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Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A Acreditação é um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que busca garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Corresponde, essencialmente, em um programa de educação permanente dos atores, e jamais punição (ONA, 2010, p.13). Em relação à acreditação podemos afirmar:
I. Representa uma distinção recebida pela instituição de saúde em decorrência da qualidade evidenciada.
II. Sinaliza para os clientes internos, externos e comunidade em geral, que alcançou um padrão de gestão de negócio e da assistência.
III. Por ser uma interação entre processos e serviços dificulta a cooperação interna entre esses e os colaboradores
IV. É importante ferramenta de gestão, à medida que, com base nos padrões, indicadores e critérios, a organização tem possibilidade de realizar o diagnóstico organizacional.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as assertivas II, III e IV.
Somente as assertivas I e III.
Somente as assertivas I, II e IV.
Somente as assertivas I, III e IV
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
O instrumento de avaliação utilizado pelas instituições acreditadoras é composto de padrões em três níveis de complexidade crescente e com princípios específicos. Relacione a coluna 1 com a coluna 2:
1. Nível 1 ( ) Gerencia as interações entre os fornecedores e clientes; estabelece sistemática de medição do processo avaliando sua efetividade; promove ações de melhoria e aprendizado.
2. Nível 2 ( ) Desempenho dos processos alinhados e correlacionados às estratégias da organização; os resultados apresentam evolução de desempenho e tendência favorável; evidências de melhorias e inovações, decorrentes do processo de analise crítica, assegurando o comprometimento com a excelência.
3. Nível 3 ( ) Atende aos requisitos formais, técnicos e de estrutura; executa as atividades proporcionando a segurança do cliente/paciente, conforme o perfil e porte da organização.
Assinale a sequência CORRETA:
1, 3, 2
2, 1, 3
2, 3, 1
3, 1, 2
1, 2, 3
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Na gestão do processo de trabalho, o enfermeiro faz uso de diversos meios e instrumentos gerenciais e/ou assistenciais, os quais têm por objetivos:
I. Estabelecer diretrizes do serviço de enfermagem, bem como colaborar no alcance dos objetivos da instituição de saúde.
II. Auxiliar na identificação dos problemas organizacionais do serviço de enfermagem visando a um processo de tomada de decisão baseado em evidências.
III. Dar maior visibilidade ao trabalho da enfermagem.
IV. Utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde.
V. Planejar e implementar programas de educação continuada visando o desenvolvimento dos trabalhadores.
Estão CORRETOS os objetivos indicados:
Em todas as afirmativas.
Somente nas afirmativas I, II e IV.
Somente nas afirmativas I, IV e V.
Somente nas afirmativas I, III, IV e V.
Somente nas afirmativas II, III, IV e V.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
O dimensionamento de pessoal de enfermagem é uma preocupação constante dos enfermeiros, bem como dos próprios administradores de serviços de saúde, por interferir diretamente na eficácia, na qualidade e no custo da assistência à saúde (FUGULIN, GAIDZINSKI e CASTILHO, 2010). Nesse sentido, avalie as assertivas a seguir:
I. Conhecer a demanda do cliente, ou seja, estar ciente da complexidade assistencial requerida para a realização dos cuidados.
II. Auxiliar a gerência na aplicação de um método capaz de sistematizar o inter-relacionamento e a mensuração das variáveis que interferem na carga de trabalho da equipe de enfermagem.
III. Elaborar a divisão das atividades a serem realizadas pelo trabalhador da enfermagem por turno de trabalho.
IV. Participar ativamente do processo de educação permanente dos trabalhadores de enfermagem sob seu comando.
Indicam CORRETAMENTE as responsabilidades de todos os enfermeiros:
Somente as assertivas II, III e IV.
Somente as assertivas I, II e IV.
Todas as assertivas.
Somente as assertivas I e II.
Somente as assertivas I e IV.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Biossegurança é uma ação educativa, e como tal pode ser representada por um sistema ensinoaprendizagem. Dessa forma, pode-se entendê-la como um processo de aquisição de conteúdos e habilidades, com vistas a preservar a saúde do homem e do meio ambiente. Os principais riscos ambientais encontrados no Centro de Material e Esterilização são físicos, químicos, biológicos e mecânicos. Com a finalidade de reduzir os riscos, devem-se utilizar medidas de prevenção e controle, como:
I. Treinamento com a finalidade de instruir o funcionário sobre os modos de operação, os riscos associados aos equipamentos e uso adequado de equipamento de proteção individual (EPI).
II. Controle de saúde por meio de exames médicos periódicos e a limitação do tempo de exposição do funcionário à fonte do risco.
III. Implementação de protocolos de registro, avaliação, aconselhamento, tratamento e acompanhamento de exposições ocupacionais que envolvam patógenos de transmissão sanguínea.
IV. Utilização facultativa de equipamento de proteção individual, a depender do risco a que o profissional está exposto
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as assertivas I, II e IV.
Somente as assertivas II e III.
Somente as assertivas I, II e III.
Somente as assertivas I e III.
Somente a assertivas III.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Os recursos materiais, bem como os recursos humanos e financeiros, são essenciais para o funcionamento do centro cirúrgico, e constituem um fator que possibilita o alcance dos objetivos propostos pela instituição. Sendo assim, a aquisição de artigos e equipamentos deve ser baseada não só em dados científicos, como também na realidade da instituição. Quanto à conduta do enfermeiro responsável pela solicitação da aquisição de equipamentos e artigos no centro cirúrgico, avalie as assertivas a seguir:
I. O enfermeiro deve avaliar a real necessidade do produto para a instituição, sempre que houver indicação de sua aquisição, seja pela equipe médica ou de enfermagem.
II. Identificar com os profissionais quais são as características desejáveis do equipamento, bem como os acessórios necessários.
III. Avaliar custo benefício da manutenção do equipamento.
IV. Solicitar a compra de equipamento, sem a necessidade de que o setor esteja preparado para receber a tecnologia adquirida.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, III e IV.
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas I, II e IV.
Apenas as assertivas II e III.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Para a avaliação da qualidade institucional utiliza-se o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, que é composto de seções e subseções. Nas subseções, existem os padrões definidos em três níveis. Para o centro cirúrgico são definidos os padrões de segurança, organização, qualidade e produtividade. Para cada nível são definidos itens de verificação que orientam a visita e preparação do hospital para a Acreditação Hospitalar. Assinale a alternativa que contempla os itens/procedimentos a serem verificados no centro cirúrgico:
I. O correto preenchimento dos impressos de anestesia e cirurgias realizadas, considerando registros completos e legabilidade das assinaturas dos responsáveis, pelo prontuário do paciente.
II. Os manuais de normas, rotinas e procedimentos estão devidamente atualizados.
III. Elaboração do programa de cirurgias, provimento de recursos, acompanhamento e registros de procedimentos, pelo enfermeiro.
Está(ão) CORRETA(S):
As afirmativas I e III.
As afirmativas II e III.
Todas as alternativas.
As afirmativas I e II.
Apenas a afirmativa I.
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O processo de avaliação de desempenho profissional dos trabalhadores é um importante recurso para dimensionar a qualidade desse desempenho, o que possibilita a identificação das necessidades de capacitação para o alcance dos objetivos organizacionais. Dessa forma, pode-se afirmar que a avaliação:
É de competência do setor de gestão de pessoas (recursos humanos).
Constitui-se em um instrumento diagnóstico gerencial que fundamenta decisões administrativas, por meio das quais é possível estabelecer metas de desenvolvimento.
Tem por objetivo principal estimular a produção do trabalhador visando à promoção deste.
Deve fazer uso de técnicas gerenciais de treinamento e estimular o remanejamento dos trabalhadores nos setores.
Privilegia os profissionais que apresentam bom desempenho.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Com a crescente mudança no cenário do mercado de trabalho, as políticas de formação profissional sofreram modificação e atualmente a necessidade de aquisição de novos conhecimentos e habilidades pelo trabalhador é uma exigência para as organizações. Nas instituições de saúde, essas políticas surgem por meio dos programas de educação permanente. Sobre educação permanente, afirma-se:
I. Educação permanente consiste na aprendizagem dentro do ambiente de trabalho em que o aprender e o ensinar são incorporados pelo trabalhador.
II. A educação permanente promove a aquisição de conhecimentos pelo trabalhador
baseado nas necessidades de organização.
III. Entende-se como educação permanente a promoção de capacitação e treinamento, objetivando a mudança de comportamento.
IV. A educação permanente constitui-se num programa responsável pela capacitação e pela promoção da melhoria da habilidade de toda a equipe de trabalho.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas III e IV.
Somente as afirmativas I, III e IV.
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas I, II e IV.
Todas as afirmativas.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A preocupação com a busca pela excelência visando a resultados positivos na assistência a saúde, gerou um movimento das instituições de saúde para à qualificação dos recursos humanos. Coube, então, a implantação de serviços de educação continuada, os quais possuem um papel de destaque nessas instituições. É (são) finalidade(s) da educação continuada:
I. Selecionar, capacitar e desenvolver talentos.
II. Mudança de atitude dos profissionais por meio de treinamentos.
III. Definir indicadores assistenciais para as unidades.
IV. Subsidiar meios para alcance de metas.
V. Desenvolver aprimoramento da educação continuada.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas I, III e IV.
Somente as afirmativas II, III e V.
Somente as afirmativas I, II e V.
Somente as afirmativas I, II, III e IV.
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