Questões de Enfermagem do ano 2012

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O método do dimensionamento do pessoal de enfermagem em instituições de saúde, segundo proposta de GAIDZINSKI (1998) indica, para sua aplicação, a identificação das seguintes variáveis:

  • A.

    carga média de trabalho da unidade, distribuição percentual dos profissionais de enfermagem, índice de segurança técnica e tempo efetivo de trabalho.

  • B.

    tempo médio diário de cuidado, por cliente, segundo o grau de dependência ou tipo de atendimento, carga mensal de trabalho da unidade e conhecimento do perfil epidemiológico dos usuários/clientes.

  • C.

    quantidade média diária de usuários/clientes, o grau de dependência dos usuários/clientes assistidos pela equipe de enfermagem e o tempo médio diário de cuidado.

  • D.

    classificação de clientes quanto ao grau de dependência, tempo de assistência por tipo de atendimento e carga mensal de trabalho na unidade.

  • E.

    distribuição percentual dos profissionais de enfermagem, ausências previstas por folga semanal e ausências previstas por férias.

É importante que o enfermeiro conheça os princípios do planejamento normativo/tradicional, e todos os pressupostos norteadores, uma vez que esse método ainda está presente nos modelos assistencial e gerencial prevalentes nos serviços de saúde. O método em questão caracteriza-se por

  • A.

    valorizar o reconhecimento da pluralidade de atores sociais envolvidos em uma realidade complexa e dinâmica.

  • B.

    considerar que o conhecimento da realidade se dá através do diagnóstico científico, em que a verdade é concebida como única e objetiva.

  • C.

    propiciar sensação de segurança aos gestores de saúde, porque os diferentes atores envolvidos no processo decisório acumulam poder político, econômico, administrativo e técnico.

  • D.

    aceitar a existência da questão do conflito e do poder, levando em consideração a historicidade e dinamicidade dos fenômenos.

  • E.

    trabalhar de acordo com a visão dialética situacional-estratégica e o planejamento ser realizado pelo sujeito que faz parte da realidade, juntamente com os outros atores.

De acordo com a referência “Gerenciamento em Enfermagem − Paulina Kurcgant et al. − 2010”, uma das formas de avaliar o processo seletivo de pessoal de enfermagem é o índice de rotatividade de seleção − IRS, que representa a relação entre

  • A.

    os problemas de adaptação do enfermeiro recém-admitido e os baixos IRS apresentados em um curto prazo préestabelecido.

  • B.

    as necessidades apresentadas pela empresa e os critérios que aprovaram o profissional no processo seletivo.

  • C.

    o número de critérios que refletem as necessidades da empresa com o número de respostas compatíveis a estes critérios, pelo enfermeiro recém-admitido.

  • D.

    o número de admissões e desligamentos de profissionais de determinado processo seletivo em dado período.

  • E.

    o número mínimo de competências exigidas para o cargo e o número de competências pessoais apresentadas pelo candidato.

A comissão interdisciplinar de uma instituição de saúde está normatizando os cateteres venosos que diferem em características, como biocompatibilidade, tempo de permanência, preço e segurança para o usuário. Por meio de uma avaliação rigorosa, poderá ser determinada a indicação do cateter, analisando-se o benefício para o paciente, o risco ocupacional, o impacto ambiental e a disponibilidade de recursos financeiros. No processo de gerenciamento de recursos materiais em organizações de saúde, esta situação é um exemplo de

  • A.

    controle de fluxo da cadeia logística.

  • B.

    recepção de fluxo da cadeia logística.

  • C.

    padronização de materiais.

  • D.

    nível de ressuprimento.

  • E.

    modalidade de classificação.

Em uma instituição de saúde é realizada avaliação contínua da qualidade da assistência de enfermagem por meio da análise da documentação da assistência registrada nos prontuários e da verificação do atendimento prestado ao cliente durante a internação. Essa atividade avaliatória do enfermeiro, aprovada pela Resolução COFEN no 266/2001, é denominada

  • A.

    acreditação dos serviços de enfermagem.

  • B.

    programas de autoavaliação da equipe de enfermagem.

  • C.

    otimização da assistência de enfermagem.

  • D.

    auditoria de enfermagem.

  • E.

    efetividade da assistência de enfermagem.

Na organização do trabalho em saúde por equipes, identificam-se dois tipos diferentes de trabalho em equipe: aquela na qual se observa a busca de articulação das ações e de interação dos profissionais, e a outra, em que ocorrem a justaposição das ações e o mero agrupamento de agentes. Segundo Ciampone e Peduzzi (2010), essas equipes são denominadas, respectivamente, como:

  • A.

    equipe comunicação e equipe sociotécnica.

  • B.

    equipe integração e equipe agrupamento.

  • C.

    equipe dinâmica e equipe das especialidades.

  • D.

    equipe motivacional e equipe do desdobramento do trabalho.

  • E.

    equipe congregadora e equipe segregadora.

Três enfermeiros dividem a tarefa de provisão de material e equipamentos necessários às ações de enfermagem em partes inversamente proporcionais ao tempo de serviço. Se para esta tarefa são dispensadas 44 horas por semana, e os tempos de serviço são 3, 6 e 9 anos, então o enfermeiro que tem mais tempo de serviço dedica

  • A.

    4 horas por semana para esta tarefa.

  • B.

    8 horas por semana para esta tarefa.

  • C.

    10 horas por semana para esta tarefa.

  • D.

    12 horas por semana para esta tarefa.

Sabendo-se que o técnico de enfermagem colabora junto ao enfermeiro nas ações de supervisão em enfermagem, quando se utiliza o modelo de gestão compartilhada, o princípio da autoridade com responsabilidade é aplicado, na situação em que

  • A.

    uma tarefa é delegada pelo supervisor sem consultar o colaborador.

  • B.

    a responsabilidade sobre as ações do colaborador é exclusivamente do supervisor.

  • C.

    os relacionamentos entre supervisores e subordinados são verticais e não horizontais.

  • D.

    a atitude do colaborador é totalmente controlada pela instituição.

  • E.

    o profissional tem autonomia, autoridade e controle sobre as suas ações visando bons resultados.

Considerando os conceitos preliminares do trabalho de auditoria estabelecidos pelo Ministério da Saúde, relacione as colunas:

(I) Controle

(II) Regulação

(III)Ação preventiva

 (IV)Ação corretiva

(V)Fiscalização

( ) É a função de fortalecimento da capacidade de gestão que institui ao poder público o desenvolvimento de sua capacidade sistemática em responder às demandas de saúde em seus diversos níveis e etapas do processo de assistência, de forma a integrá- la às necessidades sociais e coletivas.

( ) Consiste em submeter à atenta vigilância a execução de atos e disposições da legislação pelo exercício da função fiscalizadora.

( ) Consiste no monitoramento de processos (normas e eventos) para verificar a conformidade dos padrões estabelecidos e detectar situações de alarme que requeiram uma ação avaliativa, detalhada e profunda.

( ) É a atuação objetiva sobre uma não conformidade potencial, evitando sua ocorrência.

( ) É a eliminação da causa de uma não conformidade evitando sua recorrência.

A sequência correta, de cima para baixo é:

  • A.

    I; III; V; IV; II.

  • B.

    II; V; I; III; IV.

  • C.

    III, II, IV; V; I.

  • D.

    IV; I, II; V; III.

  • E.

    V; I; II; IV; III.

Quanto à auditoria operacional, pode-se dizer que é umtipo de auditoria que:

  • A.

    avalia os sistemas de saúde, observados aspectos de eficiência, eficácia e efetividade.

  • B.

    examina a legalidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua jurisdição quanto aos aspectos assistencial, contábil, financeiro, orçamentário e patrimonia

  • C.

    presta serviços na área ambulatorial e hospitalar através de contratos, convênios, acordos, ajustes ou instrumentos similares firmados pelas secretarias de saúde.

  • D.

    se estabelece pela forma de operacionalização e de acordo com a origem dos profissionais que nela atuam.

  • E.

    é realizada para apurar denúncias ou para atender a alguma demanda específica.

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