Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quando uma força é aplicada a um corpo, o movimento que ele determina depende do ponto de aplicação, da intensidade, da direção e do sentido dessa força. Quanto à intensidade, os sistemas de força podem ser classificados em:
intervalado e contínuo.
regular e irregular.
constante e variável
lento e explosivo.
ativo e passivo.
As vivências corporais devem se apropriar da diversidade cultural, ética, física e de gênero como elemento enriquecedor das relações escolares e da vida social que se quer democrática. O direito à Educação, como requisito básico para a cidadania democrática, traduz-se na defesa incondicional da escola para todos. Desta forma, a Educação Física irá contribuir para a:
valorização dos talentos que surgem no ambiente escolaremfunção de seus esforços individuais.
adestração das massas populares para o exercício da tolerância diante das desigualdades naturais entre os seres humanos.
supervalorização da técnica, vista em si, como fundamento para o exercício de nossas atividades sociais.
formação do cidadão comportado e educado para acatar a ordem estabelecida pelas classes dominantes.
superação do discurso e das práticas hegemônicas historicamente construídas e ainda presentes no ambiente escolar.
A diminuição ou inversão de quaisquer das curvaturas dos segmentos da coluna vertebral é denominada:
costa plana.
lordose.
hiperlordose.
hipercifose
cifose.
Atualmente, é possível identificar várias formas de organização do pensamento pedagógico da Educação Física, com número razoável de interlocutores e publicações. É importante o professor analisar as principais características das tendências que permeiam o contexto nacional da Educação Física escolar para que possa compreender os:
pressupostos pedagógicos que estão por trás da atividade de ensino.
aspectos fisiológicos relacionados com sucesso no alto rendimento.
métodos de detecção e desenvolvimento de futuros ídolos do esporte.
currículos escolares que utilizam o exercício para o desenvolvimento físico e moral.
modelos de educação vinculados à formação de indivíduos perfeitos fisicamente.
Os exercícios de alongamento com sustentação da posição, que colocam o músculo em uma posição alongada e mantêm essa posição por alguns segundos, são chamados de:
anatômicos.
dinâmicos.
balísticos
isométricos.
estáticos.
A fisiologia do exercício na criança é bastante complexa. Sua característica essencial é, certamente, a de reconhecer:
as práticas motoras como instrumentos de controle social.
as variáveis fisiológicas como fundamentais para a formação do cidadão crítico.
os processos de mudanças nas variáveis fisiológicas.
os movimentos corporais que promovem o desenvolvimento integral do indivíduo.
os aspectos fisiológicos que auxiliam na formação de uma sociedade mais justa e livre.
O instrumento desenvolvido para avaliar as habilidades manipulativas e locomotoras de crianças de 3 a 10 anos de idade denomina-se teste de:
proficiência motora especializada.
desenvolvimento motor rudimentar.
avaliação de padrões motores esportivos.
habilidades motoras desportivas.
avaliação motora fina.
Ao comparar as características fisiológicas de um adolescente de doze anos com as que esse mesmo jovem possuía quando tinha apenas cinco anos, pode-se verificar que ele, atualmente, apresenta:
uma maior frequência cardíaca máxima.
ummaior consumo máximo de oxigênio.
ummenor potencial aeróbico.
uma diminuição na força muscular máxima.
uma redução na capacidade anaeróbica.
Jogos e esportes, na perspectiva desenvolvimentista, podem ser classificados em:
jogos motores, jogos desportivos e esportes rudimentares.
jogos lúdicos, esportes amadores e esportes profissionais.
atividades motoras, jogos imaginários e jogos pré-desportivos.
atividades cooperativas , atividades semicompetitivas e esportes competitivos.
jogos com poucas regras, jogos de liderança e esportes oficiais.
As diferenças entre dois indivíduos biologicamente maduros são explicadas por meio da:
filogenética
psicogenética
psicomotricidade
cinesiologia.
ontogenética.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...