Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Neira e Nunes, a preocupação com o pleno exercício da cidadania conduz o desenho curricular da Educação Física a uma perspectiva crítica, que deve levar em consideração o
indivíduo como resultado único das ações do meio que o rodeia.
efeito, causas e conseqüências do desenvolvimento biológico.
valor das regras e especificidades do jogo cooperativo.
conhecimento, a valorização, o respeito e a apropriação da pluralidade.
treinamento repetitivo de padrões de solução para problemas propostos.
A cultura física, corporal ou motora traduz-se em uma parcela da cultura mais ampla e integra as conquistas materiais e simbólicas específicas de uma sociedade, envolvendo, entre outros,
o jogo, a dança e o canto.
a ginástica, o canto e o treinamento esportivo.
o treinamento esportivo, a ginástica e a leitura.
a recreação, o exercício físico e a leitura.
o exercício físico, a ginástica e a dança.
A atitude de reflexão sobre a realidade, modificando a percepção que o indivíduo tem de suas experiências e do mundo que o cerca, reflete a prática da Educação Física desenvolvida sob o enfoque
da perspectiva da transformação.
desenvolvimentista.
de transmissão cultural.
mecanicista.
comportamentalista.
Em um planejamento de Educação Física Escolar o objetivo específico caracteriza-se pela determinação
da estratégia que será utilizada pelo professor.
da ação do professor no processo.
do comportamento do aluno ao final do processo.
do comportamento de entrada do aluno no processo.
dos meios utilizados pelo professor.
No ensino de habilidades psicomotoras, alguns fatores podem dificultar a aprendizagem. Dois desses fatores são:
rotina e avaliação.
controle e avaliação.
sistematização e improvisação.
racionalização e controle.
rotina e improvisação.
Durante a fase da inteligência pré-operatória, isto é, até os sete anos, a imagem do corpo é
somente cinestésica.
essencialmente visual.
perceptiva e cognitiva.
essencialmente cognitiva.
cinestésica e cognitiva.
O estudo das diferentes fases de desenvolvimento psicomotor permitiu que fossem distinguidos três níveis de organização do comportamento:
sensoriomotor, da estruturação perceptiva e da representação mental.
sensoriomotor, perceptivo sensorial e coordenativo.
da simbolização, da representação social e perceptivo motor.
da estruturação, da simbolização e da representação mental.
da representação mental, da representação social e coordenativo.
O jogo conhecido como amarelinha, exige da criança coordenação espacial. Essa noção espacial está, entre outras, na base da formação de noções lógicas como:
adaptação e coordenação.
coordenação neuromotora.
força e flexibilidade.
raciocínio operatório.
classificação e seriação.
Dentro das atuais perspectivas da Educação Física Escolar aborda-se uma concepção de currículo vinculada a um projeto político pedagógico onde se destaca
o desenvolvimentos biológico e psicológico da criança.
a função didática escolar.
a função social da Educação Física dentro da escola.
o aspecto puramente desenvolvimentista da criança.
o lado lúdico-esportivo escolar.
Segundo Libâneo (1985) ... os conteúdos são realidades exteriores ao aluno, que devem ser assimilados e não simplesmente reinventados, eles não são fechados e refratários às realidades sociais...
O autor, em sua afirmação destaca que os conteúdos devem
ter aplicabilidade prática.
ter relevância biológica.
garantir o conhecimento científico.
ter relevância social.
ser baseados em conhecimento específico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...