Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O estabelecimento de metas é uma estratégia muito eficaz para garantir, ou mesmo melhorar, o engajamento das pessoas em um programa de atividades físicas. Para essa estratégia ser bem sucedida o profissional de Educação Física deve, junto com o participante, estabelecer metas mensuráveis,

  • A.

    genéricas, fáceis e delimitadas a curto e médio prazos.

  • B.

    específicas, difíceis e delimitadas a longo prazo.

  • C.

    genéricas, realísticas e delimitadas a curto e médio prazos.

  • D.

    específicas, realísticas e delimitadas a curto e médio prazos.

  • E.

    específicas, fáceis e delimitadas a longo prazo.

O condicionamento cardiorrespiratório reflete a capacidade cardíaca de bombear sangue rico em oxigênio para os músculos (HOWLEY e FRANKS, 2007). No contexto de um programa de atividade física, a avaliação desse tipo de condicionamento é recomendada para

  • A.

    determinar as respostas fisiológicas de repouso e durante o trabalho submáximo ou máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, avaliar o risco de doenças cardíacas e estimar a força muscular localizada.

  • B.

    determinar as respostas fisiológicas durante o trabalho máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, preparar o aluno para as atividades do programa e determinar a capacidade individual de realizar uma atividade específica.

  • C.

    estimar a motivação do participante em situações de repouso e durante o trabalho submáximo ou máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, avaliar o risco de doenças cardíacas e determinar a capacidade individual de realizar uma atividade específica.

  • D.

    estimar a motivação do participante em situações de trabalho máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, preparar o aluno para as atividades do programa e determinar a capacidade individual de realizar uma atividade específica.

  • E.

    determinar as respostas fisiológicas de repouso e durante o trabalho submáximo ou máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, avaliar o risco de doenças cardíacas e determinar a capacidade individual de realizar uma atividade específica.

São componentes do condicionamento físico relacionado à saúde:

  • A.

    composição corporal, força e resistência muscular, flexibilidade e função cardiorrespiratória.

  • B.

    composição corporal, força e resistência muscular, equilíbrio e função cardiorrespiratória.

  • C.

    nível técnico de execução e coordenação motora, força e resistência muscular, flexibilidade e respiração.

  • D.

    equilíbrio, força e resistência muscular, coordenação e função cardiorrespiratória.

  • E.

    nível técnico de execução e coordenação motora, coordenação, força e resistência muscular e função cardiorrespiratória.

A relação benéfica do exercício físico sobre a diabete do tipo 1 e 2 já é bastante conhecida. Especificamente em relação a diabete tipo 2, o exercício físico regular contribui para

  • A.

    diminuir concentrações de glicose sanguínea em jejum, melhorar a tolerância à glicose e diminuir a sensibilidade à insulina.

  • B.

    aumentar concentrações de glicose sanguínea em jejum, melhorar a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina.

  • C.

    diminuir concentrações de glicose sanguínea em jejum e melhorar a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina.

  • D.

    diminuir concentrações de glicose sanguínea em jejum, diminuir a tolerância à glicose e melhorar a sensibilidade à insulina.

  • E.

    eliminar completamente a glicose sanguínea em jejum, melhorar a tolerância à glicose e melhorar a sensibilidade à insulina.

Ao administrar um teste de corrida de 12 minutos, um participante tem seu desempenho classificado no percentual 7 da tabela de referência do teste. Isso significa que

  • A.

    o desempenho do participante o coloca no grupo dos 7% piores desse teste.

  • B.

    o participante tem um desempenho considerado típico ou normal em relação a uma população de referência.

  • C.

    que 7% dos indivíduos da população de referência tem o mesmo desempenho do participante.

  • D.

    o participante foi o sétimo a finalizar a corrida.

  • E.

    esse participante pode estar sofrendo de algum tipo de doença cardíaca.

Segundo o Conselho Federal de Educação Física, a Ginástica Laboral refere-se a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. A ginástica laboral pode ser

  • A.

    motora e social.

  • B.

    física e social.

  • C.

    física e hermenêutica.

  • D.

    motora e cognitiva.

  • E.

    preparatória e compensatória.

Para ensinar uma habilidade motora, o profissional de Educação Física precisa orientar o aluno sobre o que é para ser aprendido. Para isso, ele pode fornecer informação ao aluno através de instrução verbal,

  • A.

    trabalho em grupo e/ou prática variada.

  • B.

    coordenação e/ou escuta.

  • C.

    prática isolada e/ou prática variada.

  • D.

    demonstração visual e/ou condução manual/mecânica.

  • E.

    disciplina e/ou condução manual/mecânica.

Um grupo de adolescentes, com a média de idade de 16 anos, procura uma academia para treinar musculação. Após os devidos cuidados de avaliação física e médica, o adolescente é autorizado a participar desse treinamento. A elaboração da ficha de treino, além das prescrições das avaliações, deve considerar as seguintes recomendações:

I. O nível de carga e os tipos de estímulos devem progredir ao longo dos anos de acordo com o estágio de desenvolvimento dos praticantes.

II. Evitar exercícios que estimulem contração excêntrica em alto grau, devido à possibilidade de microtraumatismos das estruturas de tecido conjuntivo existente nos tendões e ligamentos, como mecanismo de proteção à musculatura mediante o estiramento muscular excessivo.

III. Efetuar apenas trabalhos de resistência muscular localizada.

IV. Evitar exercícios estáticos (isométricos), devido à baixa resistência anaeróbia, priorizando os exercícios dinâmicos favoráveis à melhora da circulação nas estruturas que sofrem a ação da carga.

V. Trabalhar todos os grupos musculares, especialmente os maiores, evitando-se exercícios unilaterais e demasiadamente localizados.

VI. Evitar testes de carga máxima ou cargas demasiadamente elevadas para a coluna vertebral.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III, IV, V e VI.

  • B.

    I, III, V e VI, apenas.

  • C.

    I, II, IV, V e VI, apenas.

  • D.

    I, IV, V e VI, apenas.

  • E.

    III, IV e V, apenas.

Na elaboração de um programa de lazer e de recreação para uma instituição devem ser considerados, no mínimo, além dos objetivos da instituição para o lazer e a recreação dos seus associados,

  • A.

    os interesses dos profissionais de Educação Física e os recursos físicos, humanos, materiais e financeiros.

  • B.

    o perfil dos associados e os recursos físicos, humanos, materiais e financeiros.

  • C.

    o perfil dos associados e os recursos físicos, materiais e financeiros.

  • D.

    as preferências dos profissionais de Educação Física, o perfil dos associados e os recursos físicos, humanos, materiais e financeiros.

  • E.

    o perfil dos associados e os recursos físicos, humanos, materiais e políticos.

De uma maneira geral, dentro de uma perspectiva de inclusão, os profissionais de educação física na execução de um programa de lazer e recreação devem buscar

  • A.

    oferecer programas distintos para as pessoas com e sem deficiências.

  • B.

    preparar previamente a pessoa com deficiência para participar do programa, procurando aprimorar suas capacidades até o nível em que a integração seja possível.

  • C.

    mudar o foco da incapacidade da pessoa com deficiência para as suas potencialidades e assegurar sua ampla participação no programa.

  • D.

    limitar a participação da pessoa com deficiência a apenas algumas atividades especiais.

  • E.

    aconselhar aos responsáveis da pessoa com deficiência a não inscrevê-lo no programa.

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