Questões de Educação Física da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em competições, os competidores entram na disputa desconhecendo qual será o seu resultado. Nascimento & Almeida (2007) defendem que

  • A.

    é pela vivência do fracasso que o aluno aprende a respeitar as diferenças e as características do adversário.

  • B.

    o aluno que experimenta, tanto a vivência do sucesso, quanto a do fracasso, aprende a respeitar as diversidades e as individualidades.

  • C.

    o professor deve eliminar as possibilidades dos alunos vivenciarem o fracasso para que se construa a autoestima positiva do aluno.

  • D.

    as vivências de sucesso e fracasso não devem ser discutidas em grupo, pois podem prejudicar a autoestima dos alunos que apresentaram pior desempenho.

  • E.

    as vivências de fracasso devem ser discutidas em grupo, destacando os alunos que mais influenciaram no resultado, principalmente aqueles que apresentaram pior desempenho.

Leia o seguinte trecho extraído de Soares (2006, p. 114) sobre o séc. XIX.

[...] há um outro conjunto de saberes que também serviu de base para _________________ e que foi apagado de seus registros. Trata-se das práticas populares tradicionais de artistas de rua, de acrobatas e funâmbulos, daqueles que apresentam o corpo como espetáculo.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

  • A.

    o balé clássico

  • B.

    as artes marciais

  • C.

    o esporte

  • D.

    a dança

  • E.

    a ginástica científica

Conversando com seus alunos, a professora Juliana percebeu que a grande maioria possuía computador em casa e que gostava muito de navegar pela Internet. Aproveitando essa situação, pediu que pesquisassem ilustrações de pessoas fazendo ginástica, ou praticando qualquer outro tipo de exercício físico e que, depois disso, enviassem os arquivos para um site em que todos os colegas da classe teriam acesso para compararem o que encontraram.

Considerando o papel da educaçãoa física escolar e a conduta da professora, é correto afirmar que ela agiu de maneira

  • A.

    correta, já que a observação de gestos humanos permite decifrar e compreender códigos e signos que podem organizar-se como linguagens a serem estudadas na escola.

  • B.

    correta, porque os registros iconográficos constituem o material mais apropriado para que os alunos assimilem as normas e modelos tradicionais que devem ser reproduzidos na vida atual.

  • C.

    correta, porque a observação dos gestos humanos permite estudar todos os significados e sentidos das práticas corporais presentes na história da humanidade.

  • D.

    incorreta, porque a análise de gestos e posturas humanas é uma prática desvinculada do contexto sociocultural em que ocorrem, sendo, portanto, improdutiva.

  • E.

    incorreta, porque a observação de gestos humanos não permite que seja estudada a história e os códigos e signos presentes no contexto social em que ocorreram.

Em relação ao processo criativo que pode ocorrer quando o professor de Educação Física ensina dança, é correto afirmar que

  • A.

    a ludicidade presente no processo criativo atrapalha o aprendizado já que, em dança, o que se quer ensinar é o domínio correto da técnica.

  • B.

    o acompanhamento musical deve ser evitado, porque atua como um elemento de dispersão da concentração do aluno.

  • C.

    só existe criação quando o aluno é capaz de executar corretamente cada gesto técnico presente nas danças tradicionalmente praticadas.

  • D.

    a criação só é possível se o aluno já tiver experimentado movimentos em diferentes níveis, planos e direções.

  • E.

    a prática da improvisação e da interpretação pessoal de um tema conflitam com o processo criativo, além de colaborar para formar um aluno indisciplinado.

Quando o professor Alencar planejou abordar o tema da atividade física relacionada à saúde, baseou-se em algumas premissas.

Leia as seguintes afirmações:

I. é importante que os alunos saibam identificar as doenças classificadas como doenças hipocinéticas e que saibam como evitá-las por meio da prática da atividade física;

II. a prática de atividade física é acessível a todo cidadão, independentemente das condições socioeconômicas da classe social da qual faz parte;

III. a saúde é direito de todo cidadão, independentemente das condições socioeconômicas da classe social da qual faz parte;

IV. todo cidadão pode escolher entre ter saúde ou não, já que depende unicamente dele a decisão de se exercitar ou de não se exercitar.

São consideradas premissas verdadeiras apenas as mencionadas em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Leia as seguintes afirmações a respeito da relação entre saúde e prática de atividade física.

I. A prática de atividades físicas pouco se relacionam com as doenças porque estas ocorrem em consequência de determinismos biológicos.

II. Doenças relacionadas à realização de pouca atividade física são conhecidas como doenças hipercinéticas.

III. A teoria do “estilo de vida” defende que cada indivíduo decide se quer alterar seus hábitos sedentários de vida e adotar hábitos mais saudáveis para eliminar a causa das doenças hipocinéticas, sem ser sujeito a qualquer outro condicionante social.

IV. O professor de Educação Física deve estimular a reflexão a respeito da prática de atividade física mostrando que ela está associada ao estado sócioeconômico das pessoas.

Assinale a alternativa que classifica, corretamente, de cima para baixo, as afirmações em Falsas (F) ou Verdadeiras (V).

  • A.

    V...F...F...F

  • B.

    V...F...F...V.

  • C.

    V...V...F...F.

  • D.

    F...F...V...V.

  • E.

    F...F...F...V.

Autores que defendem que a ginástica seja ensinada com mais frequência nas escolas recomendam que o professor de Educação Física

  • A.

    ensine, prioritariamente, os aspectos atitudinais presentes nas práticas ginásticas e, depois, ensine os conteúdos procedimentais.

  • B.

    ensine, prioritariamente, os aspectos procedimentais presentes nas práticas ginásticas, sem dispender tempo com o ensino de conteúdos conceituais.

  • C.

    ofereça oportunidades para que os alunos executem apenas os gestos técnicos da ginástica rítmica desportiva.

  • D.

    propicie a exploração do movimento, sem deixar de ensinar conhecimentos sobre os gestos técnicos e de oferecer aos alunos oportunidades para a vivência da ginástica em diferentes níveis de complexidade.

  • E.

    evite perder tempo com a exploração do movimento, e enfatize o ensino dos gestos técnicos, além de oferecer aos alunos oportunidades para a vivência da ginástica em diferentes níveis de complexidade.

Considerando que as variáveis da condição física podem ser desenvolvidas durante as aulas de Educação Física, assinale a alternativa que descreve uma atividade adequada para o desenvolvimento da agilidade.

  • A.

    Correr por 12 minutos, sem parar, em torno da quadra.

  • B.

    Realizar flexões de braços em apoio de frente, sem flexão dos joelhos.

  • C.

    Correr em zigue-zague entre cones enfileirados, encostando, alternadamente, as mãos esquerda e direita no solo, flexionando uma das pernas e mantendo a outra estendida.

  • D.

    Atravessar, caminhando, uma trave de equilíbrio e, ao final dela, realizar o exercício denominado Avião.

  • E.

    Dentro de um quadrado de 1 m de lado, desenhado no chão, realizar dez movimentos de manchete.

  • A.

    1-A; 2-D; 3-C; 4-B.

  • B.

    1-B; 2-D; 3-A; 4-C.

  • C.

    1-B; 2-D; 3-C; 4-A.

  • D.

    1-C; 2-B; 3-D; 4-A.

  • E.

    1-D; 2-A; 3-B; 4-C.

Sousa e Altmann (1999), no texto Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física escolar, destacam a importância da intervenção docente visando evitar a exclusão do grupo feminino da prática esportiva e dos jogos. É comum que os professores optem por adaptar as regras, no entanto, mesmo com essas adaptações ocorrem exclusões que são decorrentes

  • A.

    da ausência de interesse do grupo masculino em participar das atividades adaptadas.

  • B.

    da ausência de interesse do próprio grupo feminino em praticar uma modalidade esportiva com regras adaptadas.

  • C.

    do preconceito das meninas em jogar com os meninos por pensarem que certas modalidades esportivas devem ser exclusivas deles.

  • D.

    do preconceito do grupo masculino em jogar com o grupo feminino, pois as adaptações das regras impedem as suas possibilidades de sucesso na atividade.

  • E.

    da quebra da dinâmica de jogo, sendo as meninas consideradas culpadas por isso.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...