Questões de Educação Física da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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O esporte, entendido como fenômeno sociocultural, passou a atuar isoladamente da Educação Física, com suas características próprias e elementos essenciais como:

  • A.

    a iniciação esportiva, a psicomotricidade e a sociomotricidade.

  • B.

    o jogo, a competição e a institucionalização.

  • C.

    a cooperação, a semicooperação e a profissionalização.

  • D.

    a ludicidade, o brinquedo e a brincadeira.

  • E.

    o rendimento, a recreação e o lazer.

A Educação Física, quando busca a realidade do homem e representa uma ideia de sistematização, tem como referência a:

  • A.

    psicopedagogização.

  • B.

    homogeneização do corpo.

  • C.

    corporeidade

  • D.

    esportivização

  • E.

    ciência do esporte.

A Psicocinética é um método geral de Educação que utiliza como material pedagógico o movimento humano sob todas as formas.Ométodo psicocinético prevê três etapas de aquisições. A etapa em que a criança adquire o conhecimento e a percepção do próprio corpo é a de:

  • A.

    ajustamento motor.

  • B.

    iniciação esportiva.

  • C.

    ajustamento postural.

  • D.

    especialização motora.

  • E.

    estruturação perceptiva.

As atividades físico-esportivas podem ser classificadas sob a perspectiva da Psicomotricidade como:

  • A.

    interações motrizes exclusivamente cooperativas.

  • B.

    práticas motrizes sem interação motriz.

  • C.

    intenções motoras lúdicas e educativas.

  • D.

    fenômenos de convivência humana.

  • E.

    métodos de extensão cultural organizados pelo homem.

A referência teórica do esporte de rendimento é:

  • A.

    a pedagogia educacional.

  • B.

    a cultura lúdica.

  • C.

    o estudo do lazer.

  • D.

    a metodologia científica do treinamento desportivo.

  • E.

    o desenvolvimento motor.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais entendem a Educação Física como um componente curricular que:

  • A.

    promove os valores e padrões divulgados pelo esporte-espetáculo.

  • B.

    utiliza o esporte e as práticas motoras para a legitimação da ordem vigente.

  • C.

    introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento, formando cidadãos críticos.

  • D.

    por meio da competição, aprofunda as relações entre motricidade e a dimensão social.

  • E.

    prepara os alunos para o esporte de rendimento e o profissionalismo esportivo.

A aula de Educação Física deve servir como um espaço democrático, em que todos, indistintamente, possam acessar, usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar as práticas que a caracterizam, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, cabendo ao professor:

  • A.

    o desenvolvimento de métodos e técnicas que facilitem a detecção de talentos esportivos no ambiente escolar.

  • B.

    a organização de eventos para a popularização do esporte de alto rendimento na escola.

  • C.

    o planejamento de atividades que proporcionem o aprimoramento das destrezas esportivas.

  • D.

    a seleção dos melhores alunos para representar a escola nos jogos municipais.

  • E.

    a reflexão sobre a melhor forma de viabilizar um aprendizado significativo aos alunos.

Para Pereira, qual o aspecto que afeta duramente a prática pedagógica dos professores de Educação Física?

  • A.

    A falta de aplicação dos conhecimentos teóricos nas práticas do cotidiano da Educação Física.

  • B.

    Abaixa valorização da Educação Física enquanto disciplina curricular.

  • C.

    O desenvolvimento do processo ensinoaprendizagem integrado a proposta educativa curricular da escola.

  • D.

    O planejamento da ação docente com base em documentos oficiais da Educação Física brasileira.

  • E.

    A participação do professor de Educação Física nas discussões e decisões do ambiente escolar.

Nas últimas décadas, a sociedade imprimiu ao corpo um grande poder de sedução, controle e ascensão social. Os professores de Educação Física que em suas práticas, atuam como interventores sobre os corpos, devem ter a consciência de entendê-los por meio de:

  • A.

    seus signos sociais, nos quais encontra-se impresso o cotidiano de sua cultura.

  • B.

    um modelo gestual, que propicia a vivência concreta dos princípios capitalistas.

  • C.

    suas práticas motoras individualistas e culturalmente determinadas.

  • D.

    padrões repetitivos de movimento, que expressam o desejo da sociedade atual de competir.

  • E.

    valores sociais disseminados pelo desporto de alto rendimento.

Uma boneca permite à criança várias formas de brincadeira, desde a manipulação até a realização de brincadeiras como “mamãe e filhinha”. Ao contrário, jogos como o xadrez, exigem, de modo explícito e implícito, o desempenho de:

  • A.

    situações que deixam evidente a criatividade e a imaginação da criança.

  • B.

    expressões variadas e de reproduções de tudo que existe no cotidiano.

  • C.

    papéis presentes no contexto social da criança.

  • D.

    certas habilidades definidas por uma estrutura preexistente no próprio objeto e suas regras.

  • E.

    experiências anteriores adquiridas pelas crianças,emdiferentes contextos.

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