Questões sobre Legislação em Saúde

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Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que, muitas vezes, produzem atitudes e experiências desumanizadoras, que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúd e no res pectivo trabalho e dos usuários no cuidado de si.

Quanto à Política Nacional de Humanização (PNH), julgue os itens a seguir.
Motivar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização e fortalecer iniciativas de humanização existentes são macroobjetivos da PNH.

É competência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República assessorar, direta e indiretamente, o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes voltadas à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e à promoção da sua integração à vida comunitária, o que inclui a promoção da acessibilidade.

Em conformidade com o documento Acessibilidade nas Unidades Básicas de Saúde, julgue os itens a seguir.
De acordo com o referido documento, para vencer desníveis existentes no acesso principal às unidades básicas de saúde, além de trabalhar com rampa suave garantindo um acesso em nível para a edificação, propor também escada.

Analise as afirmativas a seguir:

I. No contexto do atendimento ao público, o profissional proativo é aquele que mantém a qualidade de um agente que se antecipa nas diversas tomadas de decisão.

II. Quando a percepção e as expectativas do usuário sobre a prestação de serviços são maiores que a qualidade do atendimento recebido, ocorre a insatisfação do usuário dos serviços.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

É competência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República assessorar, direta e indiretamente, o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes voltadas à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e à promoção da sua integração à vida comunitária, o que inclui a promoção da acessibilidade.

Em conformidade com o documento Acessibilidade nas Unidades Básicas de Saúde, julgue os itens a seguir.
A acessibilidade é um atributo essencial do ambiente, que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas, e que deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte e na comunicação, exceto nos sistemas e em tecnologias da informação e comunicação.

Ainda sobre o mesmo tema, a Portaria n° 399/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006, especificamente sobre as diretrizes para gestão do SUS no Pacto de Gestão, a “Regionalização é uma diretriz do Sistema Único de Saúde e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores”. O planejamento da Regionalização possui determinados instrumentos, estes que estão expostos corretamente na alternativa:

    A) Plano Diretor de Regionalização – PDR, o Plano Diretor de Desenvolvimento – PDD e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde – PPI,

    B) Plano Formador de Regionalização – PFR, o Plano Diretor de Investimento – PDI e a Programação Universal da Atenção em Saúde – PUAS,

    C) Plano Diretor de Regionalização – PDR, o Plano Vinculativo de Investimento – PVI e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde – PPI,

    D) Plano Formador de Regionalização – PFR, o Plano Diretor de Desenvolvimento – PDD e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde – PPI,

    E) Plano Diretor de Regionalização – PDR, o Plano Diretor de Investimento – PDI e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde – PPI.

HUMANIZAÇÃO

A estratégia de humanização na Enfermagem e no hospital garante um bom atendimento aos pacientes. No entanto, ela também ultrapassa a barreira da assistência, interferindo na eficiência e na qualidade do trabalho da equipe. Quando um paciente é percebido de forma holística, isto é, na sua totalidade, todos os profissionais precisam trabalhar em equipe para fornecer um bom tratamento. Isso faz com que os grupos multiprofissionais fiquem integrados, gerando uma comunicação ativa e direta entre eles.
Isso reflete, novamente, na qualidade do serviço oferecido. Sem contar que, ao treinar o olhar humano, a instituição se torna um ambiente de trabalho agradável e confortável para todos, incluindo os colaboradores.
O fato é que a humanização ainda é um desafio para algumas pessoas por dois grandes motivos: a desvalorização das profissões na área da saúde e a relevância dos aspectos biológicos. Em outras palavras, as ciências médicas priorizam os conhecimentos orgânicos em vez de entenderem o humano como um ser biopsicossocial.
Por consequência, as atitudes humanizadas que integram todas as esferas da vida dos pacientes não são reconhecidas nas grandes clínicas e hospitais. Muitos profissionais acreditam que a humanização é uma estratégia de acolhimento que necessita de longas horas de atenção e dedicação, mas, na verdade, envolve um olhar atencioso, um toque carinhoso e o sentimento de empatia pelo enfermo.
A assistência humanizada não se restringe a chamar o enfermo pelo nome ou apresentar um sorriso frequente. É necessário oferecer um acompanhamento que atenda às suas necessidades, trazendo-o ao foco da sua atenção. Para que isso seja possível, você precisa agir considerando os valores, os ideais e as motivações do paciente.
É claro que a rotina corrida muitas vezes dificulta esse tipo de acompanhamento, sendo muito mais fácil tratar os sintomas da doença. Para que isso não aconteça, existem algumas atitudes que você pode tomar a fim de aprimorar a qualidade da sua sessão. Por exemplo:

• incentivar a equipe hospitalar a conhecer e estudar sobre a humanização na área da saúde;
• conversar com seus pacientes e explicar a rotina do hospital, com o intuito de amenizar as dificuldades de adaptação;
• visitar os pacientes e cumprimentá-los quando há tempo;
• explicar detalhadamente todos os procedimentos realizados e as possíveis consequências, respeitando suas vontades;
• responder a todas as dúvidas de forma respeitosa;
• oferecer o máximo de conforto que se pode ter dentro das possibilidades da instituição.

A humanização na Enfermagem precisa ser trabalhada e desenvolvida para que os pacientes tenham suas escolhas respeitadas, assim como apresentem mais qualidade de vida durante seus tratamentos. Ainda que seja um desafio, seguindo as dicas acima será mais fácil promover um bom acolhimento a cada enfermo.

Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3jb1R1N. 
Leia o texto 'HUMANIZAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Após a leitura cuidadosa do texto, é possível perceber a ideia de que a rotina corrida muitas vezes dificulta o acompanhamento humanizado, sendo muito mais fácil tratar os sintomas da doença. II. De acordo com o texto, as ciências médicas priorizam os conhecimentos sobre o ser humano como um todo, de forma holística, em vez de entenderem mais profundamente os aspectos técnicos e biológicos que afetam a eficácia do tratamento. III. A humanização ainda é um desafio para algumas pessoas por dois grandes motivos: a desvalorização das profissões na área da saúde e a relevância dos aspectos biológicos, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que, muitas vezes, produzem atitudes e experiências desumanizadoras, que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúd e no res pectivo trabalho e dos usuários no cuidado de si.

Quanto à Política Nacional de Humanização (PNH), julgue os itens a seguir.
A humanização supõe, necessariamente, que sejam ultrapassadas as fronteiras dos diferentes núcleos de saber/poder, que se ocupam da produção da saúde como uma política transversal.

A Portaria n° 399/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006 define que “o Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira”. Tal Pacto possui prioridades para se alcançar os objetivos. Considerando a Portaria anteriormente referida, observe as prioridades expostas nas assertivas e assinale a que não compõe uma delas, de acordo com a Portaria n° 399/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006:

    A) Controle das doenças laborais.

    B) Saúde do idoso.

    C) Fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza.

    D) Redução da mortalidade infantil e materna.

    E) Fortalecimento da Atenção Básica.

HUMANIZAÇÃO

A estratégia de humanização na Enfermagem e no hospital garante um bom atendimento aos pacientes. No entanto, ela também ultrapassa a barreira da assistência, interferindo na eficiência e na qualidade do trabalho da equipe. Quando um paciente é percebido de forma holística, isto é, na sua totalidade, todos os profissionais precisam trabalhar em equipe para fornecer um bom tratamento. Isso faz com que os grupos multiprofissionais fiquem integrados, gerando uma comunicação ativa e direta entre eles.
Isso reflete, novamente, na qualidade do serviço oferecido. Sem contar que, ao treinar o olhar humano, a instituição se torna um ambiente de trabalho agradável e confortável para todos, incluindo os colaboradores.
O fato é que a humanização ainda é um desafio para algumas pessoas por dois grandes motivos: a desvalorização das profissões na área da saúde e a relevância dos aspectos biológicos. Em outras palavras, as ciências médicas priorizam os conhecimentos orgânicos em vez de entenderem o humano como um ser biopsicossocial.
Por consequência, as atitudes humanizadas que integram todas as esferas da vida dos pacientes não são reconhecidas nas grandes clínicas e hospitais. Muitos profissionais acreditam que a humanização é uma estratégia de acolhimento que necessita de longas horas de atenção e dedicação, mas, na verdade, envolve um olhar atencioso, um toque carinhoso e o sentimento de empatia pelo enfermo.
A assistência humanizada não se restringe a chamar o enfermo pelo nome ou apresentar um sorriso frequente. É necessário oferecer um acompanhamento que atenda às suas necessidades, trazendo-o ao foco da sua atenção. Para que isso seja possível, você precisa agir considerando os valores, os ideais e as motivações do paciente.
É claro que a rotina corrida muitas vezes dificulta esse tipo de acompanhamento, sendo muito mais fácil tratar os sintomas da doença. Para que isso não aconteça, existem algumas atitudes que você pode tomar a fim de aprimorar a qualidade da sua sessão. Por exemplo:

• incentivar a equipe hospitalar a conhecer e estudar sobre a humanização na área da saúde;
• conversar com seus pacientes e explicar a rotina do hospital, com o intuito de amenizar as dificuldades de adaptação;
• visitar os pacientes e cumprimentá-los quando há tempo;
• explicar detalhadamente todos os procedimentos realizados e as possíveis consequências, respeitando suas vontades;
• responder a todas as dúvidas de forma respeitosa;
• oferecer o máximo de conforto que se pode ter dentro das possibilidades da instituição.

A humanização na Enfermagem precisa ser trabalhada e desenvolvida para que os pacientes tenham suas escolhas respeitadas, assim como apresentem mais qualidade de vida durante seus tratamentos. Ainda que seja um desafio, seguindo as dicas acima será mais fácil promover um bom acolhimento a cada enfermo.

Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3jb1R1N. 
Leia o texto 'HUMANIZAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. É necessário oferecer um acompanhamento que atenda às necessidades dos pacientes, afirma o texto. Para que isso seja possível, deve-se agir considerando os valores, os ideais e as motivações desse indivíduo. II. O texto defende a ideia de que, ainda que a humanização seja um desafio, é sempre possível promover um bom acolhimento a cada enfermo, mesmo que as condições materiais da instituição não sejam favoráveis e que a motivação e a qualificação da equipe sejam insuficientes. III. Ao adotar uma estratégia de humanização na enfermagem no ambiente hospitalar, a instituição se torna um ambiente de trabalho agradável e confortável para todos, incluindo os colaboradores, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que, muitas vezes, produzem atitudes e experiências desumanizadoras, que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúd e no res pectivo trabalho e dos usuários no cuidado de si.

Quanto à Política Nacional de Humanização (PNH), julgue os itens a seguir.
A PNH discorre que a cogestão ocorre ao ouvir a queixa do usuário, considerando as preocupações e angústias dele, fazendo uso de uma escuta qualificada que possibilite analisar a demanda, colocando os limites necessários e garantindo a atenção integral, resolutiva e responsável por meio do acionamento e da articulação das redes internas dos serviços.

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