Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Atualmente os adolescentes são atingidos por um bombardeio de ideias e informações sobre as práticas corporais e sobre padrões de saúde e beleza que nem sempre coincidem com o que eles pensam e sentem sobre atividades que gostam de praticar. Diante desse possível conflito entre a cultura dos alunos e as influências dos meios de comunicação sobre os conteúdos das aulas de Educação Física, leia as seguintes frases e assinale a alternativa que expressa a posição da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física (2008).
I. Partir do variado repertório de conhecimentos que os alunos já possuem sobre diferentes manifestações corporais e de movimento e buscar ampliá-los, aprofundá-los e qualificá-los criticamente.
II. Não ensinar os conteúdos esportivos tradicionalmente ligados à Educação Física.
III. Levar o aluno, ao longo de sua escolarização e após, a melhores oportunidades de participação e usufruto no jogo, esporte, ginástica, luta e atividades rítmicas, assim como a possibilidades concretas de intervenção e transformação da cultura de movimento.
IV. A Educação Física escolar deve trabalhar com grandes eixos de conteúdos, resumidos e expressos no jogo, no esporte, na ginástica, na luta e na atividade rítmica.
Estão corretas, apenas, as frases
I e II.
II e IV.
III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considerando que uma pequena parcela da população pratica esportes ou exercícios físicos de forma regular e sistemática, bem como a resistência de adolescentes e jovens a participarem das aulas de Educação Física, a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física (2008) estabelece algumas orientações.
Leia as frases a seguir e assinale a alternativa que expressa itens que o professor deve respeitar ao elaborar seu plano de ensino.
I. A finalidade da Educação Física.
II. A compreensão dos fenômenos presentes nas culturas juvenis.
III. Associar a cultura viva e a escola.
IV. Priorizar o esporte como conteúdo.
V. Ampliar e qualificar as possibilidades de atuação da Educação Física.
Estão corretas, apenas, as frases
I e II.
I, II e III.
I, II, III e IV.
I, II, III e V.
II, III, IV e V.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O enfoque cultural ganhou relevância na Educação Física por levar em conta as diferenças manifestadas pelos alunos em variados contextos e por pregar a pluralidade de ações. A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física (2008) propõe que a Educação Física escolar deva tratar pedagogicamente de conteúdos culturais
relacionados ao movimentar-se humano, porque o ser humano, ao longo de sua evolução, foi construindo certos conhecimentos ligados ao uso do corpo e aos seus movimentos.
analisados como expressão biológica, como ação mecânica, portanto, muito semelhante em qualquer lugar, em qualquer época e para qualquer sujeito.
considerando que corpos biologicamente semelhantes demandam intervenções também semelhantes ou padronizadas.
desconsiderando os processos de significação de determinadas ações corporais tidas como excessivamente populares.
referendadas por análises fisiológicas e biomecânicas.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I-A; II-C; III-B.
I-A; II-B; III-C.
I-B; II-C; III-A.
I-C; II-A; III-B.
I-C; II-B; III-A.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A Educação Física no Ensino Médio, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008), não deve objetivar que os jovens pratiquem esporte com mais habilidade ou tornem-se atletas ou exímios executores de movimentos de ginástica porque
o nível de habilidade em uma modalidade esportiva pode melhorar ao longo dos anos como consequência da prática dentro e fora da escola.
é essencial que o aluno aprenda a contemplar o espetáculo esportivo.
porque a Educação Física escolar na atualidade não deve trabalhar com competições, portanto, essa técnica é desnecessária.
o aluno precisa somente adquirir conhecimentos sobre como se movimentar e não há necessidade de proporcionar experiências práticas.
o foco das atividades é o contexto de vida da população escolarizada que, normalmente, não inclui esporte e ginástica.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para os alunos das séries finais do Ensino Fundamental, a disciplina de Educação Física pode contextualizar e fundamentar os eixos de conteúdos nas dimensões biológicas e sócio-históricas, no sentido de possibilitar a sistematização e aprofundamento dos conhecimentos propiciados pela Educação Física como área de estudo. Essa afirmação é correta porque
nas séries anteriores já se trabalhou a psicomotricidade.
o aluno dessas séries encontram-se na fase operatório concreta, isto é, já conseguem pensar concretamente.
os alunos apresentam um amadurecimento das capacidades de abstração e reflexão, o que permite avançar no processo de ensino e aprendizagem.
os alunos que estão neste nível de escolarização encontram-se na fase da simbologia, conseguindo expressar melhor suas ideias.
os adolescentes devem explorar os jogos funcionais que partem dos movimentos complexos e estudar suas dimensões filosóficas.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com as orientações do documento Escola de tempo integral: oficinas curriculares de atividades esportivas e motoras; esporte, ginástica, jogo ciclos I e II (2007), o professor de Educação Física deve elaborar um roteiro de planejamento para as aulas .
Leia as frases a seguir que expressam as orientações para a elaboração desse roteiro.
I. Incluir exemplificação das atividades e avaliação do processo.
II. Determinar um tema, subtema, conceito e enfoque do conceito.
III. Problematizar e descrever as atividades.
IV. Selecionar o material, organizar o espaço e os alunos.
Estão corretos, apenas, os itens
I e II.
II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Tomando por base o documento Escola de tempo integral: oficinas curriculares de atividades esportivas e motoras; esporte, ginástica, jogo ciclos I e II (2007), para obter sucesso no jogo denominado Futepano, os alunos deverão
adaptá-lo para que o grupo feminino tenha condições de participar.
montar as equipes por sexo, tendo em vista que o grupo feminino não gosta de jogar com o grupo masculino.
possibilitar uma melhor participação dos alunos mais habilidosos da turma.
montar duas equipes: uma dos mais habilidosos e outra dos menos habilidosos, pois assim o jogo fluirá melhor.
criar estratégias de jogo objetivando a vitória, o que envolve a agilidade, sendo ela uma qualidade decisiva para o resultado.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O documento Escola de tempo integral: oficinas curriculares de atividades esportivas e motoras; esporte, ginástica, jogo ciclos I e II (2007) propõe trabalhar com o tema ginástica, em forma de circuito, realizando diversas aferições da frequência cardíaca. Esse tipo de atividade é relevante aos alunos porque permite
aprender a respeito dos métodos ginásticos e suas contribuições para o lazer.
estabelecer um gráfico e interpretá-lo, relacionando o esforço realizado durante as tarefas com os dados dos batimentos do coração.
compreender os efeitos da calistenia para melhoria da saúde e qualidade de vida.
conhecer o método de ginástica sueca e suas contribuições para o desenvolvimento integral do indivíduo.
adquirir conhecimentos a respeito da importância de realizar exercícios isométricos para a melhoria da resistência aeróbica.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O termo esporte tem sua origem no século XIV. Usavam o termo para fazer referência à idéia de deportar-se, termo utilizado primeiramente pelos militares
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...