Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O método do dimensionamento do pessoal de enfermagem em instituições de saúde, segundo proposta de GAIDZINSKI (1998) indica, para sua aplicação, a identificação das seguintes variáveis:
carga média de trabalho da unidade, distribuição percentual dos profissionais de enfermagem, índice de segurança técnica e tempo efetivo de trabalho.
tempo médio diário de cuidado, por cliente, segundo o grau de dependência ou tipo de atendimento, carga mensal de trabalho da unidade e conhecimento do perfil epidemiológico dos usuários/clientes.
quantidade média diária de usuários/clientes, o grau de dependência dos usuários/clientes assistidos pela equipe de enfermagem e o tempo médio diário de cuidado.
classificação de clientes quanto ao grau de dependência, tempo de assistência por tipo de atendimento e carga mensal de trabalho na unidade.
distribuição percentual dos profissionais de enfermagem, ausências previstas por folga semanal e ausências previstas por férias.
É importante que o enfermeiro conheça os princípios do planejamento normativo/tradicional, e todos os pressupostos norteadores, uma vez que esse método ainda está presente nos modelos assistencial e gerencial prevalentes nos serviços de saúde. O método em questão caracteriza-se por
valorizar o reconhecimento da pluralidade de atores sociais envolvidos em uma realidade complexa e dinâmica.
considerar que o conhecimento da realidade se dá através do diagnóstico científico, em que a verdade é concebida como única e objetiva.
propiciar sensação de segurança aos gestores de saúde, porque os diferentes atores envolvidos no processo decisório acumulam poder político, econômico, administrativo e técnico.
aceitar a existência da questão do conflito e do poder, levando em consideração a historicidade e dinamicidade dos fenômenos.
trabalhar de acordo com a visão dialética situacional-estratégica e o planejamento ser realizado pelo sujeito que faz parte da realidade, juntamente com os outros atores.
De acordo com a referência Gerenciamento em Enfermagem − Paulina Kurcgant et al. − 2010, uma das formas de avaliar o processo seletivo de pessoal de enfermagem é o índice de rotatividade de seleção − IRS, que representa a relação entre
os problemas de adaptação do enfermeiro recém-admitido e os baixos IRS apresentados em um curto prazo préestabelecido.
as necessidades apresentadas pela empresa e os critérios que aprovaram o profissional no processo seletivo.
o número de critérios que refletem as necessidades da empresa com o número de respostas compatíveis a estes critérios, pelo enfermeiro recém-admitido.
o número de admissões e desligamentos de profissionais de determinado processo seletivo em dado período.
o número mínimo de competências exigidas para o cargo e o número de competências pessoais apresentadas pelo candidato.
A comissão interdisciplinar de uma instituição de saúde está normatizando os cateteres venosos que diferem em características, como biocompatibilidade, tempo de permanência, preço e segurança para o usuário. Por meio de uma avaliação rigorosa, poderá ser determinada a indicação do cateter, analisando-se o benefício para o paciente, o risco ocupacional, o impacto ambiental e a disponibilidade de recursos financeiros. No processo de gerenciamento de recursos materiais em organizações de saúde, esta situação é um exemplo de
controle de fluxo da cadeia logística.
recepção de fluxo da cadeia logística.
padronização de materiais.
nível de ressuprimento.
modalidade de classificação.
Em uma instituição de saúde é realizada avaliação contínua da qualidade da assistência de enfermagem por meio da análise da documentação da assistência registrada nos prontuários e da verificação do atendimento prestado ao cliente durante a internação. Essa atividade avaliatória do enfermeiro, aprovada pela Resolução COFEN no 266/2001, é denominada
acreditação dos serviços de enfermagem.
programas de autoavaliação da equipe de enfermagem.
otimização da assistência de enfermagem.
auditoria de enfermagem.
efetividade da assistência de enfermagem.
Na organização do trabalho em saúde por equipes, identificam-se dois tipos diferentes de trabalho em equipe: aquela na qual se observa a busca de articulação das ações e de interação dos profissionais, e a outra, em que ocorrem a justaposição das ações e o mero agrupamento de agentes. Segundo Ciampone e Peduzzi (2010), essas equipes são denominadas, respectivamente, como:
equipe comunicação e equipe sociotécnica.
equipe integração e equipe agrupamento.
equipe dinâmica e equipe das especialidades.
equipe motivacional e equipe do desdobramento do trabalho.
equipe congregadora e equipe segregadora.
Três enfermeiros dividem a tarefa de provisão de material e equipamentos necessários às ações de enfermagem em partes inversamente proporcionais ao tempo de serviço. Se para esta tarefa são dispensadas 44 horas por semana, e os tempos de serviço são 3, 6 e 9 anos, então o enfermeiro que tem mais tempo de serviço dedica
4 horas por semana para esta tarefa.
8 horas por semana para esta tarefa.
10 horas por semana para esta tarefa.
12 horas por semana para esta tarefa.
Sabendo-se que o técnico de enfermagem colabora junto ao enfermeiro nas ações de supervisão em enfermagem, quando se utiliza o modelo de gestão compartilhada, o princípio da autoridade com responsabilidade é aplicado, na situação em que
uma tarefa é delegada pelo supervisor sem consultar o colaborador.
a responsabilidade sobre as ações do colaborador é exclusivamente do supervisor.
os relacionamentos entre supervisores e subordinados são verticais e não horizontais.
a atitude do colaborador é totalmente controlada pela instituição.
o profissional tem autonomia, autoridade e controle sobre as suas ações visando bons resultados.
Considerando os conceitos preliminares do trabalho de auditoria estabelecidos pelo Ministério da Saúde, relacione as colunas:
(I) Controle
(II) Regulação
(III)Ação preventiva
(IV)Ação corretiva
(V)Fiscalização
( ) É a função de fortalecimento da capacidade de gestão que institui ao poder público o desenvolvimento de sua capacidade sistemática em responder às demandas de saúde em seus diversos níveis e etapas do processo de assistência, de forma a integrá- la às necessidades sociais e coletivas.
( ) Consiste em submeter à atenta vigilância a execução de atos e disposições da legislação pelo exercício da função fiscalizadora.
( ) Consiste no monitoramento de processos (normas e eventos) para verificar a conformidade dos padrões estabelecidos e detectar situações de alarme que requeiram uma ação avaliativa, detalhada e profunda.
( ) É a atuação objetiva sobre uma não conformidade potencial, evitando sua ocorrência.
( ) É a eliminação da causa de uma não conformidade evitando sua recorrência.
A sequência correta, de cima para baixo é:
I; III; V; IV; II.
II; V; I; III; IV.
III, II, IV; V; I.
IV; I, II; V; III.
V; I; II; IV; III.
Quanto à auditoria operacional, pode-se dizer que é umtipo de auditoria que:
avalia os sistemas de saúde, observados aspectos de eficiência, eficácia e efetividade.
examina a legalidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua jurisdição quanto aos aspectos assistencial, contábil, financeiro, orçamentário e patrimonia
presta serviços na área ambulatorial e hospitalar através de contratos, convênios, acordos, ajustes ou instrumentos similares firmados pelas secretarias de saúde.
se estabelece pela forma de operacionalização e de acordo com a origem dos profissionais que nela atuam.
é realizada para apurar denúncias ou para atender a alguma demanda específica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...