Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A administração da logística hospitalar atende simultaneamente a requisitos financeiros e operacionais exigindo uma abordagem estratégica e operacional que possa abranger toda a cadeia de suprimentos levando a resultados globais e não setoriais. Dessa maneira, gerir de maneira adequada a cadeia de suprimentos de um hospital público consiste em:
Dispor de um Sistema de Informações que possibilite informações mais precisas aumentando a possibilidade de otimização dos estoques.
Ter acessibilidade e poder de barganha com os fornecedores de suprimentos e medicamentos.
Monitorar o sistema de distribuição interno, pois quanto mais unidades de estoque existem maiores será a dificuldade no seu gerenciamento.
Manter a continuidade e qualidade do atendimento, o baixo custo de aquisição, a alta rotatividade e controle dos estoques, a qualidade dos itens adquiridos e a otimização dos recursos envolvidos no abastecimento.
Utilizar indicadores para monitoramento da cadeia de suprimentos, tais como: Giro de Estoque, Custo dos Pedidos.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
As equipes mais adequadas para o desenvolvimento de projetos de edifícios hospitalares (novos ou reformas) são:
As multifuncionais.
As multidisciplinares.
As complexas.
As que concentram engenheiros e arquitetos.
As que concentram arquitetos e médicos.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Em geral, as organizações de saúde (que são realidades hipercomplexas) têm uma disposição centralizadora do poder, fomentando processos de comunicação pouco transversais e colocando em relação apenas os iguais. Dessa forma, a organização se reproduz, pois se mantém sustentada sobre linhas de forças que apenas reverberam aquilo que já está instituído. Uma nova arquitetura deveria permitir a ampliação da superfície de contato entre as pessoas, possibilitando o encontro das diferenças. Essa orientação se sustenta pelo argumento de que os objetos com que os trabalhadores lidam são complexos (risco de adoecer e doenças) o que exige ação interdisciplinar. A ação interdisciplinar necessita da organização de espaços para o encontro e composição nas diferenças para arranjar formas de intervenção que articulem os diferentes territórios de saberes e práticas (Ministério da Saúde, 2009).
O modelo de gestão sugerido pelo Ministério da Saúde é denominado de:
Gestão democrática.
Gestão participativa.
Gestão interdisciplinar.
Gerência com agenda aberta.
Gestão por conflitos.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Assinale a alternativa que corresponde ao conceito central abordado pelo texto Custos na Ponta do Bisturi:
Eficácia.
Racionalismo
Eficiência.
Efetividade.
Processo.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A busca de uma solução adequada para destinação correta dos resíduos dos serviços de saúde constitui uma medida extremamente importante para o dia a dia de uma unidade hospitalar, contribuindo para manter a saúde pública, recuperar o ambiente e melhorar a qualidade de vida dentro e fora dos hospitais. (GIASANTE E LIMA, 2008, p. 170).
A responsabilidade do administrador no manejo dos resíduos produzidos na instituição de saúde envolve, da geração até a disposição final:
O armazenamento, que consiste na coleta e translado dos resíduos dos pontos de geração até o local destinado ao armazenamento.
A segregação, que consiste na guarda temporária dos recipientes contendo os resíduos já acondicionados, em local próximo aos pontos de geração.
A segregação, que consiste na separação dos resíduos no momento e local de sua geração, de acordo com a classificação adotada.
O tratamento, que consiste na aplicação de método, técnica ou processo que elimine as características dos riscos inerentes aos resíduos, reduzindo o risco de contaminação, de acidentes ocupacionais ou de dano ao ambiente. Órgãos do meio ambiente e vigilância sanitária fiscalizam os padrões, mas não há necessidade de licenciamento ambiental para o tratamento dos resíduos.
O tratamento, que não pode ser aplicado no próprio estabelecimento gerador.
Um estabelecimento de saúde atende ao cumprimento dos requisitos básicos da qualidade assistencial quanto à habilitação do corpo funcional, à segurança nas ações assistenciais, à estrutura básica adequada à demanda e ao perfil da instituição. De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, esse estabelecimento de saúde foi avaliado como
nível 1.
nível 3.
nível 5.
complexidade zero.
complexidade básica.
A Resolução COFEN no 376/2011, que dispõe sobre a participação da equipe de enfermagem no processo de transporte de pacientes em ambiente interno aos serviços de saúde, estabelece que
na assistência intensiva, há necessidade de um enfermeiro e de um técnico de enfermagem para assistirem o paciente durante o transporte e de um auxiliar de enfermagem para a condução da maca.
na assistência intermediária, há necessidade de um técnico de enfermagem para assistir o paciente durante o transporte.
na assistência mínima, há necessidade de um enfermeiro para assistir o paciente durante o transporte e de um pessoal de apoio (maqueiro) para a condução da maca.
a responsabilidade pelas ações desenvolvidas pelo pessoal de apoio (maqueiro) é da equipe de enfermagem.
a responsabilidade pela condução do meio (cadeira de rodas ou maca) em que o paciente está sendo transportado, é de competência do profissional de enfermagem de nível médio.
O programa de educação continuada que visa adequar os conhecimentos e os procedimentos técnicos de enfermagem, ajustando-os às demandas geradas pelo progresso científico e tecnológico tem como objetivo imediato
demitir o trabalhador que apresenta desempenho regular.
eliminar comportamentos agressivos da equipe de trabalho.
aumentar a competitividade entre os trabalhadores.
diminuir os níveis hierárquicos existentes na instituição.
atualizar o trabalhador frente às mudanças e às necessidades do serviço.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
O enfoque participativo e estratégico do planejamento, no plano geral, é estruturado através de quatro grandes passos, ou fases, que podem ser recursivas e não-lineares, mas que representam um sequenciamento lógico da elaboração teórica do planejamento.
São eles:
Momento questionador; momento normativo; momento estratégico e momento operacional
Momento explicativo; momento regrador; momento estratégico e momento tático.
Momento explicativo; momento normativo; momento estratificado e momento tático-bélico.
Momento explicativo; momento normativo; momento estratégico e momento tático-operacional.
Momento questionador; momento normativo; momento apropriado e momento tático-operacional.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
As Unidades de Terapia Intensiva/Emergência constituem-se centros de atendimento a pacientes com risco iminente de vida. A equipe de enfermagem tem papel fundamental no processo de atendimento a esses pacientes. Consequentemente, as gerências desses serviços devem buscar instrumentos que possibilitem uma melhor gerência dos recursos sob sua responsabilidade, dando atenção especial aos profissionais pela relevância destes na qualidade do cuidado. Para a garantia da eficácia da assistência de enfermagem nessas unidades, pode-se utilizar os seguintes instrumentos gerenciais:
I. Programa de educação permanente dos profissionais
II. Processo de enfermagem
III. Avaliação da complexidade assistencial dos pacientes
IV. Dimensionamento das variáveis que interferem no processo de cuidar
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas I, II e
Todas as assertivas.
Apenas as assertivas I e III.
Apenas as assertivas II e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...