Questões sobre Legislação em Saúde

Lista completa de Questões sobre Legislação em Saúde para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com a implementação da Política Nacional de Humanização (PNH), o Ministério da Saúde aponta que trabalha para consolidar, prioritariamente, quatro marcas específicas. Dessas marcas, não se inclui:

    A) Serão reduzidas as filas e o tempo de espera com ampliação do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critérios de risco.

    B) Estímulo a processos comprometidos com a produção de saúde e com a produção de sujeitos.

    C) Todo usuário do SUS saberá quem são os profissionais que cuidam de sua saúde, e os serviços de saúde se responsabilizarão por sua referência territorial.

    D) As unidades de saúde garantirão as informações ao usuário, o acompanhamento de pessoas de sua rede social (de livre escolha) e os direitos do código dos usuários do SUS.

    E) As unidades de saúde garantirão gestão participativa aos seus trabalhadores e usuários, assim como educação permanente aos trabalhadores.

HUMANIZAÇÃO

A estratégia de humanização na Enfermagem e no hospital garante um bom atendimento aos pacientes. No entanto, ela também ultrapassa a barreira da assistência, interferindo na eficiência e na qualidade do trabalho da equipe. Quando um paciente é percebido de forma holística, isto é, na sua totalidade, todos os profissionais precisam trabalhar em equipe para fornecer um bom tratamento. Isso faz com que os grupos multiprofissionais fiquem integrados, gerando uma comunicação ativa e direta entre eles.
Isso reflete, novamente, na qualidade do serviço oferecido. Sem contar que, ao treinar o olhar humano, a instituição se torna um ambiente de trabalho agradável e confortável para todos, incluindo os colaboradores.
O fato é que a humanização ainda é um desafio para algumas pessoas por dois grandes motivos: a desvalorização das profissões na área da saúde e a relevância dos aspectos biológicos. Em outras palavras, as ciências médicas priorizam os conhecimentos orgânicos em vez de entenderem o humano como um ser biopsicossocial.
Por consequência, as atitudes humanizadas que integram todas as esferas da vida dos pacientes não são reconhecidas nas grandes clínicas e hospitais. Muitos profissionais acreditam que a humanização é uma estratégia de acolhimento que necessita de longas horas de atenção e dedicação, mas, na verdade, envolve um olhar atencioso, um toque carinhoso e o sentimento de empatia pelo enfermo.
A assistência humanizada não se restringe a chamar o enfermo pelo nome ou apresentar um sorriso frequente. É necessário oferecer um acompanhamento que atenda às suas necessidades, trazendo-o ao foco da sua atenção. Para que isso seja possível, você precisa agir considerando os valores, os ideais e as motivações do paciente.
É claro que a rotina corrida muitas vezes dificulta esse tipo de acompanhamento, sendo muito mais fácil tratar os sintomas da doença. Para que isso não aconteça, existem algumas atitudes que você pode tomar a fim de aprimorar a qualidade da sua sessão. Por exemplo:

• incentivar a equipe hospitalar a conhecer e estudar sobre a humanização na área da saúde;
• conversar com seus pacientes e explicar a rotina do hospital, com o intuito de amenizar as dificuldades de adaptação;
• visitar os pacientes e cumprimentá-los quando há tempo;
• explicar detalhadamente todos os procedimentos realizados e as possíveis consequências, respeitando suas vontades;
• responder a todas as dúvidas de forma respeitosa;
• oferecer o máximo de conforto que se pode ter dentro das possibilidades da instituição.

A humanização na Enfermagem precisa ser trabalhada e desenvolvida para que os pacientes tenham suas escolhas respeitadas, assim como apresentem mais qualidade de vida durante seus tratamentos. Ainda que seja um desafio, seguindo as dicas acima será mais fácil promover um bom acolhimento a cada enfermo.

Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3jb1R1N. 
Leia o texto 'HUMANIZAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Após a leitura e compreensão do texto, é possível perceber a ideia de que a estratégia de humanização na enfermagem no ambiente hospitalar contribui para fazer com que os grupos multiprofissionais fiquem integrados, gerando uma comunicação ativa e direta entre eles. E isso reflete na qualidade do serviço oferecido. II. Visitar os pacientes e cumprimentá-los quando há tempo, disponibilizar acesso irrestrito dos enfermos aos itens da cozinha da instituição, dedicar bastante tempo a conversar com os familiares do usuário dos serviços são formas de aprimorar a qualidade dos serviços em saúde, de acordo com o texto. III. Explicar detalhadamente todos os procedimentos realizados e as possíveis consequências é uma forma de aprimorar a qualidade da sessão de acolhimento ao paciente, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Humanizar é valorizar os usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção da saúde. O HumanizaSUS existe desde 2003 e tem objetivo de efetivar na prática os princípios dos SUS na atenção, gestão e qualificação da saúde pública. São consideradas diretrizes do HumanizaSUS, exceto:

    A) Acolhimento

    B) Gestão participativa

    C) Ambiência

    D) Clinica ampliada e compartilhada

    E) Valorização e defesa apenas do usuário

De acordo com as diretrizes da Política Nacional de Humanização é CORRETO afirmar que “reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde”, o referido trecho traduz o conceito:

    A) gestão participativa e cogestão

    B) acolhimento

    C) ambiência

    D) rede humaniza SUS

    E) clínica ampliada e compartilhada

HUMANIZAÇÃO

A estratégia de humanização na Enfermagem e no hospital garante um bom atendimento aos pacientes. No entanto, ela também ultrapassa a barreira da assistência, interferindo na eficiência e na qualidade do trabalho da equipe. Quando um paciente é percebido de forma holística, isto é, na sua totalidade, todos os profissionais precisam trabalhar em equipe para fornecer um bom tratamento. Isso faz com que os grupos multiprofissionais fiquem integrados, gerando uma comunicação ativa e direta entre eles.
Isso reflete, novamente, na qualidade do serviço oferecido. Sem contar que, ao treinar o olhar humano, a instituição se torna um ambiente de trabalho agradável e confortável para todos, incluindo os colaboradores.
O fato é que a humanização ainda é um desafio para algumas pessoas por dois grandes motivos: a desvalorização das profissões na área da saúde e a relevância dos aspectos biológicos. Em outras palavras, as ciências médicas priorizam os conhecimentos orgânicos em vez de entenderem o humano como um ser biopsicossocial.
Por consequência, as atitudes humanizadas que integram todas as esferas da vida dos pacientes não são reconhecidas nas grandes clínicas e hospitais. Muitos profissionais acreditam que a humanização é uma estratégia de acolhimento que necessita de longas horas de atenção e dedicação, mas, na verdade, envolve um olhar atencioso, um toque carinhoso e o sentimento de empatia pelo enfermo.
A assistência humanizada não se restringe a chamar o enfermo pelo nome ou apresentar um sorriso frequente. É necessário oferecer um acompanhamento que atenda às suas necessidades, trazendo-o ao foco da sua atenção. Para que isso seja possível, você precisa agir considerando os valores, os ideais e as motivações do paciente.
É claro que a rotina corrida muitas vezes dificulta esse tipo de acompanhamento, sendo muito mais fácil tratar os sintomas da doença. Para que isso não aconteça, existem algumas atitudes que você pode tomar a fim de aprimorar a qualidade da sua sessão. Por exemplo:

• incentivar a equipe hospitalar a conhecer e estudar sobre a humanização na área da saúde;
• conversar com seus pacientes e explicar a rotina do hospital, com o intuito de amenizar as dificuldades de adaptação;
• visitar os pacientes e cumprimentá-los quando há tempo;
• explicar detalhadamente todos os procedimentos realizados e as possíveis consequências, respeitando suas vontades;
• responder a todas as dúvidas de forma respeitosa;
• oferecer o máximo de conforto que se pode ter dentro das possibilidades da instituição.

A humanização na Enfermagem precisa ser trabalhada e desenvolvida para que os pacientes tenham suas escolhas respeitadas, assim como apresentem mais qualidade de vida durante seus tratamentos. Ainda que seja um desafio, seguindo as dicas acima será mais fácil promover um bom acolhimento a cada enfermo.

Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3jb1R1N. 
Leia o texto 'HUMANIZAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Segundo o texto, a estratégia de humanização na enfermagem no ambiente hospitalar também ultrapassa a barreira da assistência, interferindo na eficiência e na qualidade do trabalho da equipe. II. Muitos profissionais acreditam que a humanização é uma estratégia de acolhimento que necessita de longas horas de atenção e dedicação, mas, na verdade, envolve um olhar atencioso, um toque carinhoso e o sentimento de empatia pelo enfermo, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que, muitas vezes, produzem atitudes e experiências desumanizadoras, que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúd e no res pectivo trabalho e dos usuários no cuidado de si.

Quanto à Política Nacional de Humanização (PNH), julgue os itens a seguir.
A valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão, que fortalece e estimula processos integradores e promotores de compromissos e de responsabilização é um dos princípios norteadores da PNH.

Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que, muitas vezes, produzem atitudes e experiências desumanizadoras, que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúd e no res pectivo trabalho e dos usuários no cuidado de si.

Quanto à Política Nacional de Humanização (PNH), julgue os itens a seguir.
O mapeamento e a visibilidade de iniciativas e programas de humanização na rede de atenção do SUS, no Ministério da Saúde, a promoção do intercâmbio e a articulação entre eles constituem aspectos importantes na construção do que se denomina Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Em relação às Redes de Atenção à Saúde (RAS), julgue o item a seguir.
A governança das RAS está relacionada à gerência dos pontos de atenção à saúde, dos sistemas de apoio e dos sistemas logísticos, sendo transversal a todas as redes temáticas de atenção à saúde.

A Portaria no 28/2015 reformula o Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS). O PNASS tem como objetivo geral avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade das estruturas, dos processos e dos resultados relacionados ao risco, e o acesso e a satisfação dos cidadãos frente aos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando a apreensão mais completa e abrangente possível de suas realidades, em suas diferentes dimensões, na busca da resolubilidade e da qualidade.

 No que se refere ao PNASS e à Portaria no 28/2015, julgue os itens a seguir.
É objetivo específico do PNASS possibilitar a observação de experiências exitosas para dar apoio à gestão do SUS.

Em relação às Redes de Atenção à Saúde (RAS), julgue o item a seguir.
Há evidências de que os sistemas de atenção à saúde, com base em uma forte orientação para a APS, organizam-se a partir das necessidades de saúde da população, sendo mais efetivos no enfrentamento da situação epidemiológica de hegemonia das condições crônicas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...