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O Relatório de Auditoria é o documento formal e técnico que tem por finalidade relatar os fatos observados dos dados obtidos e das análises efetuadas sobre o desempenho do auditado, ensejando, como produto final, sugestões e/ou recomendações. Todas as não conformidades constatadas devem gerar recomendações de ações:
punitivas.
críticas
coativas.
corretivas.
contemplativas.
Em relação à Auditoria Operativa, é correta a afirmativa:
É a verificação dos fatos através da análise processual para apontar sugestões ou soluções criativas, inovadoras e eficazes para um problema determinado.
É a identificação quantitativa e qualitativa dos resultados obtidos em relação aos objetivos fixados nos programas de saúde e na adequação de parâmetros de qualidade, resolutividade, eficiência e eficácia estabelecidos pelos órgãos competentes.
Compreende a atividade desenvolvida na própria unidade onde as ações e os serviços são realizados, mediante a observação direta dos controles internos, fatos, dados, documentos e situações encontradas
É a atividade realizada, sob ação orientadora, sobre um produto final numa fase determinada de um processo ou projeto, visando detectar falhas ou desvios
Tem como objetivo prestar informações operacionais sobre determinada atividade ou procedimento técnico, utilizando-se de um roteiro/protocolo contendo os passos a serem executados para o desenvolvimento do trabalho de campo, pertinentes ao caso.
Na auditoria da assistência ambulatorial, o documento utilizado pelo enfermeiro auditor, que permite identificar erros de preenchimento, desatualização do cadastro, cobranças indevidas e distorções na programação chama-se:
Relatório Síntese da Produção Ambulatorial.
Relatório de Frequência de Procedimentos.
Sistema de Informação de Atenção Ambulatorial.
Relatório de Acompanhamento da Programação Físico-Orçamentária.
Situação Cadastral da Unidade.
Um dos objetivos da auditoria operativa é identificar distorções, promover correções e buscar um aperfeiçoamento do atendimento médico hospitalar ou ambulatorial, procurando obter melhor relação custo/benefício na política de atendimento das necessidades do paciente. Em hospitais que dispõem de serviço de atendimento de urgência em oftalmologia, cadastrados no SUS, o auditor deverá atentar que NÃO poderá ser cobrado como procedimentos de urgência:
retirada de corpo estranho.
processos inflamatórios de aparecimento súbito.
queda repentina da acuidade visual.
teste de visão subnormal.
acidentes com lesões oculares.
A atividade realizada sobre um produto final numa fase determinada de um processo ou projeto, visando a detectar falhas ou desvios é denominada:
perícia.
inspeção.
supervisão.
acompanhamento.
auditoria.
Um enfermeiro auditor, quando verificava a prestação dos serviços de saúde, observou situação imprópria/irregular, como procedimentos cobrados diferentes dos tratamentos realizados. Neste caso, ele deve sugerir a glosa do tipo:
total.
intermitente.
parcial.
administrativa.
irregular.
De acordo com a Resolução COFEN nº 266/2001, que aprova as atividades do Enfermeiro Auditor, analise as afirmativas abaixo:
I. O enfermeiro auditor, segundo a autonomia legal, conferida pela Lei e Decretos que tratam do exercício profissional de enfermagem, para exercer sua função, depende da presença de outros profissionais.
II. O enfermeiro auditor, para executar suas funções de auditoria, tem o direito de acesso ao prontuário do paciente e toda documentação que se fizer necessária.
III. A competência do enfermeiro, na função de auditor, abrange todos os níveis em que há a presença da atuação de profissionais de enfermagem.
IV. O enfermeiro auditor poderá interferir nos registros do prontuário do paciente com a finalidade de coibir qualquer prejuízo relativo à assistência de enfermagem.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II e IV.
II e III.
III e IV.
II, III e IV.
A curva ABC, baseada nas teorias econômicas do italiano Vifredo Pareto, é uma importante ferramenta para a administração de materiais. Neste sentido, analise o gráfico abaixo, que representa o conceito utilizado para a curva ABC.
A opção correta acerca das características da classificação ABCé:
Os itens da classe A, apesar de maior custo ou investimento, estão em menor número, e, por isso, possuem menor importância quanto à forma de gerenciá-los.
Na classe A, os itens correspondem a 20% do custo e possuem pouca importância no gerenciamento de materiais e controle de estoque.
Os itens da classe B correspondem a 50% do total dos itens, sendo, então, considerados de alta prioridade
A classe C corresponde a 50% do total de itens e 5%do valor.
Na classe B, estão os itens considerados economicamente valiosos, já que 50% dos itens correspondem a 95% do valor.
O planejamento é utilizado nas atividades de gestão em enfermagem. Dentre os diversos tipos de planejamento, destaca-se o
reativo: leva-se em consideração o passado, presente e futuro da organização.
inativismo: forma na qual os membros aguardam o surgimento do problema para iniciar o planejamento.
ativismo: utiliza-se da tecnologia como instrumento para acelerar a mudança e orientação para o futuro.
pós-ativo: ocorre a partir da existência de problemas e mantém posição de conforto após resolução.
pós-reativo: caracterizado pela manutenção do status quo do ambiente, aguardando mudanças futuras que ocorrerão de forma lenta e gradual.
O acolhimento é recurso importante para a humanização dos serviços de saúde e requer uma nova atitude de mudança no fazer em saúde, considerando:
I. a reorganização do serviço de saúde a partir da problematização dos processos de trabalho, de modo a possibilitar a intervenção de toda a equipe multiprofissional, encarregada da escuta e da resolução do problema do usuário;
II. as mudanças estruturais na forma de gestão do serviço de saúde, ampliando os espaços democráticos de discussão, de escuta, trocas e decisões coletivas;
III. a postura de escuta e compromisso em dar respostas às necessidades de saúde trazidas pelo usuário, valorizando a cultura, saberes e a capacidade de avaliar riscos.
É correto o que consta em
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
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