Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre os indicadores úteis e relativamente confiáveis para identificar o jogo infantil, pode-se destacar:
a finalidade em si.
o caráter produtivo.
a literalidade
o controle externo.
a prioridade nos resultados.
Utilizar a dimensão educativa do jogo significa transportar para o campo do ensino-aprendizagem condições para:
propiciar à criança o relaxamento necessário para a realização de atividades relacionadas aos conteúdos escolares tradicionais.
perpetuar os valores das classes dominantes através da presença do lúdico e da situação imaginária.
estruturar a integração da Educação Física com as outras disciplinas e divulgar exclusivamente os conhecimentos referentes à cultura corporal do movimento.
despertar nos alunos o interesse pelas atividades competitivas, na perspectiva de prepará-los para sua adaptação na sociedade atual.
maximizar a construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação e da ação ativa e motivadora.
Para Vieira, a música tem um papel vital na Ginástica Rítmica Desportiva, oferecendo à criança um estímulo adequado para o desenvolvimento:
esportivo, tático e competitivo.
cultural, social e intrapessoal.
anatômico, fisiológico e biológico.
físico, técnico e expressivo.
motor, cognitivo e funcional.
Entre os movimentos executados na Ginástica Rítmica Desportiva com a fita, podem-se destacar:
os espirais.
os rolamentos no solo.
as quicadas.
as batidas.
as rotações em torno das mãos.
As habilidades motoras podem ser classificadas em categorias gerais, dando oportunidade para identificação de elementos comuns existentes entre elas. Quanto à precisão dos movimentos, podem-se classificar as habilidades em:
lentas e contínuas.
fundamentais e rudimentares.
globais e finas.
simples e especializadas.
parciais e mistas.
Qualquer movimento humano, seja um exercício, um gesto, seja uma tarefa, exige trabalhos musculares específicos, que são produzidos pela contração e/ou por uma tensão. Trabalho, neste sentido, refere-se à energia envolvida em se mover de um estado, ou posição, para outro. Disto se origina a divisão da contração muscular em:
concêntrica e excêntrica.
estática e dinâmica.
agonista e antagonista.
isotônica e isocinética.
aguda e crônica.
O treinamento que consiste em estimular os músculos por meio de um alongamento súbito precedendo o esforço voluntário é denominado método:
alternado.
isométrico
pliométrico.
intensivo.
extensivo.
Quanto à estabilidade do ambiente em que a habilidade motora é executada, ela pode ser classificada como:
global e mista.
contínua e intervalada.
aberta e fechada.
básica e esportiva.
geral e específica.
Para que qualquer atividade motora possa ser executada com êxito, necessita-se das capacidades motoras. As capacidades motoras podem ser classificadas em:
condicionais e coordenativas.
perceptivas e sensoriais.
técnicas e preparatórias.
estruturais e funcionais.
finas e amplas.
A capacidade de reagir rápida e corretamente a determinados estímulos denomina-se:
expressão motora.
coordenação psicomotora.
automação corporal.
reação motora.
velocidade de coordenação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...