Questões de Enfermagem do ano 2012

Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação aos sinais e sintomas dos distintos quadros etiológicos da hipoglicemia, relacione:

(1) Secundários à liberação de catecolaminas

(2) Hipoglicemia noturna (em geral pelo excesso de terapia insulínica)

(3) Secundários à disfunção do sistema nervoso central (neuroglicopênica).

( ) Cefaléia matinal, dificuldade em andar, prostração, alterações psicológicas, sudorese noturna, pesadelos e respiração ruidosa.

( ) Confusão mental, diplopia, descoordenação motora, irritabilidade, convulsões, fraqueza, comportamento anormal e coma.

( ) Transpiração, tremor, calafrios, fome, ansiedade, desmaios, palpitações, taquicardia e fraqueza.

Assinale a sequência correspondente:

  • A.

    3 – 2 – 1

  • B.

    2 – 1 – 3

  • C.

    1 – 2 – 3

  • D.

    1 – 3 – 2

  • E.

    2 – 3 – 1

As infecções da corrente sanguínea são multifatoriais e apresentam fisiopatologia, critérios diagnósticos, indicações e manejo terapêutico, prognóstico e medidas preventivas diferenciadas. A realização de hemoculturas são particularmente importantes do ponto de vista de tratamento, além da verificação de sinais sistêmicos de infecção, presença ou ausência de foco primário de origem, presença ou ausência de acesso vascular, tipo do acesso e sinais locais de infecção do cateter. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:

  • A.

    As infecções primárias da corrente sanguínea (IPCS) são aquelas infecções de consequências sistêmicas graves, bacteremia ou sepse, sem foco primário identificável.

  • B.

    Nas IPCS, o cateter necessariamente deve estar presente quando for feito o diagnóstico.

  • C.

    As infecções relacionadas ao acesso vascular (IAV) são infecções que ocorrem no sítio de inserção do cateter, com repercussões sistêmicas.

  • D.

    As IPCS com hemocultura positiva têm critério diagnóstico mais objetivo e permitem comparações intra e interinstitucionais, devido à alta sensibilidade das hemoculturas.

  • E.

    A cultura de cateter nas infecções relacionadas ao acesso vascular central (IAVC) é considerada um exame de alta especificidade, necessário para o seu diagnóstico.

De acordo com as medidas de prevenção de infecção do trato urinário (ITU) associadas a cateter, estabelecidas pelo CDC/HICPAC em 2009, assinale a afirmativa CORRETA:

  • A.

    Manter o cateter vesical bem fixado e a bolsa coletora no chão, sempre abaixo do nível da bexiga.

  • B.

    Quando houver obstrução do fluxo urinário, desconectar o coletor da sonda, desobstruir o fluxo e reconectar o sistema novamente.

  • C.

    Na manipulação do cateter urinário ou do sistema coletor de urina, usar precauções padrão, e, se necessário incluir avental e luvas.

  • D.

    Considerar sempre o uso do cateter vesical de maior calibre para propiciar boa drenagem e para evitar vazamento de urina ao redor do cateter.

  • E.

    Para obtenção de amostra de urina para urocultura, retirar o volume necessário da bolsa coletora, utilizando rigorosa técnica asséptica.

A inserção de uma sonda de alimentação pelo nariz ou boca até o duodeno, denominada de sonda nasoentérica (SNE), possibilita ao paciente que não consegue ou não quer se alimentar o recebimento de uma dieta capaz de satisfazer as suas necessidades nutricionais. A SNE possibilita ainda a suplementação alimentar em pacientes com exigências nutricionais muito altas. Apesar de se considerar um procedimento relativamente simples e frequente na prática do enfermeiro, tal medida não está isenta de riscos e complicações. Nesse sentido, devem-se considerar todos os aspectos relativos à segurança do paciente durante e após a passagem da sonda, assim como na administração da dieta, de medicamentos e líquidos. Sobre o exposto, é CORRETO afirmar que:

I. Deve-se verificar atentamente todos os dispositivos desde a sua inserção até a conexão, antes de realizar as reconexões, desconexões ou administração da dieta, medicamentos ou soluções.

II. Se, durante a passagem da sonda, o paciente permanecer tranquilo, não apresentar tosse, cianose ou qualquer outro sinal indicativo de complicação e se a ausculta for positiva na região mesogástrica, pode-se considerar por esses dados que a sonda está posicionada dispensando a necessidade de Rx.

III. Identificar a bomba de infusão pela qual a dieta está sendo administrada.

IV. Devem-se utilizar somente equipos de cor azul para infusão de dietas enterais.

V. Deve-se interromper imediatamente a infusão da dieta, se o paciente apresentar diarreia, cólicas ou constipação intestinal.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Somente as afirmativas I, III e IV.

  • B.

    Somente as afirmativas I e IV.

  • C.

    Somente as afirmativas III e V.

  • D.

    Somente as afirmativas III e IV.

  • E.

    Somente as afirmativas I, II e III.

Em relação à obstrução intestinal, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Na obstrução funcional do intestino, a neoplasia de intestino é uma das causas do bloqueio do fluxo normal do conteúdo intestinal.

  • B.

    O sintoma tardio da obstrução do intestino delgado é a dor em espasmos.

  • C.

    Para a drenagem de uma ileostomia, a lubrificação da sonda é contraindicada.

  • D.

    Na troca do dispositivo de ileostomia e na presença de irritação cutânea, a pele em torno da ileostomia não deve ser lavada.

  • E. A obstrução pode ser parcial ou completa, e sua gravidade depende da região do intestino afetada.

A obstrução pode ser parcial ou completa, e sua gravidade depende da região do intestino afetada.

  • A.

    no pneumotórax aberto, a gravidade não depende da velocidade de sangramento torácico.

  • B.

    não é necessário aliviar o pneumotórax hipertensivo, pois esta não é considerada uma medida de emergência.

  • C.

    a ocorrência de enfisema subcutâneo depende do tipo de trauma torácico.

  • D.

    um dos sinais é a dor súbita, que pode ser pleurística.

  • E.

    a expansão torácica continua simétrica no caso de um pneumotórax hipertensivo.

Com o aumento significativo de pessoas portadoras de diabetes mellitus (DM) no Brasil, o Ministério da Saúde vem implementando diversas estratégias de saúde pública, economicamente eficazes, para prevenir o diabetes e suas complicações, através do cuidado integral a esse agravo de forma resolutiva e com qualidade. Em relação ao DM, analise as afirmativas abaixo.

I. O monitoramento do bem-estar físico e emocional do paciente com diabetes é um desafio para a equipe de saúde, especialmente para poder ajudar o paciente a mudar seu modo de viver, o que está diretamente ligado à vida de seus familiares e amigos.

II. O termo diabetes tipo 2 é usado para designar uma deficiência relativa de insulina. A administração de insulina nesses casos, se efetuada, não visa evitar cetoacidose, mas alcançar controle do quadro hiperglicêmico.

III. O teste sanguíneo de hemoglobina glicada, também conhecida como glicohemoglobina e pelas siglas A1C e HbA1C, é muito importante para avaliar o controle glicêmico de médio prazo, refletindo os níveis médios de glicemia ocorridos nos últimos 2 a 3 meses.

IV. As causas modificáveis do diabetes tipo 2 são alimentação inadequada (qualidade e quantidade) e inatividade física.

V. A insulina não deve ser aplicada, via de regra, em local que será muito exercitado, pois pode afetar sua velocidade de absorção.

VI. O efeito da insulina NPH aplicado pela manhã é avaliado pela glicemia antes do jantar; o da insulina noturna, pela glicemia antes do café da manhã do dia seguinte.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Somente as afirmativas I, II, IV e VI estão corretas.

  • B.

    Somente as afirmativas II, III, V e VI estão corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas II, III, V e VI estão corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas I, IV e V estão corretas.

  • E. As afirmativas I, II, III, IV, V e VI estão corretas.

Com relação aos distúrbios respiratórios, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) Os pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada que apresentem hipóxia, distúrbio de conduta, com desorientação e agitação, têm indicação de sedação, uma vez que os sedativos em nada interferem no centro respiratório e ajudam a acalmar o paciente em estado de agitação.

( ) Taquicardia, tremores e palpitações são efeitos colaterais mais comuns dos broncodilatadores.

( ) Não administrar alta vazão de O2 a pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada, sob risco de provocar parada cardiorrespiratória porque a hipóxia é o principal mecanismo de estímulo do centro respiratório nestes indivíduos.

( ) A presença de dor torácica com apreensão, sensação de morte iminente, cianose, dispneia e taquipneia são sintomas comuns na embolia pulmonar.

( ) No sistema de drenagem torácica de frasco único em selo de água, o borbulhamento no tubo de drenagem pode significar o extravazamento persistente de ar a partir do pulmão ou de outros tecidos ou, ainda, um vazamento no sistema.

( ) A influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada por vírus, cuja transmissão se dá de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro e de contato com secreções de vias respiratórias de pessoas infectadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – F – V – F – V – F

  • B.

    F – V – V – V – V – V

  • C.

    V – V – F – F – V – V

  • D.

    F – F – V – V – F – F

  • E.

    V – V – F – V – F – V

No ambiente hospitalar, a enfermagem é responsável pela administração dos medicamentos prescritos pelo médico aos pacientes, portanto, deve conhecer e estar atenta às reações adversas que podem ocorrer. Relacione a coluna 1 com a coluna 2, no que diz respeito às reações adversas dos medicamentos anti-hipertensivos.

´

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    5 – 1 – 4 – 2 – 3

  • B.

    4 – 5 – 3 – 2 – 1

  • C.

    5 – 2 – 1 – 4 – 3

  • D.

    1 – 3 – 5 – 4 – 2

  • E.

    5 – 1 – 2 – 4 – 3

Sobre a cirrose hepática, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) É um distúrbio crônico marcado pela obstrução difusa e regeneração fibrótica das células hepáticas.

( ) Dentre os tipos de cirrose hepática temos a cirrose pós-nefrótica, causada pelo comprometimento hepático a partir da insuficiência cardíaca esquerda.

( ) A cirrose caracteriza-se por lesão crônica irreversível do fígado, fibrose extensa e crescimento nodular.

( ) Independentemente do tipo de cirrose, o paciente pode apresentar sinais e sintomas gastrointestinais como: anorexia, indigestão, náusea e vômitos, constipação e diarreia, e dor abdominal difusa.

( ) Prurido intenso, ressecamento extremo da pele, turgor tissular deficiente e pigmentação anormal da pele estão presentes apenas na cirrose hepática causada por desnutrição e ingestão crônica de álcool.

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    F – F – V – V – F

  • B.

    V – V – F – V – V

  • C.

    V – F – V – V – F

  • D.

    F – V – F – F – V

  • E.

    V – V – V – F – F

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...