Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em competições, os competidores entram na disputa desconhecendo qual será o seu resultado. Nascimento & Almeida (2007) defendem que
é pela vivência do fracasso que o aluno aprende a respeitar as diferenças e as características do adversário.
o aluno que experimenta, tanto a vivência do sucesso, quanto a do fracasso, aprende a respeitar as diversidades e as individualidades.
o professor deve eliminar as possibilidades dos alunos vivenciarem o fracasso para que se construa a autoestima positiva do aluno.
as vivências de sucesso e fracasso não devem ser discutidas em grupo, pois podem prejudicar a autoestima dos alunos que apresentaram pior desempenho.
as vivências de fracasso devem ser discutidas em grupo, destacando os alunos que mais influenciaram no resultado, principalmente aqueles que apresentaram pior desempenho.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o seguinte trecho extraído de Soares (2006, p. 114) sobre o séc. XIX.
[...] há um outro conjunto de saberes que também serviu de base para _________________ e que foi apagado de seus registros. Trata-se das práticas populares tradicionais de artistas de rua, de acrobatas e funâmbulos, daqueles que apresentam o corpo como espetáculo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
o balé clássico
as artes marciais
o esporte
a dança
a ginástica científica
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Conversando com seus alunos, a professora Juliana percebeu que a grande maioria possuía computador em casa e que gostava muito de navegar pela Internet. Aproveitando essa situação, pediu que pesquisassem ilustrações de pessoas fazendo ginástica, ou praticando qualquer outro tipo de exercício físico e que, depois disso, enviassem os arquivos para um site em que todos os colegas da classe teriam acesso para compararem o que encontraram.
Considerando o papel da educaçãoa física escolar e a conduta da professora, é correto afirmar que ela agiu de maneiracorreta, já que a observação de gestos humanos permite decifrar e compreender códigos e signos que podem organizar-se como linguagens a serem estudadas na escola.
correta, porque os registros iconográficos constituem o material mais apropriado para que os alunos assimilem as normas e modelos tradicionais que devem ser reproduzidos na vida atual.
correta, porque a observação dos gestos humanos permite estudar todos os significados e sentidos das práticas corporais presentes na história da humanidade.
incorreta, porque a análise de gestos e posturas humanas é uma prática desvinculada do contexto sociocultural em que ocorrem, sendo, portanto, improdutiva.
incorreta, porque a observação de gestos humanos não permite que seja estudada a história e os códigos e signos presentes no contexto social em que ocorreram.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação ao processo criativo que pode ocorrer quando o professor de Educação Física ensina dança, é correto afirmar que
a ludicidade presente no processo criativo atrapalha o aprendizado já que, em dança, o que se quer ensinar é o domínio correto da técnica.
o acompanhamento musical deve ser evitado, porque atua como um elemento de dispersão da concentração do aluno.
só existe criação quando o aluno é capaz de executar corretamente cada gesto técnico presente nas danças tradicionalmente praticadas.
a criação só é possível se o aluno já tiver experimentado movimentos em diferentes níveis, planos e direções.
a prática da improvisação e da interpretação pessoal de um tema conflitam com o processo criativo, além de colaborar para formar um aluno indisciplinado.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Quando o professor Alencar planejou abordar o tema da atividade física relacionada à saúde, baseou-se em algumas premissas.
Leia as seguintes afirmações:
I. é importante que os alunos saibam identificar as doenças classificadas como doenças hipocinéticas e que saibam como evitá-las por meio da prática da atividade física;
II. a prática de atividade física é acessível a todo cidadão, independentemente das condições socioeconômicas da classe social da qual faz parte;
III. a saúde é direito de todo cidadão, independentemente das condições socioeconômicas da classe social da qual faz parte;
IV. todo cidadão pode escolher entre ter saúde ou não, já que depende unicamente dele a decisão de se exercitar ou de não se exercitar.
São consideradas premissas verdadeiras apenas as mencionadas em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia as seguintes afirmações a respeito da relação entre saúde e prática de atividade física.
I. A prática de atividades físicas pouco se relacionam com as doenças porque estas ocorrem em consequência de determinismos biológicos.
II. Doenças relacionadas à realização de pouca atividade física são conhecidas como doenças hipercinéticas.
III. A teoria do estilo de vida defende que cada indivíduo decide se quer alterar seus hábitos sedentários de vida e adotar hábitos mais saudáveis para eliminar a causa das doenças hipocinéticas, sem ser sujeito a qualquer outro condicionante social.
IV. O professor de Educação Física deve estimular a reflexão a respeito da prática de atividade física mostrando que ela está associada ao estado sócioeconômico das pessoas.
Assinale a alternativa que classifica, corretamente, de cima para baixo, as afirmações em Falsas (F) ou Verdadeiras (V).
V...F...F...F
V...F...F...V.
V...V...F...F.
F...F...V...V.
F...F...F...V.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Autores que defendem que a ginástica seja ensinada com mais frequência nas escolas recomendam que o professor de Educação Física
ensine, prioritariamente, os aspectos atitudinais presentes nas práticas ginásticas e, depois, ensine os conteúdos procedimentais.
ensine, prioritariamente, os aspectos procedimentais presentes nas práticas ginásticas, sem dispender tempo com o ensino de conteúdos conceituais.
ofereça oportunidades para que os alunos executem apenas os gestos técnicos da ginástica rítmica desportiva.
propicie a exploração do movimento, sem deixar de ensinar conhecimentos sobre os gestos técnicos e de oferecer aos alunos oportunidades para a vivência da ginástica em diferentes níveis de complexidade.
evite perder tempo com a exploração do movimento, e enfatize o ensino dos gestos técnicos, além de oferecer aos alunos oportunidades para a vivência da ginástica em diferentes níveis de complexidade.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considerando que as variáveis da condição física podem ser desenvolvidas durante as aulas de Educação Física, assinale a alternativa que descreve uma atividade adequada para o desenvolvimento da agilidade.
Correr por 12 minutos, sem parar, em torno da quadra.
Realizar flexões de braços em apoio de frente, sem flexão dos joelhos.
Correr em zigue-zague entre cones enfileirados, encostando, alternadamente, as mãos esquerda e direita no solo, flexionando uma das pernas e mantendo a outra estendida.
Atravessar, caminhando, uma trave de equilíbrio e, ao final dela, realizar o exercício denominado Avião.
Dentro de um quadrado de 1 m de lado, desenhado no chão, realizar dez movimentos de manchete.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
1-A; 2-D; 3-C; 4-B.
1-B; 2-D; 3-A; 4-C.
1-B; 2-D; 3-C; 4-A.
1-C; 2-B; 3-D; 4-A.
1-D; 2-A; 3-B; 4-C.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sousa e Altmann (1999), no texto Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física escolar, destacam a importância da intervenção docente visando evitar a exclusão do grupo feminino da prática esportiva e dos jogos. É comum que os professores optem por adaptar as regras, no entanto, mesmo com essas adaptações ocorrem exclusões que são decorrentes
da ausência de interesse do grupo masculino em participar das atividades adaptadas.
da ausência de interesse do próprio grupo feminino em praticar uma modalidade esportiva com regras adaptadas.
do preconceito das meninas em jogar com os meninos por pensarem que certas modalidades esportivas devem ser exclusivas deles.
do preconceito do grupo masculino em jogar com o grupo feminino, pois as adaptações das regras impedem as suas possibilidades de sucesso na atividade.
da quebra da dinâmica de jogo, sendo as meninas consideradas culpadas por isso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...