Lista completa de Questões sobre Enfermagem Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos distúrbios respiratórios, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) Os pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada que apresentem hipóxia, distúrbio de conduta, com desorientação e agitação, têm indicação de sedação, uma vez que os sedativos em nada interferem no centro respiratório e ajudam a acalmar o paciente em estado de agitação.
( ) Taquicardia, tremores e palpitações são efeitos colaterais mais comuns dos broncodilatadores.
( ) Não administrar alta vazão de O2 a pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada, sob risco de provocar parada cardiorrespiratória porque a hipóxia é o principal mecanismo de estímulo do centro respiratório nestes indivíduos.
( ) A presença de dor torácica com apreensão, sensação de morte iminente, cianose, dispneia e taquipneia são sintomas comuns na embolia pulmonar.
( ) No sistema de drenagem torácica de frasco único em selo de água, o borbulhamento no tubo de drenagem pode significar o extravazamento persistente de ar a partir do pulmão ou de outros tecidos ou, ainda, um vazamento no sistema.
( ) A influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada por vírus, cuja transmissão se dá de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro e de contato com secreções de vias respiratórias de pessoas infectadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V F V F V F
F V V V V V
V V F F V V
F F V V F F
V V F V F V
Complicações como celulite, abscesso, síndrome compartimental, necrose com amputação e/ou seqüela funcional, sangramento maciço e choque. Tais complicações são ocasionadas por qual gênero de serpentes?
Serpentes do Gênero Botrópico e Laquético
Serpentes do Gênero Botrópico e Elapídico
Serpentes do Gênero Laquético e Elapídico
Serpentes do Gênero Laquético e Crotálico
Assinale a alternativa CORRETA.
A monitorização, no seu significado mais amplo, consiste de duas etapas: a observação atenta de um determinado fenômeno variável e a interpretação do significado da sua variação. Os parâmetros que compõem o processo de monitorização mais frequentemente utilizados na circulação extracorpórea são:
temperaturas: da água, do sangue arterial, do paciente; pressão arterial média e pressão da linha arterial; fluxo de perfusão e equilíbrio ácido-base, potássio e hematócrito; anticoagulação, diurese e tempo de perfusão; e circuito.
temperaturas: da água, do sangue arterial, do paciente; pressão arterial média e pressão da linha arterial; fluxo de perfusão e equilíbrio ácido-base, potássio e hematócrito; anticoagulação, diurese e tempo de perfusão; circuito; e nível de consciência.
protocolo de anestesia do paciente; temperaturas: da água, do sangue arterial, do paciente; pressão arterial média e pressão da linha arterial; fluxo de perfusão e equilíbrio ácido-base, potássio e hematócrito; anticoagulação, diurese e tempo de perfusão; e circuito.
presença de convulsão; temperaturas: da água, do sangue arterial, do paciente; pressão arterial média e pressão da linha arterial; fluxo de perfusão e equilíbrio ácido-base, potássio e hematócrito; anticoagulação, diurese e tempo de perfusão; e circuito.
No ambiente hospitalar, a enfermagem é responsável pela administração dos medicamentos prescritos pelo médico aos pacientes, portanto, deve conhecer e estar atenta às reações adversas que podem ocorrer. Relacione a coluna 1 com a coluna 2, no que diz respeito às reações adversas dos medicamentos anti-hipertensivos.
´
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
5 1 4 2 3
4 5 3 2 1
5 2 1 4 3
1 3 5 4 2
5 1 2 4 3
Sobre o comportamento hemodinâmico do organismo, durante a circulação extracorpórea, é CORRETO afirmar que:
a pressão arterial, durante a circulação extracorpórea, reflete a relação entre o fluxo linear de perfusão e a resistência arterial sistêmica; esta última depende do tônus das veias e da viscosidade de sangue.
a energia para a circulação do sangue é fornecida pela bomba arterial que produz turbilhonamento em diversos pontos do circuito.
via de regra a pressão arterial é alta no início da perfusão e se estabiliza nos primeiros 5 a 10 minutos, atingindo um ponto de equilíbrio.
a perfusão cerebral é mantida às custas da preservação dos mecanismos especiais de autorregulação que dependem da pressão arterial, do fluxo da bomba, do pH e, principalmente, da PO2.
inexiste relação direta entre a duração da perfusão e o aparecimento de lesões neurológicas como delírio ou desorientação.
Sobre a cirrose hepática, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) É um distúrbio crônico marcado pela obstrução difusa e regeneração fibrótica das células hepáticas.
( ) Dentre os tipos de cirrose hepática temos a cirrose pós-nefrótica, causada pelo comprometimento hepático a partir da insuficiência cardíaca esquerda.
( ) A cirrose caracteriza-se por lesão crônica irreversível do fígado, fibrose extensa e crescimento nodular.
( ) Independentemente do tipo de cirrose, o paciente pode apresentar sinais e sintomas gastrointestinais como: anorexia, indigestão, náusea e vômitos, constipação e diarreia, e dor abdominal difusa.
( ) Prurido intenso, ressecamento extremo da pele, turgor tissular deficiente e pigmentação anormal da pele estão presentes apenas na cirrose hepática causada por desnutrição e ingestão crônica de álcool.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
F F V V F
V V F V V
V F V V F
F V F F V
V V V F F
A necessidade de proteger o miocárdio, durante a circulação extracorpórea, contra os efeitos da isquemia durante a realização das operações é conhecida de longa data. Analise as afirmativas abaixo, sobre as principais estratégias de proteção do miocárdio.
I. A hipotermia confere um certo grau de proteção miocárdica contra a injúria da isquemia.
II. Quando a aorta é clampeada, durante a cirurgia, por um tempo inferior a 15 ou 20 minutos, e a reserva miocárdica é grande, a isquemia produz lesões da esfera bioquímica e metabólica, inteiramente reversíveis.
III. O manitol e o alopurinol são as principais purinas que têm a propriedade de captar e neutralizar os radicais livres durante a circulação extracorpórea.
IV. A cardioplegia cristaloide intermitente com cloreto de magnésio e cloreto de potássio protege o coração.
V. A cardioplegia sanguínea com o perfusato oxigenado induz a parada diastólica do coração somente em situações de hipotermia.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
Somente a afirmativa IV está correta.
Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Sobre os oxigenadores de bolhas, assinale a alternativa INCORRETA.
Os oxigenadores de bolhas foram largamente utilizados em todo o mundo por quase 50 anos.
Os oxigenadores de bolhas geralmente consistem de uma unidade integrada que incorpora o oxigenador, o permutador de calor, o reservatório arterial e o filtro de cardiotomia.
O sangue não atravessa qualquer silicone à base de espuma nos oxigenadores de bolhas.
Uma placa perfurada ou pulverizador poroso, através do qual o oxigênio é transportado, recebe o sangue venoso nos oxigenadores de bolhas.
Os oxigenadores de bolhas foram os primeiros projetados para serem comercialmente disponíveis de forma completamente descartável.
São medidas para facilitar o esvaziamento da bexiga:
I. proporcionar privacidade ao paciente.
II. abrir uma torneira próxima ao paciente de modo que ele escute o som da água escorrendo.
III. derramar água fria sobre a genitália do paciente.
IV. aplicar bolsa de gelo na região inferior do abdômen ou estimular banho frio.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Somente a afirmativa II está correta.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Uma das reações mais importantes do organismo desencadeadas pela circulação extracorpórea é a resposta inflamatória sistêmica ou generalizada. Qual o principal fator que desencadeia esta resposta?
A baixa oxigenação tissular.
O tipo de anestésico utilizado na cirurgia.
O tempo de duração do procedimento.
O peso do paciente.
O débito cardíaco do paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...