Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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  • A.

    a ludicidade como essência da vivência corporal.

  • B.

    a qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena.

  • C.

    o corpo concebido na sua totalidade.

  • D.

    a democracia como fundamento do exercício da cidadania.

A Educação Física, para favorecer uma formação cidadã do aluno, requer que o processo ensino-aprendizagem, com relação ao conhecimento dos alunos e ao contexto da cultura, seja orientado pelos seguintes princípios metodológicos:

  • A.

    I. Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos;

    II. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva.

  • B.

    I. Consideração das tendências culturais mais em voga no mundo;

    II. Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos.

  • C.

    I. Valorização das novas experiências a serem adquiridas em detrimento dos conhecimentos prévios;

    II. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva.

  • D.

    I. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação não inclusiva;

    II. Valorização das novas experiências a serem adquiridas não considerando os conhecimentos prévios dos alunos.

Para favorecer a percepção, a compreensão e a aplicação dos conhecimentos na vida pessoal e social do aluno, devem ser criadas estratégias metodológicas, para que a apreensão do conhecimento passe pelo processo de

  • A.

    ação-ação-sistematização, articulando o fazer com o fazer e a sistematização com a reflexão.

  • B.

    ação-reflexão-ação, articulando a sistematização teórica com o fazer e o fazer com a reflexão.

  • C.

    reflexão-sistematização, articulando ambas, sem a necessidade da ligação com o fazer.

  • D.

    sistematização-ação, passando o conhecimento pronto para ser aplicado durante o fazer.

Uma das variáveis a serem analisadas em Educação Física é o nível de aprendizagem/desempenho do aluno. Com relação a essa variável, o aspecto a ser considerado na avaliação é

  • A.

    a proposta de ensino da Educação Física.

  • B.

    a infraestrutura física e material da escola.

  • C.

    o desempenho do professor.

  • D.

    o grau de desenvolvimento de competências e habilidades, seu nível de participação e relações sociais.

Segundo a Proposta Curricular de Educação Física/MG, currículo é compreendido como um conjunto de experiências organizadas sistematicamente em dada realidade concreta, historicamente situada... . Nessa perspectiva, o currículo em relação aos alunos visa à formação de sujeitos

  • A.

    conformados com a sua própria realidade.

  • B.

    obedientes, capazes de agir na realidade de modo a reproduzi-la segundo a ética democrática.

  • C.

    autônomos, capazes de intervir na realidade e transformá-la segundo a ética democrática.

  • D.

    capazes de intervir na realidade e transformá-la a partir de suas próprias crenças e vontades.

Na seleção dos conteúdos complementares, no sentido de atender às necessidades e aos interesses dos alunos, devem ser considerados os elementos da realidade escolar como as

  • A.

    condições da escola e as características locais e regionais da comunidade onde está inserida.

  • B.

    condições da escola e as características de seu interior, voltadas para o saber do professor.

  • C.

    características locais em que a escola está inserida, subordinadas ao conhecimento do professor.

  • D.

    características regionais em que a escola está inserida, com vistas às competições esportivas.

Os conteúdos das aulas de Educação Física devem ser entendidos como um meio para o aluno desenvolver competências e habilidades de que necessita para viver e atuar como cidadão em um mundo globalizado e complexo. Segundo Zabala (1998) competência é

  • A.

    o campo de ação onde o aluno é capaz de desempenhos ótimos.

  • B.

    o nível de conhecimento ótimo em relação a algum critério, que permite ao aluno ter mais confiança.

  • C.

    uma habilidade superior em algum campo específico, e, no caso da Educação Física, uma habilidade motora como chutar ao gol, realizar uma estrela etc.

  • D.

    a capacidade do sujeito de mobilizar saberes, conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e tomar decisões adequadas.

O lazer junto com corpo, deve ser contemplado em todos os eixos temáticos (esporte, jogos e brincadeiras, ginástica, dança e movimentos expressivos). Com isso, é fundamental que o componente curricular de Educação Física trabalhe

  • A.

    a organização dos momentos de lazer dentro da escola.

  • B.

    as aulas de Educação Física como momentos de lazer.

  • C.

    a educação para a vivência do lazer.

  • D.

    as atividades de lazer dentro da escola, em especial em festas.

A Educação Física escolar deve contribuir para que o aluno conheça a ginástica, ou seja, deve permitir a liberdade de

  • A.

    descobrir e valorizar formas de movimento sem referência ao contexto; conhecer o objetivo com que se realizam as atividades e obedecer as decisões e soluções apresentadas pelo professor.

  • B.

    agir e descobrir formas de movimento individualmente significativas; conhecer e interpretar o contexto objetivo em que se realizam as atividades e participar nas decisões e soluções apresentadas.

  • C.

    agir em formas de movimento individualmente padronizadas; conhecer o contexto objetivo em que se realizam as atividades e participar das competições escolares e eventos profissionais.

  • D.

    conhecer e interpretar o contexto objetivo em que se realizam as atividades; agir e participar das competições escolares reproduzindo movimentos criados pelo professor.

No Ensino Fundamental, espera-se que o aluno compreenda que o esporte corresponde a uma produção humana que se encontra em constante construção e que a história do esporte, relacionada ao contexto de cada época, atende aos mais diversos interesses políticos, econômicos e educacionais. Contar como foi esse processo implica que o aluno possa contar a história

  • A.

    de cada modalidade esportiva sem apropriação cultural.

  • B.

    do próprio ser humano e das apropriações diferenciadas de cada cultura.

  • C.

    de cada esporte e das apropriações do atleta de rendimento.

  • D.

    do próprio esporte e da criação diferenciada de suas regras.

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