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Em Gerenciamento em enfermagem, encontra-se que, numa instituição de Saúde, o Enfermeiro é corresponsável pelo gerenciamento de recursos físicos. O Ministério da Saúde (1994) considera seis etapas para viabilização do processo de desenvolvimento de recursos físicos em saúde. Qual das alternativas abaixo relacionadas NÃO diz respeito à viabilização do processo de desenvolvimento de recursos físicos em saúde?
A execução.
O projeto.
A liberação dos recursos.
O planejamento.
Para Marquis e Huston (2010), cada organização tem uma estrutura ___________ e outra ___________. A primeira costuma ser bastante ___________, ao passo que a segunda não tem ___________, estando normalmente ___________.
As palavras que completam adequadamente a frase acima são:
planejada e visível informal oculta planejamento visível
formal informal planejada e visível planejamento oculta
formal oculta planejada e visível planejamento visível
planejada e visível oculta informal planejamento visível
informal formal planejada e visível planejamento oculta
Uma comunicação eficiente é elemento vital de uma organização de sucesso, pois fortalece a visão da organização, conecta os funcionários aos negócios, estimula o aperfeiçoamento do processo, facilita as mudanças e impulsiona os resultados comerciais, modificando o comportamento do emprego. Nesse sentido, Marquis e Huston (2010) se referem à
Comunicação Empresarial.
Comunicação Organizacional, Interpessoal e de Grupo.
Comunicação do Aprendizado.
Comunicação de Grupo Vertical.
Organização Vertical.
O Enfermeiro, por assumir o gerenciamento das unidades de atendimento e a coordenação de toda atividade assistencial, tem papel predominante no que diz respeito à determinação do material necessário à consecução da assistência, tanto os aspectos quantitativos quanto qualitativos (SILVA; GONÇALVES, 1990; LEITE, 1991).
Nesse sentido, qual das alternativas abaixo NÃO diz respeito à determinação desse material?
Na definição das especificações técnicas.
No estabelecimento do quantitativo.
Na análise da quantidade.
Na participação do processo de compra.
Na análise da qualidade.
Em Administração e Liderança em Enfermagem: Teoria e Prática (2005), estão propostos para o enfermeiro os elementos fundamentais à tomada de decisão ao liderar e administrar um serviço de enfermagem, quais sejam:
I. Definir claramente os objetivos.
II. Coletar dados com cuidado.
III. Gerar várias alternativas.
IV. Pensar de forma lógica.
V. Escolher e agir com firmeza.
Quais estão corretas?
Apenas III, IV e V.
Apenas I, II, IV e V.
Apenas I, III, IV e V.
Apenas II, III, IV e V.
I, II, III, IV e V.
A atividade que consiste na etapa inicial do processo de provimento de pessoal de enfermagem, e tem por finalidade a previsão da quantidade por categoria, requerida para atender as necessidades de assistência de enfermagem é:
educação continuada.
avaliação de desempenho
supervisão de enfermagem.
dimensionamento de pessoal.
recrutamento e seleção.
No gerenciamento de recursos materiais desenvolvido nas organizações de saúde é importante o conhecimento dos aspectos envolvidos nesse processo, dentre os quais se pode destacar:
o controle de entrada e saída de materiais, pois eles oneram mais que os recursos humanos nos hospitais
o custo elevado dos materiais de consumo e seu suprimento ao término do estoque de reserva
a grande variedade de materiais e a aquisição somente de materiais de baixo custo para diminuir a despesa.
o custo e a variedade dos materiais, a complexidade de tratamentos e procedimentos e a continuidade do suprimento
a aquisição de materiais modernos e sofisticados e o processo de licitação para sua compra.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A liderança adequada para quando os problemas estão definidos de forma insatisfatória e há necessidade de uma tempestade de ideias (brainstorming) para a geração de soluções alternativas, é chamada de:
autoritária.
coercitiva
voluntária.
laissez-faire.
orientada.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre os modelos de organização do trabalho, no sistema capitalista, é CORRETO afirmar:
O modelo de administração taylorista se caracteriza pela falta de divisão de tarefas entre trabalhadores, ausência de monotonia, menor incidência de sofrimento psíquico e de doenças físicas.
Tanto o modelo fordista como o taylorista promovem intensificação do trabalho, rotina, permanente controle e movimentos repetitivos. O esforço empregado para tanto evita comportamentos condicionados, relações de violência e de agressividade entre os trabalhadores.
Os modelos taylorista e fordista prevaleceram nos países capitalistas até meados dos anos 70. Foram substituídos pelo toyotismo, agilizado pela microeletrônica, e por formas de trabalho mais diversificadas e de maior envolvimento dos trabalhadores nos objetivos da empresa.
Historicamente, a estratégia por parte dos trabalhadores, como resistência aos modelos fordista e taylorista, foi dificultar o desenvolvimento da produção, mas sem sabotagens, danificação de máquinas, atrasos ou greves.
Anterior ao toyotismo, a organização científica do trabalho privilegiava o saber do trabalhador, incentivava iniciativas de organização e adaptação ao trabalho, bem como qualquer outra atividade intelectual.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre o tema educação voltada à saúde dos trabalhadores, é CORRETO afirmar:
Nas ações de educação, o enfermeiro do trabalho precisará de recursos para práticas educativas coletivas e/ou individuais na empresa, com a finalidade de formar trabalhadores para ações que melhorem e/ou mantenham a qualidade de vida.
As práticas de educação em saúde são espaços de produção e de aplicação de saberes para o desenvolvimento humano. Devem favorecer a reflexão crítica e participação dos trabalhadores e equipes de saúde do trabalhador. O líder dessas práticas é o enfermeiro.
As áreas de educação para o enfermeiro são: educação de profissionais, educação permanente de equipes de enfermagem e ainda educação em saúde de trabalhadores. Esta última é fundamental para o enfermeiro do trabalho, pois facilita a sua criatividade e a inovação na promoção da saúde e prevenção de acidentes de trabalho.
Uma tendência em enfermagem é a problematização como atividade didática mais adequada para educação em saúde, porque valoriza o saber do enfermeiro ao lhe transmitir informações que julga serem valiosas e essenciais para a vida e saúde dos trabalhadores.
É de fundamental importância que o enfermeiro do trabalho busque alternativas que associem saúde e educação, lembrando que o saber acadêmico exclui o saber leigo e o contexto político, social, econômico e cultural do trabalhador.
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