Questões de Enfermagem do ano 2012

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“Investimento na capacitação dos recursos humanos, sobretudo na aplicação técnica, não se traduz obrigatoriamente na mudança de comportamento humano e, consequentemente, na melhoria prestada à assistência à saúde”. (NISHIO; BAPTISTA, 2009, p. 20). Essa definição diz respeito à (ao):

  • A.

    Treinamento.

  • B.

    Educação permanente.

  • C.

    Avaliação por competência.

  • D.

    Educação em saúde.

  • E.

    Educação continuada.

O desempenho humano tem relação direta com a produtividade das organizações de trabalho; sendo, portanto, um grande desafio para diretores, gestores e gerentes. No que diz respeito às técnicas e aos métodos de avaliação do desempenho profissional em enfermagem, é possível empregar escalas de gradação. Sobre o Efeito Halo, resultado de uma escala de gradação na avaliação de desempenho, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Constitui-se na atribuição de um mesmo fator de avaliação “regular” de altos conceitos a todos os fatores de avaliação.

  • B.

    Constitui-se na atribuição de valores medianos, nunca os extremos, “mau” ou “ótimo” para todos os fatores de avaliação.

  • C.

    Trata-se da definição do período a que se refere a avaliação.

  • D.

    Trata-se da definição do comportamento global do desempenho.

  • E.

    Constitui-se na atribuição constante da mesma gradação ou classificação para todos os fatores de avaliação.

O processo de avaliação de desempenho dos profissionais de enfermagem é uma ferramenta gerencial de grande importância para os enfermeiros, pois trata de um recurso para promover crescimento profissional e pessoal. Porém, é preciso clareza nos objetivos de avaliação, sistematização do processo e metodologia segundo a política de recursos humanos da organização. Assinale a alternativa que melhor define a principal finalidade da avaliação de desempenho profissional.

  • A.

    Conhecer e documentar informações de avaliadores e avaliados de forma participativa para proceder ao diagnóstico situacional.

  • B.

    Conhecer o desempenho individual dos colaboradores de uma organização.

  • C.

    Avaliar de modo detalhado o desempenho profissional de um determinado grupo em organizações de trabalho.

  • D.

    Auxiliar nas políticas de desenvolvimento profissional de uma organização de trabalho.

  • E.

    Fundamentar as decisões do setor de Recursos Humanos de uma organização.

A qualidade da assistência de enfermagem prestada aos clientes e a segurança dos profissionais que atuam nas instituições de saúde fazem parte também da responsabilidade do serviço de educação continuada. A direção de enfermagem em conjunto com a educação continuada utiliza ferramentas que norteiam o levantamento das necessidades, facilitando a tomada de decisões. A avaliação do processo assistencial em enfermagem constitui-se instrumento essencial para:

I. Avaliar a assistência prestada pela enfermagem.

II. Redimensionar o quadro pessoal.

III. Reconhecer as deficiências para implantação de planos de melhoria.

IV. Promover análise financeira.

V. Desenvolver programa de educação voltada aos trabalhadores.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as afirmativas I, II e III.

  • B.

    Somente as afirmativas I, III e V.

  • C.

    Somente as afirmativas I, III e IV.

  • D.

    Somente as afirmativas II, III e IV.

  • E.

    Somente as afirmativas I, II III e IV.

A necessidade de busca pela qualidade nas organizações de saúde impulsiona os gestores a buscarem instrumentos que auxiliem no acompanhamento dos processos, com o objetivo de avaliar os resultados e intervir caso seja necessário, tendo como possibilidade o uso de indicadores. Esses indicadores são uma ferramenta para que o enfermeiro defina a necessidade de um treinamento. Treinamento permanente pode ser entendido como:

  • A.

    Treinamento realizado dentro da unidade de trabalho.

  • B.

    Orientação de revisão de técnicas com tempo estabelecido.

  • C.

    Orientação constante e periódica de prática assistencial com o objetivo de melhorar a qualidade nas organizações de saúde.

  • D.

    Treinamento com agendamento anual para a revisão de técnicas.

  • E.

    Plano de ação com tempo determinado.

O serviço de enfermagem apresenta um grande quantitativo de pessoal e é fundamental que exista um trabalho conjunto com a educação continuada para manter a capacitação de toda a equipe. Uma das funções do enfermeiro da educação continuada é capacitar os profissionais no uso de materiais da instituição com o objetivo de realizar uma prática assistencial segura. Assinale a alternativa que melhor contempla as responsabilidades do enfermeiro da educação continuada:

  • A.

    Definição dos produtos a serem adquiridos pela instituição, controle da qualidade do material e treinamento.

  • B.

    Controle de estoque e qualidade dos materiais, envio de relatórios adversos e definição de produtos a serem adquiridos pela instituição.

  • C.

    Controle de estoque e qualidade dos materiais.

  • D.

    Registro do uso dos materiais, controle de estoque e definição dos materiais adquiridos.

  • E.

    Identificação da necessidade de treinamento, avaliação e análise dos resultados de treinamentos, bem como estratégia do treinamento.

O mercado de trabalho está competitivo e busca profissionais de qualidade, as organizações de saúde têm investido fortemente no desenvolvimento profissional de seus funcionários, na captação de talentos, a fim de melhorar a qualidade de seus processos e diminuir a rotatividade de pessoal, mantendo, assim, um quadro estável de colaboradores. Essa movimentação de fluxo de entrada e saída de funcionários de uma organização é definida como:

  • A.

    Gestão de pessoas.

  • B.

    Custo de rotatividade.

  • C.

    Indicadores de rotatividade.

  • D.

    Turnover.

  • E.

    Clima organizacional.

O treinamento é considerado uma ferramenta para que o funcionário possa desenvolver-se e tenha um melhor resultado. Nas organizações hospitalares, o enfermeiro é responsável por manter a qualidade do cuidado e definir a necessidade de treinamento de sua equipe. Para que ocorra o treinamento, este deve ser embasado a partir de que situação?

  • A.

    Suprimento de falhas nas rotinas.

  • B.

    Estabelecimento de competências.

  • C.

    Coleta de informações sobre processos.

  • D.

    Absenteísmo elevado.

  • E.

    Observação direta.

A necessidade de obter retorno quando o enfermeiro trabalha com treinamento é de grande importância, pois o enfermeiro que utiliza o treinamento em suas atividades necessita avaliar se recurso efetivo. Para isso, é preciso realizar a validação desse processo, que tem como objetivo reconhecer, medir o conhecimento adquirido durante o treinamento dos profissionais nele envolvidos. É (são) recurso(s) disponível (eis) para a validação de treinamentos:

  • A.

    Frequência dos participantes.

  • B.

    Atribuição de conceito.

  • C.

    Cumprimento de tarefas.

  • D.

    Comportamento dos participantes.

  • E.

    Testes de conhecimento.

As organizações de saúde têm uma grande preocupação com a qualidade de seus serviços, e para isso é necessária a padronização e a formalização de seus processos. Em uma organização hospitalar é importante que exista um Manual de Instrução de Trabalho. Esse manual é um documento que contém os detalhes para o cumprimento de um determinado procedimento, ou seja, é constituído de várias rotinas de trabalho, cuja construção é auxiliada pelo Serviço de Educação Continuada. Com relação a esse manual, afirma-se:

I. O objetivo é descrever as atividades desenvolvidas.

II. A elaboração desse manual deverá ser feita somente por gerentes das instituições, respeitando, assim, a hierarquia da organização.

III. A linguagem desse manual deve ser a mais objetiva, clara e simples possível.

IV. Esses manuais não possuem um modelo padrão, podem variar de organização para organização, entretanto algumas informações básicas devem estar presentes, tais como: nome da instrução/rotina de trabalho, data de emissão, número de revisão, nome e visto do colaborador.

 Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as afirmativas III e IV.

  • B.

    Somente as afirmativas I, II e III.

  • C.

    Somente as afirmativas I, II e IV.

  • D.

    Todas as afirmativas.

  • E.

    Somente as afirmativas I, III e IV.

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