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É possível utilizar alguns esquemas táticos para organizar equipes de voleibol em torneios esportivos. Para grupos com pouca experiência, nessa modalidade, recomenda-se a formação em que todos os participantes passam pelas funções de levantador e atacante na posição 3. Esse esquema tático pode ser expresso por
3 × 3.
5 × 1.
4 × 2.
6 × 0.
6 × 6.
No handebol, determinados lançamentos marcam o início ou o reinício da partida, a cobrança de faltas e a cobrança de laterais. São denominados como tiros de saída, lateral, de meta e de 7 metros. O tiro de 7 metros equivale ao lançamento que se caracteriza por um recurso de punição para violação de regras. Ele é
executado no centro da quadra, com a bola seguindo na direção em que o time julga mais adequada para a sua estratégia de ataque.
executado no lugar em que a infração ocorreu, com a devida autorização do árbitro e com a formação de barreira defensiva na situação em que a mesma seja necessária.
similar ao que ocorre no futebol, sendo executado quando a bola lançada cruza completamente a linha da área de gol e a partida é reiniciada pelo goleiro.
marcado no instante em que a bola sai pela limitação da linha lateral da quadra e precisa ser recolocada em jogo pelos competidores, ou no instante em que toca em um jogador da defesa e sai pela linha de fundo.
iniciado com lançamento direto e orientação voltada para o gol da equipe adversária, estando o cobrador frente a frente com o goleiro, enquanto os demais jogadores localizam-se atrás da linha de nove metros.
As modalidades esportivas coletivas como o basquetebol, o handebol e o futebol podem ser compreendidas numa situação em que duas equipes disputam um objeto (bola), utilizando táticas para alcançar o objetivo de cada modalidade, ao mesmo tempo em que devem se proteger das investidas dos adversários. Segundo Bayer (1994), a técnica ultrapassa a execução mecanicamente perfeita de um movimento específico e a tática não se reduz à definição do sistema de jogo. Nessa perspectiva, o Educador Físico deve orientar os participantes para que utilizem, respectivamente, a técnica e a tática como
as exigências demandadas na situação de jogo e o conjunto de modos de fazer necessários numa situação de prática.
as razões do fazer, que orientam as ações que a situação exige, e o conjunto dos modos de fazer necessários para sua prática.
o conjunto de movimentos específicos necessários para a situação da prática e as possibilidades de sistemas de jogo.
as possibilidades de sistemas de jogo e o conjunto de movimentos específicos necessários para a situação da prática.
o conjunto dos modos de fazer necessários para sua prática, e as razões do fazer, que orientam as ações que a situação exige.
De acordo com Garganta (1998), o ensino de uma modalidade esportiva coletiva requer que o professor compreenda as fases de prática, apresentadas por seus praticantes, com organização crescente de níveis de compreensão do jogo: jogo anárquico, descentração, estruturação e elaboração. Ao se deparar com o início da aprendizagem, o Educador Físico deve compreender que o jogo anárquico pode ser observado na situação em que os praticantes
atuam com uma comunicação e uma movimentação taticamente inteligente não só de cada jogador, mas do grupo como um todo, de modo a atingir o objetivo da modalidade.
agem autonomamente em relação à bola, movimentando-se taticamente pelo espaço, mesmo sem a posse da bola, antecipando jogadas e colocando-se em lugares estratégicos.
aglutinam-se em torno da bola, não utilizam adequadamente os espaços, movimentam-se somente em torno da bola e comunicam-se prioritariamente de forma verbal para solicitá-la.
movimentam-se taticamente pelo espaço, de forma inteligente, estruturada e eficaz para a obtenção da meta e aplicação de técnicas apuradas.
aglutinam-se temporariamente em torno da bola como uma tática para despistar a equipe adversária, atuando com uma comunicação inteligente e ocupando espaços diversos em lugares estratégicos.
O Educador Físico forma uma turma com 17 pessoas iniciantes interessadas em aprender, praticar e participar em competições de atletismo. Realizando-se uma avaliação diagnóstica a respeito do desenvolvimento das capacidades físicas apresentadas por essas pessoas constata-se:
I. Sete pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de resistência aeróbia.
II. Quatro pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de velocidade.
III. Seis pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de força muscular.
Esse Educador Físico poderá aproveitar o potencial desse grupo de modo a incentivá-lo na prática do atletismo. Dessa maneira, o possível encaminhamento do grupo, dar-se-á nas seguintes modalidades, respectivamente:
Os eventos esportivos podem apresentar as seguintes características:
I. A classificação, o confronto e a continuidade dependendo dos resultados obtidos no seu desenvolvimento.
II. Seu desenvolvimento ocorre em um período prolongado de dias, semanas ou até meses.
III. Não requer, necessariamente, a presença de árbitros para sua realização.
IV. A ênfase centra-se na criatividade e na diversidade de práticas esportivas realizadas.
Considerando a organização de evento com vistas à realização de uma competição ou de um festival, é possível destacar que as afirmações
I e IV são exclusivas de competições.
III e IV são exclusivamente de festivais.
I e III são exclusivas de competições.
II e IV são exclusivas de festivais.
II e III são exclusivas de festivais.
Você organizará um torneio de futsal com eliminatória simples. Há 96 inscritos para participar do evento. Com o intuito de formar o maior número de equipes possíveis, estabeleceu-se o seguinte critério: cada equipe contará com três jogadores reservas, além dos jogadores titulares. Organizadas as equipes, o número de jogos deve ser igual ao número de equipes (n) menos 1 (nº de jogos = n − 1). Serão realizados dois jogos por dia. Assim, é possível afirmar que o torneio contará com:
11 jogos, distribuídos em 6 dias.
14 jogos, distribuídos em 7 dias.
9 jogos, distribuídos em 5 dias.
8 jogos, distribuídos em 4 dias.
10 jogos, distribuídos em 5 dias.
A ginástica artística tem disputas de equipes masculinas e femininas. A elaboração de um projeto esportivo que vise a aprendizagem e treinamento de participantes para uma equipe masculina requer a previsão e estruturação de uma arena com possibilidades de trabalho para as seguintes provas:
Solo (com música), cavalo com alças e barras assimétricas, fixas e paralelas.
Solo (com música), barras assimétricas e trave de equilíbrio.
Solo (sem música), cavalo com alças, barras assimétricas, barra fixa e argolas.
Solo (sem música), cavalo com alças, argolas, salto, barras paralelas e fixas.
Solo (sem música), barras assimétricas e trave de equilíbrio.
A diretoria esportiva da instituição na qual um Educador Físico trabalha solicitou a organização de um projeto de gestão para o desenvolvimento do futebol de campo para seus funcionários. O interesse do público é grande e é preciso atender o maior número de participantes com os recursos materiais existentes. No planejamento apresentado à diretoria, adota-se como princípio e finalidade do trabalho aumentar o número de pessoas que busquem a adoção de um estilo de vida ativo. Para tanto, é necessário criar condições que levem os praticantes a prática regular da atividade física. O espaço reservado para o futebol é um campo com as seguintes dimensões: 260 m de comprimento e 55 m de largura. Pensando-se em otimizar a prática desse esporte para o maior número de pessoas, simultaneamente, e com base nas regras permitidas para a modalidade, o Educador Físico deve propor a criação de
um campo de futebol com as medidas mínimas.
três campos de futebol com as medidas mínimas.
dois campos de futebol com as medidas mínimas.
quatro campos de futebol com as medidas mínimas.
cinco campos de futebol com as medidas mínimas.
Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) da Proposta Curricular de Educação Física − Ensino Fundamental e Ensino Médio − da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais não esgotam os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam
aspectos a serem considerados, exclusivamente, nas escolas da cidade de Belo Horizonte.
exemplos que podem ser aproveitados pelos professores de poucas escolas para sistematização do seu ensino, considerando seus conhecimentos e preferências.
aspectos superficiais da disciplina de Educação Física, que os professores devem desconsiderar, conforme as características específicas da escola em que trabalham.
aspectos fundamentais da disciplina de Educação Física, que não podem deixar de serem ensinados e que o aluno não pode deixar aprender.
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