Questões de Educação Física da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nos jogos de construção, a criança constrói, transforma e destrói, expressando seu imaginário, além de manipular objetos. Os jogos de construção são considerados de grande importância por:

  • A.

    enriquecer a experiência sensorial, estimular a criatividade e desenvolver as habilidades da criança.

  • B.

    estimular hábitos saudáveis e desenvolver as práticas corporais voltadas para a valorização do corpo.

  • C.

    garantir o reconhecimento da linguagem corporal e ampliar as possibilidades expressivas do corpo.

  • D.

    trabalhar a imaginação por meio do movimento e utilizar o esporte para desenvolver a função social da criança.

  • E.

    privilegiar a manifestação corporal lúdica e valorizar o lazer como forma de expressão humana.

O fato de se assumir uma Educação Física preocupada com o ser total pode significar a passagem da alienação para a libertação. A Educação Física será subdesenvolvida enquanto estiver eminente ou exclusivamente voltada para a valorização do:

  • A.

    físico.

  • B.

    jogo.

  • C.

    lúdico.

  • D.

    lazer

  • E.

    fair-play.

A Psicocinética é uma educação psicomotora de base que tem sequência no plano das aquisições instrumentais e das atividades de expressão, visando a:

  • A.

    aprimorar as habilidades físicas e desportivas.

  • B.

    melhorar os indicadores antropométricos relacionados com a saúde.

  • C.

    desenvolver e manter a disponibilidade corporal e mental.

  • D.

    formar atletas com qualidade e em um curto espaço de tempo.

  • E.

    resgatar a ludicidade na prática esportiva.

O esporte nacional é um aparelho que tem sido utilizado para consolidação do consenso liberal. De tempo em tempo, surgem propostas que influenciam a Educação Física escolar, nas quais encontramos princípios que fecundam o pensamento burguês, tais como:

  • A.

    o divertimento, a solidariedade e a ludicidade.

  • B.

    a cooperação, a competição e a recreação.

  • C.

    a interação social, a inclusão social e a democratização do esporte.

  • D.

    a mercantilização, o assistencialismo e o preconceito de classe.

  • E.

    o lazer, a expressão corporal e o culto ao corpo.

As reações que permitem ao corpo estabilizar-se numa atitude de referência que propicie a confrontação sensorial e motora com o mundo exterior, em relação às forças da gravidade, são chamadas de:

  • A.

    ajustamento.

  • B.

    estruturação.

  • C.

    agrupamento

  • D.

    flexibilização

  • E.

    equilibração.

Em contraposição aos padrões de movimento e/ou ao imobilismo corporal, a abordagem construtivista interacionista chama a atenção para a importância do brinquedo no desenvolvimento humano. Para entender essa abordagem, é necessár io compreender os aspectos referentes aos trabalhos de:

  • A.

    GoTani e Paulo Freire.

  • B.

    Vygotsky e Jean Piaget.

  • C.

    Pollock eWallon.

  • D.

    Kunz e Lino Castellani.

  • E.

    Libâneo e Valter Bracht.

A alteração angular do joelho no plano sagital, em hiperextensão, é conhecida como geno:

  • A.

    recurvato.

  • B.

    plano

  • C.

    medial

  • D.

    flexo.

  • E.

    frontal.

A abordagem da Educação Física escolar que tem por objetivo favorecer a autonomia no gerenciamento da aptidão física e que utiliza testes de aptidão física como instrumentos de avaliação no meio escolar é, a denominada:

  • A.

    revolucionária.

  • B.

    popular

  • C.

    saúde renovada.

  • D.

    reformista.

  • E.

    biomecânica do esporte.

A projeção dos pés para fora da linha média do corpo é classificada como pé:

  • A.

    alongado.

  • B.

    abduto.

  • C.

    aduto.

  • D.

    reto.

  • E.

    cavo.

A autonomia é enormemente facilitada se os alunos vivenciam as diferentes práticas da cultura corporal e compreendem o seu papel na sociedade. Um dos conteúdos da dimensão sociocultural que o professor de Educação Física deve esclarecer aos seus alunos é o relacionado com a:

  • A.

    utilização dos exercícios contra resistência para a melhoria da saúde e da estética.

  • B.

    relação dos diferentes sistemas de produção de energia na ressíntese doATP.

  • C.

    necessidade do trabalho de força muscular para a melhoria da qualidade de vida do idoso.

  • D.

    história e contexto das diferentes modalidades esportivas.

  • E.

    influência do ácido láctico na performance esportiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...