Questões de Educação Física da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Quando uma força é aplicada a um corpo, o movimento que ele determina depende do ponto de aplicação, da intensidade, da direção e do sentido dessa força. Quanto à intensidade, os sistemas de força podem ser classificados em:

  • A.

    intervalado e contínuo.

  • B.

    regular e irregular.

  • C.

    constante e variável

  • D.

    lento e explosivo.

  • E.

    ativo e passivo.

As vivências corporais devem se apropriar da diversidade cultural, ética, física e de gênero como elemento enriquecedor das relações escolares e da vida social que se quer democrática. O direito à Educação, como requisito básico para a cidadania democrática, traduz-se na defesa incondicional da escola para todos. Desta forma, a Educação Física irá contribuir para a:

  • A.

    valorização dos talentos que surgem no ambiente escolaremfunção de seus esforços individuais.

  • B.

    adestração das massas populares para o exercício da tolerância diante das desigualdades naturais entre os seres humanos.

  • C.

    supervalorização da técnica, vista em si, como fundamento para o exercício de nossas atividades sociais.

  • D.

    formação do cidadão comportado e educado para acatar a ordem estabelecida pelas classes dominantes.

  • E.

    superação do discurso e das práticas hegemônicas historicamente construídas e ainda presentes no ambiente escolar.

A diminuição ou inversão de quaisquer das curvaturas dos segmentos da coluna vertebral é denominada:

  • A.

    costa plana.

  • B.

    lordose.

  • C.

    hiperlordose.

  • D.

    hipercifose

  • E.

    cifose.

Atualmente, é possível identificar várias formas de organização do pensamento pedagógico da Educação Física, com número razoável de interlocutores e publicações. É importante o professor analisar as principais características das tendências que permeiam o contexto nacional da Educação Física escolar para que possa compreender os:

  • A.

    pressupostos pedagógicos que estão por trás da atividade de ensino.

  • B.

    aspectos fisiológicos relacionados com sucesso no alto rendimento.

  • C.

    métodos de detecção e desenvolvimento de futuros ídolos do esporte.

  • D.

    currículos escolares que utilizam o exercício para o desenvolvimento físico e moral.

  • E.

    modelos de educação vinculados à formação de indivíduos “perfeitos” fisicamente.

Os exercícios de alongamento com sustentação da posição, que colocam o músculo em uma posição alongada e mantêm essa posição por alguns segundos, são chamados de:

  • A.

    anatômicos.

  • B.

    dinâmicos.

  • C.

    balísticos

  • D.

    isométricos.

  • E.

    estáticos.

A fisiologia do exercício na criança é bastante complexa. Sua característica essencial é, certamente, a de reconhecer:

  • A.

    as práticas motoras como instrumentos de controle social.

  • B.

    as variáveis fisiológicas como fundamentais para a formação do cidadão crítico.

  • C.

    os processos de mudanças nas variáveis fisiológicas.

  • D.

    os movimentos corporais que promovem o desenvolvimento integral do indivíduo.

  • E.

    os aspectos fisiológicos que auxiliam na formação de uma sociedade mais justa e livre.

O instrumento desenvolvido para avaliar as habilidades manipulativas e locomotoras de crianças de 3 a 10 anos de idade denomina-se teste de:

  • A.

    proficiência motora especializada.

  • B.

    desenvolvimento motor rudimentar.

  • C.

    avaliação de padrões motores esportivos.

  • D.

    habilidades motoras desportivas.

  • E.

    avaliação motora fina.

Ao comparar as características fisiológicas de um adolescente de doze anos com as que esse mesmo jovem possuía quando tinha apenas cinco anos, pode-se verificar que ele, atualmente, apresenta:

  • A.

    uma maior frequência cardíaca máxima.

  • B.

    ummaior consumo máximo de oxigênio.

  • C.

    ummenor potencial aeróbico.

  • D.

    uma diminuição na força muscular máxima.

  • E.

    uma redução na capacidade anaeróbica.

Jogos e esportes, na perspectiva desenvolvimentista, podem ser classificados em:

  • A.

    jogos motores, jogos desportivos e esportes rudimentares.

  • B.

    jogos lúdicos, esportes amadores e esportes profissionais.

  • C.

    atividades motoras, jogos imaginários e jogos pré-desportivos.

  • D.

    atividades cooperativas , atividades semicompetitivas e esportes competitivos.

  • E.

    jogos com poucas regras, jogos de liderança e esportes oficiais.

As diferenças entre dois indivíduos biologicamente maduros são explicadas por meio da:

  • A.

    filogenética

  • B.

    psicogenética

  • C.

    psicomotricidade

  • D.

    cinesiologia.

  • E.

    ontogenética.

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