Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Malária, ou paludismo, é também conhecida de acordo com suas formas clínicas, como febre terçã benigna, febre terçã maligna e febre quartã. Seus agentes pertencem ao gênero Plasmodium, sendo todos esporozoários. Sabendo disso, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) O Plasmodium falciparum provoca a doença em humanos e realiza sua esporogônia em mosquitos do gênero Anopheles.

    B) O cilco assexuado (esquizogônia) desses parasitas é realizado em hepatócitos e hemácias de vertebrados.

    C) Quatro espécies do gênero Plasmodium são reconhecidas como agentes etiológicos da malárias humana, são elas: P. falciparum, P. ovale, P. malariae e P. vivax.

    D) O esporozoíto é encontrado nas glândulas salivares dos mosquitos fêmeas do gênero Anopheles.

    E) Em P. vivax E P.malariae, alguns esporozoítos dão origem, ao invadir os hepatócitos, a formas dormentes conhecidas como hipnozoítos.

Acerca da gestão pública em saúde e de aspectos que norteiam melhores processos, julgue o item a seguir.


A vinculação com o processo de elaboração da proposta orçamentária nos níveis do governo se faz relevante, mas não é necessária para a inserção nos planos plurianuais da saúde.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) está entre as condições médicas crônicas mais comuns, caracterizada por uma elevação persistente da pressão arterial. A hipertensão tem sido uma das comorbidades mais significativas da atualidade, contribuindo para o desenvolvimento de acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.
Quanto à hipertensão arterial, julgue o item a seguir.
A presença de cefaleia, dor torácica atípica, dispneia, estresse psicológico agudo e síndrome de pânico, associados a pressão arterial elevada, pode ser caracterizada como uma urgência hipertensiva.

Analise as afirmativas abaixo sobre o indicador “Taxa de mortalidade neonatal tardia” e marque Verdadeiro V ou Falso F :
( ) Representa o número de óbitos de 0 a 6 dias de vida completos, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. ( ) Reflete, de maneira geral, as condições socioeconômicas e de saúde da mãe, bem como a inadequada assistência pré-natal, ao parto e ao recém-nascido. ( ) É utilizado para subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas e ações de saúde direcionadas para a atenção pré-natal, ao parto e ao recém-nascido.
A sequência correta é:

    A) V F F.

    B) V V F.

    C) F F V.

    D) F V V.

    E) V V V.

Na cinemática do trauma, em colisões automobilísticas, as lesões esperadas relativas ao impacto frontal são:
Leia as opções abaixo e realize a somatória dos itens corretos.
1. Lesão de coluna por hiperextensão = 4 pontos 2. Contusão miocárdica = 4 pontos 3. Lesão de baço ou fígado = 4 pontos 4. Entorse contralateral do pescoço = 4 pontos 5. Fratura da coluna cervical = 4 pontos
Assinale a alternativa CORRETA para a somatória

    A) 20

    B) 16

    C) 12

    D) 8

O puerpério é o período que começa depois do parto e termina quando o corpo da mulher retorna ao estado mais próximo daquele anterior à gravidez. Esse período estende-se por aproximadamente 6 semanas.
Considerando o puerpério, julgue os itens como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):
( )Depois do parto, os lóquios – secreção vaginal formada de células epiteliais gordurosas, filamentos de membrana, decídua e sangue – são vermelhos ou castanho-escuros com coágulos (lóquios rubros) por cerca de 1 a 5 dias. Em seguida, os lóquios adquirem coloração rosada clara ou mais acastanhada com consistência serossanguinolenta (lóquios serosos) por 3 a 12 dias; por fim, os lóquios adquirem coloração amarelada ou esbranquiçada (lóquios brancos) entre o 10º e 16º dias. ( ) Logo depois da dequitação da placenta, o colo do útero tem pouco tônus ou guarda pouca semelhança com seu estado pré-concepcional. Com cerca de 2 a 5 dias, a cérvice assemelha-se mais ao estado pré-concepcional e está dilatada em 2 a 4 cm. Ao final da primeira semana depois do parto, a dilatação do colo do útero é de cerca de 1,5 cm. O orifício cervical assemelha-se mais a uma fenda transversal que a uma depressão central no estado pré-concepcional e assim permanece. ( ) Em relação a função ovariana: Os níveis de estrogênio e progesterona diminuem rapidamente depois da eliminação da placenta e, em geral, alcançam seus patamares mais baixos em torno do 7o dia depois do parto. O estrogênio chega à fase folicular em torno de 3 semanas depois do parto, contanto que a mulher não esteja amamentando. ( ) No tocante aos rins e função vesical: a Proteinúria branda (+1 no teste da fita urinária) é comum entre o 1º e 2º dias depois do parto em 40 a 50% das puérperas. As micções espontâneas retornam em 6 a 8 h depois do parto. O tônus da bexiga volta ao normal entre 5 e 7 dias depois do parto.
A sequência CORRETA é:

    A) F-V-F-V.

    B) V-F-V-F.

    C) F-V-V-F.

    D) V-V-V-F.

    E) F-F-V-V.

Considerando a portaria nº 2.436, de 21.09.2017, marque a alternativa INCORRETA.

    A) A atenção de urgência e Emergência é o primeiro ponto de atenção e porta de entrada preferencial do sistema de saúde.

    B) Todos os estabelecimentos de saúde que prestem ações e serviços de Atenção Básica, no âmbito do SUS, de acordo com esta portaria serão denominados Unidade Básica de Saúde – UBS.

    C) É responsabilidade comum a todas as esferas de governo planejar, apoiar, monitorar e avaliar as ações da Atenção Básica nos territórios.

    D) A organização em Redes de Atenção à Saúde (RAS) é definida como estratégia para um cuidado integral e direcionado às necessidades de saúde da população.

    E) É responsabilidade comum a todas as esferas de governo estabelecer mecanismos de autoavaliação, controle, regulação e acompanhamento sistemático dos resultados alcançados pelas ações da Atenção Básica, como parte do processo de planejamento e programação.

A respeito dos instrumentos do processo de gestão pública em saúde, julgue o item a seguir.


A Programação Pactuada e Integrada da Assistência, instituída no Sistema Único de Saúde (SUS), tem como um dos objetivos realizar a orientação da alocação de recursos financeiros federais de custeio da assistência à saúde.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) está entre as condições médicas crônicas mais comuns, caracterizada por uma elevação persistente da pressão arterial. A hipertensão tem sido uma das comorbidades mais significativas da atualidade, contribuindo para o desenvolvimento de acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.
Quanto à hipertensão arterial, julgue o item a seguir.
O diagnóstico da pré-eclâmpsia ocorre quando a paciente tem hipertensão arterial após a 20a semana de gestação, associada a proteinúria significativa. Caso a paciente não apresente proteinúria significativa, o diagnóstico tem base em fatores como edema pulmonar, comprometimento renal, elevação das enzimas hepáticas, plaquetopenia, dor abdominal, turvação visual, cefaleia e distúrbios visuais ou cerebrais.

A Política Nacional de Atenção Básica tem como uma de suas diretrizes a participação da comunidade na saúde. Ao encontro disso, a Carta Magna, em seu Art. 1º, Parágrafo Único, diz: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição” (BRASIL, 1988). Nesse sentido, a participação da comunidade na saúde é considerada:

    A) Um direito de cidadania.

    B) Uma possibilidade de expressão.

    C) Uma abrangência de atuação.

    D) Uma longitudinalidade do cuidado.

    E) Um processo de universalidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...