Questões de Enfermagem do ano 2012

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O Relatório de Auditoria é o documento formal e técnico que tem por finalidade relatar os fatos observados dos dados obtidos e das análises efetuadas sobre o desempenho do auditado, ensejando, como produto final, sugestões e/ou recomendações. Todas as não conformidades constatadas devem gerar recomendações de ações:

  • A.

    punitivas.

  • B.

    críticas

  • C.

    coativas.

  • D.

    corretivas.

  • E.

    contemplativas.

Em relação à Auditoria Operativa, é correta a afirmativa:

  • A.

    É a verificação dos fatos através da análise processual para apontar sugestões ou soluções criativas, inovadoras e eficazes para um problema determinado.

  • B.

    É a identificação quantitativa e qualitativa dos resultados obtidos em relação aos objetivos fixados nos programas de saúde e na adequação de parâmetros de qualidade, resolutividade, eficiência e eficácia estabelecidos pelos órgãos competentes.

  • C.

    Compreende a atividade desenvolvida na própria unidade onde as ações e os serviços são realizados, mediante a observação direta dos controles internos, fatos, dados, documentos e situações encontradas

  • D.

    É a atividade realizada, sob ação orientadora, sobre um produto final numa fase determinada de um processo ou projeto, visando detectar falhas ou desvios

  • E.

    Tem como objetivo prestar informações operacionais sobre determinada atividade ou procedimento técnico, utilizando-se de um roteiro/protocolo contendo os passos a serem executados para o desenvolvimento do trabalho de campo, pertinentes ao caso.

Na auditoria da assistência ambulatorial, o documento utilizado pelo enfermeiro auditor, que permite identificar erros de preenchimento, desatualização do cadastro, cobranças indevidas e distorções na programação chama-se:

  • A.

    Relatório Síntese da Produção Ambulatorial.

  • B.

    Relatório de Frequência de Procedimentos.

  • C.

    Sistema de Informação de Atenção Ambulatorial.

  • D.

    Relatório de Acompanhamento da Programação Físico-Orçamentária.

  • E.

    Situação Cadastral da Unidade.

Um dos objetivos da auditoria operativa é identificar distorções, promover correções e buscar um aperfeiçoamento do atendimento médico hospitalar ou ambulatorial, procurando obter melhor relação custo/benefício na política de atendimento das necessidades do paciente. Em hospitais que dispõem de serviço de atendimento de urgência em oftalmologia, cadastrados no SUS, o auditor deverá atentar que NÃO poderá ser cobrado como procedimentos de urgência:

  • A.

    retirada de corpo estranho.

  • B.

    processos inflamatórios de aparecimento súbito.

  • C.

    queda repentina da acuidade visual.

  • D.

    teste de visão subnormal.

  • E.

    acidentes com lesões oculares.

A atividade realizada sobre um produto final numa fase determinada de um processo ou projeto, visando a detectar falhas ou desvios é denominada:

  • A.

    perícia.

  • B.

    inspeção.

  • C.

    supervisão.

  • D.

    acompanhamento.

  • E.

    auditoria.

Um enfermeiro auditor, quando verificava a prestação dos serviços de saúde, observou situação imprópria/irregular, como procedimentos cobrados diferentes dos tratamentos realizados. Neste caso, ele deve sugerir a glosa do tipo:

  • A.

    total.

  • B.

    intermitente.

  • C.

    parcial.

  • D.

    administrativa.

  • E.

    irregular.

De acordo com a Resolução COFEN nº 266/2001, que aprova as atividades do Enfermeiro Auditor, analise as afirmativas abaixo:

I. O enfermeiro auditor, segundo a autonomia legal, conferida pela Lei e Decretos que tratam do exercício profissional de enfermagem, para exercer sua função, depende da presença de outros profissionais.

II. O enfermeiro auditor, para executar suas funções de auditoria, tem o direito de acesso ao prontuário do paciente e toda documentação que se fizer necessária.

III. A competência do enfermeiro, na função de auditor, abrange todos os níveis em que há a presença da atuação de profissionais de enfermagem.

IV. O enfermeiro auditor poderá interferir nos registros do prontuário do paciente com a finalidade de coibir qualquer prejuízo relativo à assistência de enfermagem.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    II, III e IV.

  • E. I e III.

A curva ABC, baseada nas teorias econômicas do italiano Vifredo Pareto, é uma importante ferramenta para a administração de materiais. Neste sentido, analise o gráfico abaixo, que representa o conceito utilizado para a curva ABC.

A opção correta acerca das características da classificação ABCé:

  • A.

    Os itens da classe A, apesar de maior custo ou investimento, estão em menor número, e, por isso, possuem menor importância quanto à forma de gerenciá-los.

  • B.

    Na classe A, os itens correspondem a 20% do custo e possuem pouca importância no gerenciamento de materiais e controle de estoque.

  • C.

    Os itens da classe B correspondem a 50% do total dos itens, sendo, então, considerados de alta prioridade

  • D.

    A classe C corresponde a 50% do total de itens e 5%do valor.

  • E.

    Na classe B, estão os itens considerados economicamente valiosos, já que 50% dos itens correspondem a 95% do valor.

O planejamento é utilizado nas atividades de gestão em enfermagem. Dentre os diversos tipos de planejamento, destaca-se o

  • A.

    reativo: leva-se em consideração o passado, presente e futuro da organização.

  • B.

    inativismo: forma na qual os membros aguardam o surgimento do problema para iniciar o planejamento.

  • C.

    ativismo: utiliza-se da tecnologia como instrumento para acelerar a mudança e orientação para o futuro.

  • D.

    pós-ativo: ocorre a partir da existência de problemas e mantém posição de conforto após resolução.

  • E.

    pós-reativo: caracterizado pela manutenção do status quo do ambiente, aguardando mudanças futuras que ocorrerão de forma lenta e gradual.

O acolhimento é recurso importante para a humanização dos serviços de saúde e requer uma nova atitude de mudança no fazer em saúde, considerando:

I. a reorganização do serviço de saúde a partir da problematização dos processos de trabalho, de modo a possibilitar a intervenção de toda a equipe multiprofissional, encarregada da escuta e da resolução do problema do usuário;

II. as mudanças estruturais na forma de gestão do serviço de saúde, ampliando os espaços democráticos de discussão, de escuta, trocas e decisões coletivas;

III. a postura de escuta e compromisso em dar respostas às necessidades de saúde trazidas pelo usuário, valorizando a cultura, saberes e a capacidade de avaliar riscos.

É correto o que consta em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

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