Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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É possível utilizar alguns esquemas táticos para organizar equipes de voleibol em torneios esportivos. Para grupos com pouca experiência, nessa modalidade, recomenda-se a formação em que todos os participantes passam pelas funções de levantador e atacante na posição 3. Esse esquema tático pode ser expresso por

  • A.

    3 × 3.

  • B.

    5 × 1.

  • C.

    4 × 2.

  • D.

    6 × 0.

  • E.

    6 × 6.

No handebol, determinados lançamentos marcam o início ou o reinício da partida, a cobrança de faltas e a cobrança de laterais. São denominados como tiros de saída, lateral, de meta e de 7 metros. O tiro de 7 metros equivale ao lançamento que se caracteriza por um recurso de punição para violação de regras. Ele é

  • A.

    executado no centro da quadra, com a bola seguindo na direção em que o time julga mais adequada para a sua estratégia de ataque.

  • B.

    executado no lugar em que a infração ocorreu, com a devida autorização do árbitro e com a formação de barreira defensiva na situação em que a mesma seja necessária.

  • C.

    similar ao que ocorre no futebol, sendo executado quando a bola lançada cruza completamente a linha da área de gol e a partida é reiniciada pelo goleiro.

  • D.

    marcado no instante em que a bola sai pela limitação da linha lateral da quadra e precisa ser recolocada em jogo pelos competidores, ou no instante em que toca em um jogador da defesa e sai pela linha de fundo.

  • E.

    iniciado com lançamento direto e orientação voltada para o gol da equipe adversária, estando o cobrador frente a frente com o goleiro, enquanto os demais jogadores localizam-se atrás da linha de nove metros.

As modalidades esportivas coletivas como o basquetebol, o handebol e o futebol podem ser compreendidas numa situação em que duas equipes disputam um objeto (bola), utilizando táticas para alcançar o objetivo de cada modalidade, ao mesmo tempo em que devem se proteger das investidas dos adversários. Segundo Bayer (1994), a técnica ultrapassa a execução mecanicamente perfeita de um movimento específico e a tática não se reduz à definição do sistema de jogo. Nessa perspectiva, o Educador Físico deve orientar os participantes para que utilizem, respectivamente, a técnica e a tática como

  • A.

    as exigências demandadas na situação de jogo e o conjunto de modos de fazer necessários numa situação de prática.

  • B.

    as razões do fazer, que orientam as ações que a situação exige, e o conjunto dos modos de fazer necessários para sua prática.

  • C.

    o conjunto de movimentos específicos necessários para a situação da prática e as possibilidades de sistemas de jogo.

  • D.

    as possibilidades de sistemas de jogo e o conjunto de movimentos específicos necessários para a situação da prática.

  • E.

    o conjunto dos modos de fazer necessários para sua prática, e as razões do fazer, que orientam as ações que a situação exige.

De acordo com Garganta (1998), o ensino de uma modalidade esportiva coletiva requer que o professor compreenda as fases de prática, apresentadas por seus praticantes, com organização crescente de níveis de compreensão do jogo: jogo anárquico, descentração, estruturação e elaboração. Ao se deparar com o início da aprendizagem, o Educador Físico deve compreender que o jogo anárquico pode ser observado na situação em que os praticantes

  • A.

    atuam com uma comunicação e uma movimentação taticamente inteligente não só de cada jogador, mas do grupo como um todo, de modo a atingir o objetivo da modalidade.

  • B.

    agem autonomamente em relação à bola, movimentando-se taticamente pelo espaço, mesmo sem a posse da bola, antecipando jogadas e colocando-se em lugares estratégicos.

  • C.

    aglutinam-se em torno da bola, não utilizam adequadamente os espaços, movimentam-se somente em torno da bola e comunicam-se prioritariamente de forma verbal para solicitá-la.

  • D.

    movimentam-se taticamente pelo espaço, de forma inteligente, estruturada e eficaz para a obtenção da meta e aplicação de técnicas apuradas.

  • E.

    aglutinam-se temporariamente em torno da bola como uma tática para despistar a equipe adversária, atuando com uma comunicação inteligente e ocupando espaços diversos em lugares estratégicos.

O Educador Físico forma uma turma com 17 pessoas iniciantes interessadas em aprender, praticar e participar em competições de atletismo. Realizando-se uma avaliação diagnóstica a respeito do desenvolvimento das capacidades físicas apresentadas por essas pessoas constata-se:

I. Sete pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de resistência aeróbia.

II. Quatro pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de velocidade.

III. Seis pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de força muscular.

Esse Educador Físico poderá aproveitar o potencial desse grupo de modo a incentivá-lo na prática do atletismo. Dessa maneira, o possível encaminhamento do grupo, dar-se-á nas seguintes modalidades, respectivamente:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Os eventos esportivos podem apresentar as seguintes características:

I. A classificação, o confronto e a continuidade dependendo dos resultados obtidos no seu desenvolvimento.

II. Seu desenvolvimento ocorre em um período prolongado de dias, semanas ou até meses.

III. Não requer, necessariamente, a presença de árbitros para sua realização.

IV. A ênfase centra-se na criatividade e na diversidade de práticas esportivas realizadas.

Considerando a organização de evento com vistas à realização de uma competição ou de um festival, é possível destacar que as afirmações

  • A.

    I e IV são exclusivas de competições.

  • B.

    III e IV são exclusivamente de festivais.

  • C.

    I e III são exclusivas de competições.

  • D.

    II e IV são exclusivas de festivais.

  • E.

    II e III são exclusivas de festivais.

Você organizará um torneio de futsal com eliminatória simples. Há 96 inscritos para participar do evento. Com o intuito de formar o maior número de equipes possíveis, estabeleceu-se o seguinte critério: cada equipe contará com três jogadores reservas, além dos jogadores titulares. Organizadas as equipes, o número de jogos deve ser igual ao número de equipes (n) menos 1 (nº de jogos = n − 1). Serão realizados dois jogos por dia. Assim, é possível afirmar que o torneio contará com:

  • A.

    11 jogos, distribuídos em 6 dias.

  • B.

    14 jogos, distribuídos em 7 dias.

  • C.

    9 jogos, distribuídos em 5 dias.

  • D.

    8 jogos, distribuídos em 4 dias.

  • E.

    10 jogos, distribuídos em 5 dias.

A ginástica artística tem disputas de equipes masculinas e femininas. A elaboração de um projeto esportivo que vise a aprendizagem e treinamento de participantes para uma equipe masculina requer a previsão e estruturação de uma arena com possibilidades de trabalho para as seguintes provas:

  • A.

    Solo (com música), cavalo com alças e barras assimétricas, fixas e paralelas.

  • B.

    Solo (com música), barras assimétricas e trave de equilíbrio.

  • C.

    Solo (sem música), cavalo com alças, barras assimétricas, barra fixa e argolas.

  • D.

    Solo (sem música), cavalo com alças, argolas, salto, barras paralelas e fixas.

  • E.

    Solo (sem música), barras assimétricas e trave de equilíbrio.

A diretoria esportiva da instituição na qual um Educador Físico trabalha solicitou a organização de um projeto de gestão para o desenvolvimento do futebol de campo para seus funcionários. O interesse do público é grande e é preciso atender o maior número de participantes com os recursos materiais existentes. No planejamento apresentado à diretoria, adota-se como princípio e finalidade do trabalho aumentar o número de pessoas que busquem a adoção de um estilo de vida ativo. Para tanto, é necessário criar condições que levem os praticantes a prática regular da atividade física. O espaço reservado para o futebol é um campo com as seguintes dimensões: 260 m de comprimento e 55 m de largura. Pensando-se em otimizar a prática desse esporte para o maior número de pessoas, simultaneamente, e com base nas regras permitidas para a modalidade, o Educador Físico deve propor a criação de

  • A.

    um campo de futebol com as medidas mínimas.

  • B.

    três campos de futebol com as medidas mínimas.

  • C.

    dois campos de futebol com as medidas mínimas.

  • D.

    quatro campos de futebol com as medidas mínimas.

  • E.

    cinco campos de futebol com as medidas mínimas.

Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) da Proposta Curricular de Educação Física − Ensino Fundamental e Ensino Médio − da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais não esgotam os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam

  • A.

    aspectos a serem considerados, exclusivamente, nas escolas da cidade de Belo Horizonte.

  • B.

    exemplos que podem ser aproveitados pelos professores de poucas escolas para sistematização do seu ensino, considerando seus conhecimentos e preferências.

  • C.

    aspectos superficiais da disciplina de Educação Física, que os professores devem desconsiderar, conforme as características específicas da escola em que trabalham.

  • D.

    aspectos fundamentais da disciplina de Educação Física, que não podem deixar de serem ensinados e que o aluno não pode deixar aprender.

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