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Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Investimento na capacitação dos recursos humanos, sobretudo na aplicação técnica, não se traduz obrigatoriamente na mudança de comportamento humano e, consequentemente, na melhoria prestada à assistência à saúde. (NISHIO; BAPTISTA, 2009, p. 20). Essa definição diz respeito à (ao):
Treinamento.
Educação permanente.
Avaliação por competência.
Educação em saúde.
Educação continuada.
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O desempenho humano tem relação direta com a produtividade das organizações de trabalho; sendo, portanto, um grande desafio para diretores, gestores e gerentes. No que diz respeito às técnicas e aos métodos de avaliação do desempenho profissional em enfermagem, é possível empregar escalas de gradação. Sobre o Efeito Halo, resultado de uma escala de gradação na avaliação de desempenho, é CORRETO afirmar:
Constitui-se na atribuição de um mesmo fator de avaliação regular de altos conceitos a todos os fatores de avaliação.
Constitui-se na atribuição de valores medianos, nunca os extremos, mau ou ótimo para todos os fatores de avaliação.
Trata-se da definição do período a que se refere a avaliação.
Trata-se da definição do comportamento global do desempenho.
Constitui-se na atribuição constante da mesma gradação ou classificação para todos os fatores de avaliação.
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O processo de avaliação de desempenho dos profissionais de enfermagem é uma ferramenta gerencial de grande importância para os enfermeiros, pois trata de um recurso para promover crescimento profissional e pessoal. Porém, é preciso clareza nos objetivos de avaliação, sistematização do processo e metodologia segundo a política de recursos humanos da organização. Assinale a alternativa que melhor define a principal finalidade da avaliação de desempenho profissional.
Conhecer e documentar informações de avaliadores e avaliados de forma participativa para proceder ao diagnóstico situacional.
Conhecer o desempenho individual dos colaboradores de uma organização.
Avaliar de modo detalhado o desempenho profissional de um determinado grupo em organizações de trabalho.
Auxiliar nas políticas de desenvolvimento profissional de uma organização de trabalho.
Fundamentar as decisões do setor de Recursos Humanos de uma organização.
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A qualidade da assistência de enfermagem prestada aos clientes e a segurança dos profissionais que atuam nas instituições de saúde fazem parte também da responsabilidade do serviço de educação continuada. A direção de enfermagem em conjunto com a educação continuada utiliza ferramentas que norteiam o levantamento das necessidades, facilitando a tomada de decisões. A avaliação do processo assistencial em enfermagem constitui-se instrumento essencial para:
I. Avaliar a assistência prestada pela enfermagem.
II. Redimensionar o quadro pessoal.
III. Reconhecer as deficiências para implantação de planos de melhoria.
IV. Promover análise financeira.
V. Desenvolver programa de educação voltada aos trabalhadores.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas I, III e V.
Somente as afirmativas I, III e IV.
Somente as afirmativas II, III e IV.
Somente as afirmativas I, II III e IV.
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A necessidade de busca pela qualidade nas organizações de saúde impulsiona os gestores a buscarem instrumentos que auxiliem no acompanhamento dos processos, com o objetivo de avaliar os resultados e intervir caso seja necessário, tendo como possibilidade o uso de indicadores. Esses indicadores são uma ferramenta para que o enfermeiro defina a necessidade de um treinamento. Treinamento permanente pode ser entendido como:
Treinamento realizado dentro da unidade de trabalho.
Orientação de revisão de técnicas com tempo estabelecido.
Orientação constante e periódica de prática assistencial com o objetivo de melhorar a qualidade nas organizações de saúde.
Treinamento com agendamento anual para a revisão de técnicas.
Plano de ação com tempo determinado.
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O serviço de enfermagem apresenta um grande quantitativo de pessoal e é fundamental que exista um trabalho conjunto com a educação continuada para manter a capacitação de toda a equipe. Uma das funções do enfermeiro da educação continuada é capacitar os profissionais no uso de materiais da instituição com o objetivo de realizar uma prática assistencial segura. Assinale a alternativa que melhor contempla as responsabilidades do enfermeiro da educação continuada:
Definição dos produtos a serem adquiridos pela instituição, controle da qualidade do material e treinamento.
Controle de estoque e qualidade dos materiais, envio de relatórios adversos e definição de produtos a serem adquiridos pela instituição.
Controle de estoque e qualidade dos materiais.
Registro do uso dos materiais, controle de estoque e definição dos materiais adquiridos.
Identificação da necessidade de treinamento, avaliação e análise dos resultados de treinamentos, bem como estratégia do treinamento.
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O mercado de trabalho está competitivo e busca profissionais de qualidade, as organizações de saúde têm investido fortemente no desenvolvimento profissional de seus funcionários, na captação de talentos, a fim de melhorar a qualidade de seus processos e diminuir a rotatividade de pessoal, mantendo, assim, um quadro estável de colaboradores. Essa movimentação de fluxo de entrada e saída de funcionários de uma organização é definida como:
Gestão de pessoas.
Custo de rotatividade.
Indicadores de rotatividade.
Turnover.
Clima organizacional.
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O treinamento é considerado uma ferramenta para que o funcionário possa desenvolver-se e tenha um melhor resultado. Nas organizações hospitalares, o enfermeiro é responsável por manter a qualidade do cuidado e definir a necessidade de treinamento de sua equipe. Para que ocorra o treinamento, este deve ser embasado a partir de que situação?
Suprimento de falhas nas rotinas.
Estabelecimento de competências.
Coleta de informações sobre processos.
Absenteísmo elevado.
Observação direta.
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A necessidade de obter retorno quando o enfermeiro trabalha com treinamento é de grande importância, pois o enfermeiro que utiliza o treinamento em suas atividades necessita avaliar se recurso efetivo. Para isso, é preciso realizar a validação desse processo, que tem como objetivo reconhecer, medir o conhecimento adquirido durante o treinamento dos profissionais nele envolvidos. É (são) recurso(s) disponível (eis) para a validação de treinamentos:
Frequência dos participantes.
Atribuição de conceito.
Cumprimento de tarefas.
Comportamento dos participantes.
Testes de conhecimento.
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As organizações de saúde têm uma grande preocupação com a qualidade de seus serviços, e para isso é necessária a padronização e a formalização de seus processos. Em uma organização hospitalar é importante que exista um Manual de Instrução de Trabalho. Esse manual é um documento que contém os detalhes para o cumprimento de um determinado procedimento, ou seja, é constituído de várias rotinas de trabalho, cuja construção é auxiliada pelo Serviço de Educação Continuada. Com relação a esse manual, afirma-se:
I. O objetivo é descrever as atividades desenvolvidas.
II. A elaboração desse manual deverá ser feita somente por gerentes das instituições, respeitando, assim, a hierarquia da organização.
III. A linguagem desse manual deve ser a mais objetiva, clara e simples possível.
IV. Esses manuais não possuem um modelo padrão, podem variar de organização para organização, entretanto algumas informações básicas devem estar presentes, tais como: nome da instrução/rotina de trabalho, data de emissão, número de revisão, nome e visto do colaborador.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas III e IV.
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas I, II e IV.
Todas as afirmativas.
Somente as afirmativas I, III e IV.
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