Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para que as proteínas sejam utilizadas como substrato na formação de compostos de alta energia, elas devem ser crivadas em seus aminoácidos constituintes. As proteínas são formadas por meio da união dos aminoácidos em ligações químicas denominadas:
sinapses
miofibrilas
organelas
peptídicas.
citoplasmas
A competição, quanto à forma, divide-se em dois tipos; são eles:
turno e returno.
amador e profissional.
consolação e eliminatória.
rodízio e lombardo.
torneio e campeonato.
No processo de combinação, a competição se desenvolveemduas etapas; são elas:
classificatória e final.
escala e escada.
simples e dupla.
pirâmide e funil.
individuais e coletivas.
Entre os perímetros mais usados no campo da Educação Física destacam-se:
o braço e o quadril.
a axila e o peitoral.
o tríceps e a subescapular.
a coxa e a suprailíaca.
o bimaleolar e a biacromial.
Para efetuar as medidas transversais durante o processo de avaliação, o profissional de Educação Física deverá utilizar o:
plicômetro
adipômetro.
dinamômetro
paquímetro
estadiômetro.
A técnica de quantificação dos três componentes primários, que determina a estrutura morfológica de umindivíduo, é denominada:
cinemática
somatotipo.
endomorfia.
simetria.
mesomorfia.
No jogo de faz de conta, as crianças representam papéis que são desempenhados com clareza. Sua importância é ressaltada por pesquisas que mostram sua eficácia para promover:
a melhora das habilidades físicas relacionadas com o esporte de rendimento.
a aprendizagem dos valores divulgados e propagados pelas práticas esportivas.
o aprimoramento dos fundamentos desportivos durante as aulas.
a padronização dos movimentos especializados relacionados com o desporto.
o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social da criança.
De acordo com Vygotsky, o brinquedo é coisa muito séria para a criança com menos de 03 anos, pois ela não separa a situação imaginária da real. Dessa forma, o brinquedo tem grande importância no desenvolvimento, pois:
proporciona vivências que contribuem para a formação deumestilo de vida ativo.
transmite conhecimentos relacionados com a melhoria da saúde e da qualidade de vida.
cria novas relações entre situações no pensamento e situações reais.
promove a aprendizagem motora e esportiva de forma lúdica e recreativa.
prepara a criança para a competição e a superação individual.
Para Piaget, o brincar é classificado como uma fase no desenvolvimento da:c
motricidade, necessária para a aquisição de atitudes cooperativas e participativas pela criança.
afetividade, comprometida com a valorização da cidadania e a rejeição da exclusão social.
criatividade, focada na disseminação dos conhecimentos corporais historicamente produzidos pela humanidade.
cognição, voltada para o ensino de valores, posturas e movimentos corporais considerados essenciais nas relações da criança com o mundo ao seu redor.
inteligência, marcada pelo domínio da assimilação sobre a acomodação, tendo como função consolidar a experiência passada.
A Educação Física convencional recebe forte influência da Pedagogia Tradicional. Por esta razão, quando trabalha o corpo, faz isso de maneira fragmentada e não o percebe além de seus limites:
culturais.
expressivos.
psicomotores.
sociais.
biológicos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...