Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos jogos de construção, a criança constrói, transforma e destrói, expressando seu imaginário, além de manipular objetos. Os jogos de construção são considerados de grande importância por:
enriquecer a experiência sensorial, estimular a criatividade e desenvolver as habilidades da criança.
estimular hábitos saudáveis e desenvolver as práticas corporais voltadas para a valorização do corpo.
garantir o reconhecimento da linguagem corporal e ampliar as possibilidades expressivas do corpo.
trabalhar a imaginação por meio do movimento e utilizar o esporte para desenvolver a função social da criança.
privilegiar a manifestação corporal lúdica e valorizar o lazer como forma de expressão humana.
O fato de se assumir uma Educação Física preocupada com o ser total pode significar a passagem da alienação para a libertação. A Educação Física será subdesenvolvida enquanto estiver eminente ou exclusivamente voltada para a valorização do:
físico.
jogo.
lúdico.
lazer
fair-play.
A Psicocinética é uma educação psicomotora de base que tem sequência no plano das aquisições instrumentais e das atividades de expressão, visando a:
aprimorar as habilidades físicas e desportivas.
melhorar os indicadores antropométricos relacionados com a saúde.
desenvolver e manter a disponibilidade corporal e mental.
formar atletas com qualidade e em um curto espaço de tempo.
resgatar a ludicidade na prática esportiva.
O esporte nacional é um aparelho que tem sido utilizado para consolidação do consenso liberal. De tempo em tempo, surgem propostas que influenciam a Educação Física escolar, nas quais encontramos princípios que fecundam o pensamento burguês, tais como:
o divertimento, a solidariedade e a ludicidade.
a cooperação, a competição e a recreação.
a interação social, a inclusão social e a democratização do esporte.
a mercantilização, o assistencialismo e o preconceito de classe.
o lazer, a expressão corporal e o culto ao corpo.
As reações que permitem ao corpo estabilizar-se numa atitude de referência que propicie a confrontação sensorial e motora com o mundo exterior, em relação às forças da gravidade, são chamadas de:
ajustamento.
estruturação.
agrupamento
flexibilização
equilibração.
Em contraposição aos padrões de movimento e/ou ao imobilismo corporal, a abordagem construtivista interacionista chama a atenção para a importância do brinquedo no desenvolvimento humano. Para entender essa abordagem, é necessár io compreender os aspectos referentes aos trabalhos de:
GoTani e Paulo Freire.
Vygotsky e Jean Piaget.
Pollock eWallon.
Kunz e Lino Castellani.
Libâneo e Valter Bracht.
A alteração angular do joelho no plano sagital, em hiperextensão, é conhecida como geno:
recurvato.
plano
medial
flexo.
frontal.
A abordagem da Educação Física escolar que tem por objetivo favorecer a autonomia no gerenciamento da aptidão física e que utiliza testes de aptidão física como instrumentos de avaliação no meio escolar é, a denominada:
revolucionária.
popular
saúde renovada.
reformista.
biomecânica do esporte.
A projeção dos pés para fora da linha média do corpo é classificada como pé:
alongado.
abduto.
aduto.
reto.
cavo.
A autonomia é enormemente facilitada se os alunos vivenciam as diferentes práticas da cultura corporal e compreendem o seu papel na sociedade. Um dos conteúdos da dimensão sociocultural que o professor de Educação Física deve esclarecer aos seus alunos é o relacionado com a:
utilização dos exercícios contra resistência para a melhoria da saúde e da estética.
relação dos diferentes sistemas de produção de energia na ressíntese doATP.
necessidade do trabalho de força muscular para a melhoria da qualidade de vida do idoso.
história e contexto das diferentes modalidades esportivas.
influência do ácido láctico na performance esportiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...