Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a Lei nº 7.498, de 25 de Junho de 1986, o Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe, privativamente:
( ) Planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar os serviços da assistência de enfermagem. ( ) Prescrição da assistência de enfermagem. ( ) Prestar consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria médica clínica e cirúrgica. ( ) Realizar consulta de enfermagem. ( ) Prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.
Assinale a alternativa CORRETA, sendo V (verdadeiro) e F (falso):

    A) V - F - F - V - F

    B) V - V - F - V - F

    C) F - F - V - V - V

    D) F - V - V - F – V

Lesão por pressão, ferida por pressão, úlcera de decúbito e escara são termos usados para descrever a integridade cutânea prejudicada relacionada com a pressão não aliviada e prolongada. A terminologia mais atual é lesão por pressão, que é consistente com as recomendações das diretrizes sobre úlcera por pressão escritas pela Wound, Ostomy and Continence Nurses Society.
De acordo com a classificação das Lesões por Pressão, analise as afirmativas a seguir:
I. No Estágio II ocorre a perda da espessura total do tecido, a gordura subcutânea pode ser visível; porém o osso, o tendão e o músculo não são expostos. Pode haver esfacelo, mas não obscurece a profundidade da perda tecidual. Isso pode incluir a enfraquecer e encapsular. A profundidade de uma úlcera por pressão de categoria/estágio II varia pela localização anatômica. II. No Estágio I a pele intacta apresenta vermelhidão não branqueável de uma área localizada, normalmente sobre uma proeminência óssea. Descoloração da pele, calor, edema, dureza ou dor também podem estar presentes. A pele com pigmentação escura pode não ter o branqueamento visível, mas sua coloração pode ser diferente da área circundante. III. No Estágio III ocorre a perda parcial da espessura da derme apresenta-se como uma úlcera superficial e aberta com um leito da ferida vermelho-róseo sem esfacelo. Também pode apresentar-se como uma bolha cheia de soro ou de secreção serossanguínea, intacta ou aberta/rompida. Apresenta-se como uma úlcera superficial brilhante ou seca sem esfacelo ou hematoma IV. No Estágio IV a profundidade da lesão por pressão é desconhecida. Entretanto, a lesão do tecido profundo está em uma área localizada roxa ou marrom da pele intacta descolorida ou uma bolha cheia de sangue causada por uma lesão do tecido mole subjacente causada por pressão e/ou cisalhamento. A área pode ser precedida pelo tecido que está dolorida, firme, mole, pantanosa, mais quente ou mais fria em comparação ao tecido adjacente.
Está(ão) CORRETA(S):

    A) II, apenas.

    B) I, II e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) II, III e IV, apenas.

    E) I, II, III, IV.

O profissional enfermeiro está comprometido com ações e práticas de educação, promoção à saúde e prevenção das doenças/agravos da comunidade, em busca de uma melhor qualidade de vida, empoderamento crítico e construtivo. Essas características são essenciais para o cuidado à saúde das pessoas com Doença Crônica Não Transmissível (DCNT). As DCNT, por sua vez, são consideradas um dos principais problemas de saúde no mundo, em decorrência de sua magnitude, exigindo, assim, uma resposta de todos os setores da sociedade.
Diante do texto citado acima, sobre DCNT, assinale a opção CORRETA.

    A) Lesões cutâneas, violência psicológica, etilismo e tabagismo são os principais fatores de risco em comum para as principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

    B) A genética é considerada um fator de risco modificável para as DCNT.

    C) Garantir a autonomia dos profissionais na constituição de estratégias de apoio ao cuidado do paciente e equidade, a partir do reconhecimento dos determinantes sociais da saúde, é um dos princípios e instruções para o cuidado das pessoas com DCNT, conforme o estabelecido no Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde (2014).

    D) O estresse é o fator considerado de maior risco para a Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus.

    E) As doenças cardiovasculares, os cânceres, as doenças respiratórias crônicas e o diabetes mellitus se configuram como as principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

A respeito dos instrumentos do processo de gestão pública em saúde, julgue o item a seguir.


Com base em lei, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios deverão pautar as propostas orçamentárias anuais para a saúde pelos planos de saúde.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) está entre as condições médicas crônicas mais comuns, caracterizada por uma elevação persistente da pressão arterial. A hipertensão tem sido uma das comorbidades mais significativas da atualidade, contribuindo para o desenvolvimento de acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.
Quanto à hipertensão arterial, julgue o item a seguir.
Na terapia medicamentosa da HAS, recomenda-se a associação de inibidores da ECA a bloqueadores dos receptores da angiotensina.

A Participação da Comunidade na Saúde, importante diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS), é preceito defendido e estimulado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e está inscrita:

    A) No Protocolo Adicional da Assembleia Geral das Nações Unidas.

    B) Na Convenção sobre os Direitos à Saúde.

    C) Na Constituição Federal.

    D) Na Disposição Preliminar à Saúde.

    E) No Sistema Nacional de Atendimento na Saúde.

Com relação ao financiamento federal destinado aos recursos que estão condicionados à implementação de estratégias e programas prioritários da Política Nacional de Atenção Básica, são causas para a suspensão do repasse de incentivos pelo Ministério da Saúde:
( ) Inexistência de Unidade Básica de Saúde cadastrada para o trabalho das equipes. ( ) Ausência, por um período superior a 60 dias, de qualquer um dos profissionais que compõem as equipes, com exceção dos períodos em que a contratação de profissionais esteja impedida por legislação específica. ( ) Descumprimento da carga horária mínima prevista para os profissionais das equipes. ( ) Ausência de alimentação de dados no sistema de informação definidos pelo Ministério da saúde que comprovem o início de suas atividades.
Assinale a alternativa CORRETA, sendo V (verdadeiro) e F (falso):

    A) V - F - V - F

    B) V - V - F - F

    C) F - F - F - V

    D) V - V - V – V

O abdome agudo não traumático é uma situação frequente nos serviços de emergência que requer rápida abordagem e precisão nas condutas para otimizar a ação em diferentes tratamentos. Pode ter características benignas, como casos de dispepsia, bem como implicar em situações de intensa gravidade e por vezes fatais, como nas situações de isquemia mesentérica.
Assinale a alternativa que contém afirmação CORRETA quanto ao abdome agudo não traumático.

    A) No abdômen agudo inflamatório há sinais e sintomas de processo inflamatório intraabdominal, diverticulite, abscesso intraabdominal, peritonite, apendicite, colecistite aguda, pancreatite aguda, doença inflamatória pélvica. Neste tipo de abdômen um sinal característico é o de Gersuny no qual identifica-se massa moldável que recupera a forma lentamente após palpação é sugestivo de fecaloma.

    B) No abdômen agudo perfurativo ocorre a perfuração do tubo digestivo, levando a comunicação com a cavidade peritoneal, úlcera péptica, diverticulite, neoplasia gastrintestinal perfurada, amebíase, febre tifoide, divertículos do cólon. A principal característica é dor localizada tipo lancinante com rápida irradiação para todo o abdome, além de náuseas e vômitos, distensão abdominal e ruídos hidroaéreos reduzidos ou abolidos. Neste tipo de abdômen identifica-se o Sinal de Blumberg.

    C) O paciente vítima de abdômen agudo apresenta comumente dois sinais observáveis ao exame físico: Sinal de Cullen: equimose (mancha arroxeada) na região periumbilical e o Sinal de Gray-Turner: equimose (manchas arroxeadas) na região dos flancos, dorsal.

    D) No abdômen agudo hemorrágico há acúmulo de sangue na cavidade peritoneal, ruptura do baço, de aneurisma de aorta abdominal, de cisto de ovário hemorrágico, gravidez ectópica rota, necrose tumoral, endometriose, cisto ovariano hemorrágico. Caracteriza-se por dor abdominal aguda difusa, podendo ser acompanhada de melena, enterorragia, sinais de irritação peritoneal e de choque hipovolêmico. Neste tipo de abdômen identifica-se o Sinal de Jobert.

    E) No abdômen agudo vascular ocorre isquemia visceral, provocando interrupção do trânsito gastrintestinal, trombose mesentérica, torção do omento, isquemia intestinal, torção de pedículo de cisto ovariano, infarto esplênico, entre outros. As manifestações são dor aguda e difusa, às vezes em pontadas, distensão abdominal, vômitos e fezes com presença de sangue com odor e características de necrose, sinais de choque e presença de claudicação abdominal.

Tomando como apoio o fato de que a administração se aplica em todos os departamentos da vida, a enfermagem também se inclui nessa globalização, a enfermagem é formada por uma equipe onde se encontram profissionais auxiliares de enfermagem, técnicos e o próprio enfermeiro, este é o líder da equipe, sendo responsável por conduzir os membros de sua equipe à realização de várias tarefas, que cabem aos profissionais da enfermagem, e é dessa forma que se observa a administração da enfermagem. Sobre a enfermagem na gestão em serviços de saúde, assinale a alternativa CORRETA.

    A) A prática assistencialista e o saber são características que diferenciam o profissional enfermeiro no contexto gerencial de uma organização de saúde. Esse processo de gerenciamento da assistência da enfermagem que tem como foco primário a coordenação de serviços para pacientes vulneráveis deverá fragmentar o cuidado para reduzir custos.

    B) O conjunto de tecnologias com o objetivo de promover uma atenção à saúde de qualidade, como protocolos, planos de ação, linhas de cuidado, ecomapa, gestão de lista de espera, indicadores de cuidado, entre outras atividades, são ferramentas de gestão da clínica.

    C) É importante que o enfermeiro desenvolva competências na gestão de conflitos e a vivência de desenvolvimento de habilidades para liderar e gerenciar diversas atividades da equipe de enfermagem, onde a conduta gerencial do enfermeiro frente a um conflito é reconhecer os fatores geradores do conflito para suprimí-los, aperfeiçoando as normas da organização e focando no problema.

    D) Um gestor de saúde, ao contribuir para processo de efetivação da Política Nacional de Promoção da Saúde deve-se fundamentar na neutralidade social.

    E) Priorizar o modelo clínico centrado na atenção individual como princípio ordenador das ações de serviço é um dos tópicos que podem ajudar a organização dos serviços, segundo as diretrizes do modelo de atenção integral à saúde.

A respeito dos instrumentos do processo de gestão pública em saúde, julgue o item a seguir.


A agenda de saúde é bimestral e serve de base para a elaboração dos planos de saúde, com exceção dos quadros de metas e dos relatórios de gestão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...