Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O estabelecimento de metas é uma estratégia muito eficaz para garantir, ou mesmo melhorar, o engajamento das pessoas em um programa de atividades físicas. Para essa estratégia ser bem sucedida o profissional de Educação Física deve, junto com o participante, estabelecer metas mensuráveis,
genéricas, fáceis e delimitadas a curto e médio prazos.
específicas, difíceis e delimitadas a longo prazo.
genéricas, realísticas e delimitadas a curto e médio prazos.
específicas, realísticas e delimitadas a curto e médio prazos.
específicas, fáceis e delimitadas a longo prazo.
O condicionamento cardiorrespiratório reflete a capacidade cardíaca de bombear sangue rico em oxigênio para os músculos (HOWLEY e FRANKS, 2007). No contexto de um programa de atividade física, a avaliação desse tipo de condicionamento é recomendada para
determinar as respostas fisiológicas de repouso e durante o trabalho submáximo ou máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, avaliar o risco de doenças cardíacas e estimar a força muscular localizada.
determinar as respostas fisiológicas durante o trabalho máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, preparar o aluno para as atividades do programa e determinar a capacidade individual de realizar uma atividade específica.
estimar a motivação do participante em situações de repouso e durante o trabalho submáximo ou máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, avaliar o risco de doenças cardíacas e determinar a capacidade individual de realizar uma atividade específica.
estimar a motivação do participante em situações de trabalho máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, preparar o aluno para as atividades do programa e determinar a capacidade individual de realizar uma atividade específica.
determinar as respostas fisiológicas de repouso e durante o trabalho submáximo ou máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, avaliar o risco de doenças cardíacas e determinar a capacidade individual de realizar uma atividade específica.
São componentes do condicionamento físico relacionado à saúde:
composição corporal, força e resistência muscular, flexibilidade e função cardiorrespiratória.
composição corporal, força e resistência muscular, equilíbrio e função cardiorrespiratória.
nível técnico de execução e coordenação motora, força e resistência muscular, flexibilidade e respiração.
equilíbrio, força e resistência muscular, coordenação e função cardiorrespiratória.
nível técnico de execução e coordenação motora, coordenação, força e resistência muscular e função cardiorrespiratória.
A relação benéfica do exercício físico sobre a diabete do tipo 1 e 2 já é bastante conhecida. Especificamente em relação a diabete tipo 2, o exercício físico regular contribui para
diminuir concentrações de glicose sanguínea em jejum, melhorar a tolerância à glicose e diminuir a sensibilidade à insulina.
aumentar concentrações de glicose sanguínea em jejum, melhorar a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina.
diminuir concentrações de glicose sanguínea em jejum e melhorar a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina.
diminuir concentrações de glicose sanguínea em jejum, diminuir a tolerância à glicose e melhorar a sensibilidade à insulina.
eliminar completamente a glicose sanguínea em jejum, melhorar a tolerância à glicose e melhorar a sensibilidade à insulina.
Ao administrar um teste de corrida de 12 minutos, um participante tem seu desempenho classificado no percentual 7 da tabela de referência do teste. Isso significa que
o desempenho do participante o coloca no grupo dos 7% piores desse teste.
o participante tem um desempenho considerado típico ou normal em relação a uma população de referência.
que 7% dos indivíduos da população de referência tem o mesmo desempenho do participante.
o participante foi o sétimo a finalizar a corrida.
esse participante pode estar sofrendo de algum tipo de doença cardíaca.
Segundo o Conselho Federal de Educação Física, a Ginástica Laboral refere-se a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. A ginástica laboral pode ser
motora e social.
física e social.
física e hermenêutica.
motora e cognitiva.
preparatória e compensatória.
Para ensinar uma habilidade motora, o profissional de Educação Física precisa orientar o aluno sobre o que é para ser aprendido. Para isso, ele pode fornecer informação ao aluno através de instrução verbal,
trabalho em grupo e/ou prática variada.
coordenação e/ou escuta.
prática isolada e/ou prática variada.
demonstração visual e/ou condução manual/mecânica.
disciplina e/ou condução manual/mecânica.
Um grupo de adolescentes, com a média de idade de 16 anos, procura uma academia para treinar musculação. Após os devidos cuidados de avaliação física e médica, o adolescente é autorizado a participar desse treinamento. A elaboração da ficha de treino, além das prescrições das avaliações, deve considerar as seguintes recomendações:
I. O nível de carga e os tipos de estímulos devem progredir ao longo dos anos de acordo com o estágio de desenvolvimento dos praticantes.
II. Evitar exercícios que estimulem contração excêntrica em alto grau, devido à possibilidade de microtraumatismos das estruturas de tecido conjuntivo existente nos tendões e ligamentos, como mecanismo de proteção à musculatura mediante o estiramento muscular excessivo.
III. Efetuar apenas trabalhos de resistência muscular localizada.
IV. Evitar exercícios estáticos (isométricos), devido à baixa resistência anaeróbia, priorizando os exercícios dinâmicos favoráveis à melhora da circulação nas estruturas que sofrem a ação da carga.
V. Trabalhar todos os grupos musculares, especialmente os maiores, evitando-se exercícios unilaterais e demasiadamente localizados.
VI. Evitar testes de carga máxima ou cargas demasiadamente elevadas para a coluna vertebral.
Está correto o que se afirma em
I, II, III, IV, V e VI.
I, III, V e VI, apenas.
I, II, IV, V e VI, apenas.
I, IV, V e VI, apenas.
III, IV e V, apenas.
Na elaboração de um programa de lazer e de recreação para uma instituição devem ser considerados, no mínimo, além dos objetivos da instituição para o lazer e a recreação dos seus associados,
os interesses dos profissionais de Educação Física e os recursos físicos, humanos, materiais e financeiros.
o perfil dos associados e os recursos físicos, humanos, materiais e financeiros.
o perfil dos associados e os recursos físicos, materiais e financeiros.
as preferências dos profissionais de Educação Física, o perfil dos associados e os recursos físicos, humanos, materiais e financeiros.
o perfil dos associados e os recursos físicos, humanos, materiais e políticos.
De uma maneira geral, dentro de uma perspectiva de inclusão, os profissionais de educação física na execução de um programa de lazer e recreação devem buscar
oferecer programas distintos para as pessoas com e sem deficiências.
preparar previamente a pessoa com deficiência para participar do programa, procurando aprimorar suas capacidades até o nível em que a integração seja possível.
mudar o foco da incapacidade da pessoa com deficiência para as suas potencialidades e assegurar sua ampla participação no programa.
limitar a participação da pessoa com deficiência a apenas algumas atividades especiais.
aconselhar aos responsáveis da pessoa com deficiência a não inscrevê-lo no programa.
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