Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considerando que a promoção da educação para a saúde é um dos objetivos da Educação Física na escola, assinale a alternativa que contém conteúdos que o professor deve trazer para as aulas para atingir tal objetivo.
Razões para se exercitar; hábitos e atitudes positivas relacionados à atividade física; duração, intensidade e tipos de atividades físicas.
Razões para se exercitar; história e evolução das práticas médicas associadas ao desenvolvimento da saúde.
Duração, intensidade e tipos de atividades físicas; história e evolução das práticas médicas associadas ao desenvolvimento da saúde.
História e evolução das práticas de eugenia e puericultura associadas ao desenvolvimento da saúde.
Aspectos relativos à formação e prática profissional na área da saúde.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Dartagnan Pinto Guedes (1999), quando o objetivo do professor de Educação Física é conscientizar os educandos sobre os níveis adequados de aptidão física relacionados à saúde e saber como identificá-los, é correto que ele ensine
fundamentos e movimentos da ginástica sueca.
história do higienismo e ginástica calistênica.
princípios da eugenia e da calistenia.
princípios e métodos da ginástica francesa.
técnicas e medidas de avaliação física.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Promover a educação para a saúde nas aulas de Educação Física durante a infância implica em colaborar para prevenir um grande número de distúrbios orgânicos que ocorrem na idade adulta.
Diante disso, analise as seguintes situações:
I. o conteúdo das aulas é voltado, exclusivamente, para a prática de jogos recreativos com o objetivo de promover o bom relacionamento entre os alunos;
II. as aulas ensinam diferentes formas de se exercitar e de ter um estilo de vida ativo, além de estimularem os alunos a optarem por situações em que estejam ativos fisicamente;
III. doenças crônico-degenerativas são estudadas pelos alunos nas aulas de educação física, esclarecendo que a prática de atividades físicas evita que aquele que se exercita seja acometido por elas durante a vida adulta.
Situações para promover a educação para a saúde são corretamente descritas, apenas, em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A maioria dos educadores entende que o jogo é uma coisa séria, apesar de ainda existir quem afirme que o jogo é brincadeira.
A seriedade do jogo encontra-sena exigência do esforço físico voltado a atingir objetivos de aptidão física.
na impossibilidade de suas regras e dinâmicas de ação serem modificadas pelos alunos.
na exigência do cumprimento de uma série de regras cujo domínio pelos alunos os levará a melhor se adaptarem à sociedade.
no seu poder de ensinar os alunos a aprenderem e executarem, de forma prazerosa, sistemas de regras e de dominarem um sistema linguístico próprio de um contexto social.
no fato de refletirem as tradições dos povos que devem ser mantidas e, com isso, ensinam os alunos a serem obedientes.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao ensinar conteúdos de dança nas aulas de Educação Física, o professor utiliza aspectos artísticos como fundamento para seu trabalho.
Segundo Lomakine (in Scarpato, 2007), entende-se por artístico tudo aquilo que desenvolvea criatividade, a sensibilidade, o sentido estético e a comunicação humana.
a criatividade, a sensibilidade, o sentido estético, mas não a comunicação humana.
a comunicação humana, a criatividade, a sensibilidade, mas não o sentido estético.
a sensibilidade e a criatividade, mas não o sentido estético e a comunicação humana.
o sentido estético e a sensibilidade, mas não a criatividade e a comunicação humana.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I-A; II-B; III-C.
I-B; II-A; III-C.
I-C; II-A; III-B.
I-C; II-B; III-A.
I-B; II-C; III-A.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Durante uma aula cujo tema era a dança de rua, o professor realizou os seguintes procedimentos didáticos:
I. colocou uma música para tocar e estimulou que os alunos se movessem ao som da música da forma que quisessem;
II. em seguida, falou a respeito de um tipo de dança que se originou nas ruas e que é acompanhada por esse tipo de música;
III. na sequência das aulas, ensinou diferentes movimentos característicos da dança de rua, quais os principais músculos e habilidades envolvidos na prática da dança, quais os efeitos da prática para o condicionamento físico e para a vida social dos praticantes.
Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, os elementos relevantes utilizados nas estratégias de ensino adotadas.
Condução do movimento do aluno pelo professor; mediação do conhecimento realizada pelo professor; ensino de conteúdos procedimentais.
Exploração livre do movimento pelo aluno; mediação do conhecimento realizada pelo professor; ensino simultâneo de conteúdos procedimentais e conceituais.
Condução do movimento do aluno pelo professor; mediação do conhecimento entre os alunos; ensino de conteúdos atitudinais.
Exploração livre do movimento pelo aluno; fase exploratória realizada pelos alunos; ensino de conteúdos conceituais.
Ensino de conteúdos conceituais; ensino de conteúdos atitudinais; ensino de conteúdos procedimentais.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Assinale a alternativa que contém estratégias de ensino adequadas ao desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos alunos.
Individualmente, o aluno analisa uma sequência de movimentos entregue a ele numa folha de papel e tenta executá-los, reproduzindo-os fielmente.
Em grupo, os alunos analisam uma sequência de movimentos entregue a eles numa folha de papel e tentam executá-los, reproduzindo-os fielmente.
Individualmente, o aluno observa os movimentos esportivos demonstrados pelo professor e tenta executá-los, reproduzindo-os fielmente.
Em grupo, os alunos observam os movimentos esportivos demonstrados pelo professor e tentam executá-los, reproduzindo-os fielmente.
Em grupo, os alunos selecionam um jogo conhecido, modificam uma ou mais regras, e o colocam em prática para testar como funciona com tais modificações.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia as afirmações sobre o ensino de lutas nas aulas de Educação Física.
I. Os alunos costumam ter muitas ideias equivocadas sobre lutas, por isso, é melhor que o professor evite que eles as manifestem durante as aulas.
II. Saber o que os alunos pensam e sabem a respeito das lutas é uma boa maneira de começar a tratar didaticamente esse conteúdo de ensino.
III. Estimular os alunos a pesquisarem diferentes lutas e mostrar vídeos sobre lutas ajudam o aluno a se interessar e a aprender esse conteúdo das aulas.
IV. O ensino das lutas na escola deve ser apenas teórico, evitando a realização de jogos de lutas entre os alunos.
Assinale a alternativa que classifica, correta e respectivamente, de cima para baixo, as afirmações em Falsas (F) ou Verdadeiras (V).
F...V...F...V.
F...V...V...F.
V...F...V...F.
V...F...F...V.
V...F...F...F.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considerando que as lutas fazem parte da cultura corporal e, por isso, podem constar na programação das aulas de Educação Física, as lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, assinale a alternativa que contém uma afirmação correta a respeito do ensino de lutas na escola.
A existência de elementos comuns entre as diferentes modalidades de luta colaboram para que seu aprendizado seja mais interessante para os alunos do sexo feminino.
A inexistência de elementos comuns entre as diferentes modalidades de luta tornam o seu aprendizado mais interessante para os alunos do sexo masculino.
A inexistência de elementos comuns entre as diferentes modalidades de luta impedem que elas sejam ensinadas com mais frequência na escola.
O professor pode ensinar técnicas de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, tanto quando ensina as lutas nos moldes tradicionais, quanto fora deles.
Devem fazer parte da programação das aulas de Educação Física apenas as lutas disputadas nos Jogos Olímpicos, pois apenas estas são consideradas como elementos da cultura corporal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...