e como meios de expressão de sentimentos; a saúde física como o objetivo principal da Educação Física.

  • C.

    A escolarização pautada no direito ao esporte e ao lazer; a democracia como fundamento do exercício físico; a ética e a estética como princípios norteadores da formação humana.

  • D.

    O corpo concebido na sua parcialidade; a qualidade de vida como requisito utópico a ser sempre buscado; a ética e a estética como princípios norteadores da formação humana.

Considere os seguintes pressupostos:

I. Historicamente, a concepção dicotômica de homem, dividido em corpo e alma, foi predominante e contribuiu para a fragmentação do currículo escolar em disciplinas, valorização do cognitivo em detrimento de domínios afetivos e motores, bem como para a desarticulação entre a teoria e a prática.

II. A compreensão acerca de como os sujeitos lidam com o corpo não é universal, mas, na verdade, é oriunda de uma construção social resultante de relevantes processos históricos, ou seja, condicionada a fatores sociais e culturais.

III. A compreensão do corpo em sua totalidade implica a concepção do ser humano a partir da indissociabilidade de suas dimensões biológica, afetiva, cognitiva, histórica, cultural, estética, lúdica, linguística etc, na busca de entender que o ser humano é um todo indivisível que pensa, sente e age, simultaneamente.

De acordo com a Proposta Curricular da SEE/MG estão voltados para a Educação Física, com vistas à concepção do corpo em sua totalidade, os pressupostos apresentados em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

A diretriz Corpo concebido em sua totalidade, que orienta o compromisso da Educação Física com uma formação cidadã, implica conceber o aluno como um ser humano

  • A.

    complexo, que deve ser dividido em suas muitas dimensões para ser melhor estudado e trabalhado.

  • B.

    com muitas dimensões independentes e divisíveis.

  • C.

    indivisível que pensa, sente e age, simultaneamente.

  • D.

    único, com pensamento e ação sem sincronia.

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