Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
As dimensões em enfermagem gerência, assistência, ensino e pesquisa - são áreas de atuação do enfermeiro em serviços de saúde. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA:
A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é um instrumento que qualifica o cuidado e é também uma ferramenta de planejamento e organização da assistência, portanto sem conotação gerencial.
O gerenciamento realizado pelo enfermeiro do trabalho é centrado em atividades de organização de agendas, elaboração de escalas, verificação de pendências, conferência e reposição de materiais e mediação de tensões entre trabalhadores e equipes de saúde, tais como reclamações de atendimento médico.
As investigações científicas no campo de saúde do trabalhador com características de não intervenção na realidade, promovem relevância em conhecimentos e têm impacto na transformação da prática em enfermagem.
As habilidades necessárias para a atividade gerencial do enfermeiro são: técnica - diz respeito aos aspectos instrumentais do próprio trabalho; política - requer articulação ao projeto que se quer empreender; comunicativa - diz respeito às negociações e desenvolvimento de cidadania na perspectiva de emancipação de projetos.
O campo de desenvolvimento e avanço do conhecimento científico em enfermagem ocorre do mesmo modo em ambientes acadêmicos e no campo da prática. A falta de produção científica por enfermeiros tem imposto limitações ao desenvolvimento desses profissionais e, consequentemente, à prática social da enfermagem.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Relacione as colunas a seguir.
A sequência está correta em
2, 1, 1, 2, 2
1, 2, 1, 2, 1
1, 2, 2, 1, 1
1, 2, 2, 1, 2
2, 1, 2, 1,1
O Técnico de Enfermagem, no ambulatório, deve, para segregação e acondicionamento dos resíduos dos serviços de saúde, recomendar que todos os recipientes sejam
mantidos no local de geração após o preenchimento e fechamento, no mínimo, por 72 horas.
constituídos de material sifonado e utilizados para os fins a que se destinam.
providos de tampa, evitando-se o sistema de abertura por pedal, devendo ter manutenção preventiva de rotina.
localizados próximos da fonte geradora e que atendam as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
recolhidos pelo serviço de coleta externa para posterior reciclagem.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às diferentes modalidades assistenciais, assinale a opção correta.
O serviço denominado hospital-dia é definido como o atendimento ambulatorial para realização de procedimentos clínicos que requeiram a permanência do paciente na unidade por um período máximo de seis horas.
Quando internado no hospital-dia, o paciente é responsável por sua alimentação, por isso, deve encarregar-se de sua própria refeição ou pedir a seu acompanhante que assim o faça.
A assistência domiciliar não é realizada quando o município faz adesão ao Pacto de Saúde.
O hospital-dia deve ter uma equipe de plantão composta, no mínimo, por um médico, uma enfermeira e auxiliares de enfermagem em número suficiente e correspondente aos leitos disponíveis, durante todo o período de funcionamento da unidade.
Denomina-se prática de enfermagem na comunidade aquela que é realizada por líderes comunitários residentes no local.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, somente uma organização acreditada com nível 3 de qualidade
conta com sistema de avaliação e de garantia da qualidade baseado em indicadores implantados e consolidados, que gera informações que permitem a tomada de decisões corretivas, a melhoria de processos e comparações com referenciais adequados.
dispõe de manual de normas, rotinas e procedimentos documentados, atualizados e disponíveis.
desenvolve atividades destinadas a avaliar a qualidade do atendimento, contando com grupo multiprofissional destinado à promoção e incorporação da qualidade nos processos institucionais.
possui programa de educação e treinamento voltado para a melhoria de processos.
dispõe de estatísticas básicas e de evidências de integração com os outros serviços da organização.
O técnico de enfermagem mostra ao enfermeiro uma lesão bolhosa por escaldo em toda palma da mão direita, devido a acidente domiciliar ocorrido neste dia. Para assegurar a saúde desse trabalhador, o enfermeiro deve
realizar o curativo e liberá-lo para preparar medicamentos na unidade de trabalho.
encaminhá-lo para avaliação médica com retorno às atividades normais de trabalho após liberação médica.
solicitar que o técnico permaneça no trabalho, executando apenas tarefas administrativas.
encaminhar o trabalhador para a residência e aguardar a cicatrização espontânea da lesão.
preencher ficha de notificação de acidente de trabalho até a investigação médica.
Para prevenir acidentes de trabalho da equipe de enfermagem com material perfurocortante, conforme estabelece a Portaria GM/MTE nº 1.748, no planejamento de ações como membro da CIPA, o enfermeiro deve
adotar o uso de material perfurocortante com dispositivo de segurança, quando existente, disponível e tecnicamente possível.
instituir a localização das caixas de descarte de material perfurocortante no expurgo da unidade de saúde, evitando-se o contato direto da equipe de enfermagem.
recomendar a substituição dos materiais perfurocortantes em até dois meses, a partir da data de divulgação da Portaria.
responsabilizar a empresa que produz o material perfurocortante pela capacitação dos trabalhadores que utilizam esses materiais.
solicitar a substituição do uso de agulhas e materiais perfurocortantes por materiais com dispositivos de segurança, a partir dos 12 meses de divulgação da Portaria.
Na gestão em enfermagem, a descrição das etapas dos procedimentos a serem executados e a provisão dos materiais descartáveis, respectivamente, estão relacionados com
o abastecimento de insumos inexistentes até o momento na unidade e a implantação da SAE.
a compreensão da filosofia da instituição de saúde e o planejamento de gastos/custos.
a elaboração de manuais e o controle de materiais utilizados por determinado período de tempo.
o desenvolvimento do regimento institucional e o número de curativos realizados por determinado período de tempo.
a definição das normas da instituição e o planejamento de gastos/custos até o momento na unidade.
Na auditoria em enfermagem verificou-se a não conformidade relacionada ao sistema de armazenamento dos medicamentos de emergência. Para evitar essa ocorrência, a tomada de decisão adotada pelo enfermeiro foi
punição e multa para a equipe de enfermagem como represália ao descumprimento das rotinas.
mudança estrutural com a participação da equipe de enfermagem na detecção da causa e busca de solução.
encaminhamento dos funcionários para o programa de educação continuada de técnicas básicas.
solicitação de visita técnica de órgãos competentes para a acreditação dos serviços.
utilização da técnica dos 5 por quês, aumentando as variáveis para que as respostas motivem a execução das rotinas.
O processo de trabalho gerencial, apreendido da perspectiva das práticas de saúde socialmente estruturadas, tem um papel fundamental na construção de um modo de fazer saúde voltado para a necessidade de saúde. No exercício desse papel e pautadas na articulação e integração, Almeida et al (1994) consideram quatro dimensões inerentes à atividade gerencial. A dimensão comunicativa diz respeito
à perspectiva de emancipação dos sujeitos sociais, ou seja, dos clientes que utilizam os serviços de saúde.
à articulação das determinações externas ao momento mais interno do processo de trabalho, e às contradições presentes na sociedade para a sua efetivação.
ao controle e supervisão dos recursos materiais e físicos, abrangendo equipamentos e instalações, bem como a atualização de todos os manuais técnicos.
à articulação do trabalho gerencial nos aspectos mais gerais do próprio trabalho, tais como planejamento, coordenação, supervisão, controle e avaliação de recursos humanos e materiais.
à negociação presente no lidar com as relações de trabalho na equipe de saúde e nas relações da unidade com a comunidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...