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Em 1882, Rui Barbosa deu seu parecer sobre o Projeto 224 – Reforma Leôncio de Carvalho, decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879, da Instrução Pública −, no qual defende a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação dos professores de ginástica aos das outras disciplinas. Nesse parecer ele destacou e expressou sua idéia sobre a
necessidade da ginástica para melhorar a produção industrial do país.
importância de se ter um corpo saudável para sustentar a atividade intelectual.
importância do desenvolvimento e do crescimento das crianças nas escolas brasileiras.
relevância dos aspectos ligados ao lazer e ao desenvolvimento do ser humano.
necessidade da ginástica para melhorar as relações interpessoais.
Segundo Castellani Filho, a eugenia da raça preconizada na era Getúlio Vargas, é percebida na Educação Física através da
organização e envio de equipes esportivas de elite para os Jogos Olímpicos de Berlim.
criação de locais públicos para a popularização dos esportes de alto nível.
legislação específica à semelhança da Lei Orgânica dos ensinos primário e secundário.
concepção de aulas, cuja essência era o adestramento físico.
esquematização obrigatória das aulas de Educação Física pelo Método Desportivo Generalizado.
Em uma visão mais moderna da Educação Física, o professor não deve ser aquele que somente procura ensinar técnicas corporais ou esportivas aos alunos, mas sim o que, por meio dos conteúdos da disciplina, possibilita a interferência e transformação da realidade. Essa afirmação significa
harmonização dos conteúdos da disciplina com o das demais.
uma visão e leitura crítica do mundo.
colaborar com a direção e coordenação da escola.
procurar discutir com os pais e com a direção da escola, os problemas dos alunos.
participar de todas as atividades programadas fora da grade horária.
De acordo com Castellani Filho, a prática da cidadania e a compreensão dos papéis sociais
devem ser desenvolvidas com a prática de exercícios de ginástica, marcha e ordem unida.
devem fazer parte apenas dos programas e dos conteúdos de História e Sociologia.
devem fazer parte do programa de Educação Física, porque a escola representa, de certa forma, a sociedade.
podem ser desenvolvidas observando o desempenho dos alunos e agrupando-os conforme suas tendências.
são atribuições da direção da escola, baseadas em preceitos determinados pela legislação escolar.
No âmbito da Educação Física, Rui Barbosa foi um importante nome que ajudou sua introdução nas escolas primárias. Em seu discurso objetivava
melhorar o repertório das atividades esportivas e recreativas da população carente.
construir o biótipo brasileiro.
qualificar a mão de obra para um país emergente.
difundir e divulgar a cultura corporal popular.
preparar as mulheres para a maternidade e a virilidade nos homens.
A Reforma Couto Ferraz, que tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte, foi feita no ano de 1851 e apresentava como principal característica a tendência
higienista.
pluralista.
desenvolvimentista.
pedagógica.
fenomenológica.
Nas civilizações orientais, as relações do homem com sua corporeidade são distintas das da civilização ocidental (dualista), pois nelas a experiência com o corpo é vista como
auxiliar no processo de diferenciação entre alma e corpo.
nefasta ao desenvolvimento do espírito divino e universal.
distinta daquelas vivenciadas pelo espírito cósmico.
chave para a experiência do mundo e para a consciência da totalidade.
passível de contestação imediata no processo meditativo.
De acordo com Neira e Nunes, a cultura existe à medida em que o homem se afasta do estado "natural", havendo, assim, uma oposição entre "natureza" e "cultura", sendo esta uma característica que pode distinguir a espécie humana das demais. Por estar associada à idéia de razão, cultura nesta perspectiva está de acordo com o
Iluminismo.
Existencialismo.
Parnasianismo.
Culturalismo.
Negativismo.
A escola é uma instituição social e, como tal, participa das relações socioculturais que promovem as desigualdades. Por inserir boa parcela da população nessas relações desiguais, pode ser entendida como
local isento de parcialidades políticas.
palco primário de confrontos culturais.
contexto sociocultural nocivo à sociedade.
promotora de conflitos inter-raciais.
reguladora inicial dos anseios de classe.
Para Neira e Nunes, a tarefa do currículo crítico-emancipatório é a de promover condições para que as estruturas autoritárias sejam suspensas do ensino, encaminhando o indivíduo para a emancipação, possibilitada pelo uso da
retenção.
andragogia.
autodisciplina.
linguagem.
dedicação.
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