Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O esporte, entendido como fenômeno sociocultural, passou a atuar isoladamente da Educação Física, com suas características próprias e elementos essenciais como:
a iniciação esportiva, a psicomotricidade e a sociomotricidade.
o jogo, a competição e a institucionalização.
a cooperação, a semicooperação e a profissionalização.
a ludicidade, o brinquedo e a brincadeira.
o rendimento, a recreação e o lazer.
A Educação Física, quando busca a realidade do homem e representa uma ideia de sistematização, tem como referência a:
psicopedagogização.
homogeneização do corpo.
corporeidade
esportivização
ciência do esporte.
A Psicocinética é um método geral de Educação que utiliza como material pedagógico o movimento humano sob todas as formas.Ométodo psicocinético prevê três etapas de aquisições. A etapa em que a criança adquire o conhecimento e a percepção do próprio corpo é a de:
ajustamento motor.
iniciação esportiva.
ajustamento postural.
especialização motora.
estruturação perceptiva.
As atividades físico-esportivas podem ser classificadas sob a perspectiva da Psicomotricidade como:
interações motrizes exclusivamente cooperativas.
práticas motrizes sem interação motriz.
intenções motoras lúdicas e educativas.
fenômenos de convivência humana.
métodos de extensão cultural organizados pelo homem.
A referência teórica do esporte de rendimento é:
a pedagogia educacional.
a cultura lúdica.
o estudo do lazer.
a metodologia científica do treinamento desportivo.
o desenvolvimento motor.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais entendem a Educação Física como um componente curricular que:
promove os valores e padrões divulgados pelo esporte-espetáculo.
utiliza o esporte e as práticas motoras para a legitimação da ordem vigente.
introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento, formando cidadãos críticos.
por meio da competição, aprofunda as relações entre motricidade e a dimensão social.
prepara os alunos para o esporte de rendimento e o profissionalismo esportivo.
A aula de Educação Física deve servir como um espaço democrático, em que todos, indistintamente, possam acessar, usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar as práticas que a caracterizam, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, cabendo ao professor:
o desenvolvimento de métodos e técnicas que facilitem a detecção de talentos esportivos no ambiente escolar.
a organização de eventos para a popularização do esporte de alto rendimento na escola.
o planejamento de atividades que proporcionem o aprimoramento das destrezas esportivas.
a seleção dos melhores alunos para representar a escola nos jogos municipais.
a reflexão sobre a melhor forma de viabilizar um aprendizado significativo aos alunos.
Para Pereira, qual o aspecto que afeta duramente a prática pedagógica dos professores de Educação Física?
A falta de aplicação dos conhecimentos teóricos nas práticas do cotidiano da Educação Física.
Abaixa valorização da Educação Física enquanto disciplina curricular.
O desenvolvimento do processo ensinoaprendizagem integrado a proposta educativa curricular da escola.
O planejamento da ação docente com base em documentos oficiais da Educação Física brasileira.
A participação do professor de Educação Física nas discussões e decisões do ambiente escolar.
Nas últimas décadas, a sociedade imprimiu ao corpo um grande poder de sedução, controle e ascensão social. Os professores de Educação Física que em suas práticas, atuam como interventores sobre os corpos, devem ter a consciência de entendê-los por meio de:
seus signos sociais, nos quais encontra-se impresso o cotidiano de sua cultura.
um modelo gestual, que propicia a vivência concreta dos princípios capitalistas.
suas práticas motoras individualistas e culturalmente determinadas.
padrões repetitivos de movimento, que expressam o desejo da sociedade atual de competir.
valores sociais disseminados pelo desporto de alto rendimento.
Uma boneca permite à criança várias formas de brincadeira, desde a manipulação até a realização de brincadeiras como mamãe e filhinha. Ao contrário, jogos como o xadrez, exigem, de modo explícito e implícito, o desempenho de:
situações que deixam evidente a criatividade e a imaginação da criança.
expressões variadas e de reproduções de tudo que existe no cotidiano.
papéis presentes no contexto social da criança.
certas habilidades definidas por uma estrutura preexistente no próprio objeto e suas regras.
experiências anteriores adquiridas pelas crianças,emdiferentes contextos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...