Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O valor cultural é utilizado principalmente para o cálculo da quantidade de sementes, geralmente de forrageiras, a ser semeada por unidade de área. Para determinar o percentual do valor cultural, levam-se em consideração os resultados de:
teste de tetrazólio e número de sementes sem casca.
germinação e exame de sementes nocivas.
peso de mil sementes e grau de umidade.
germinação e pureza física.
Durante o armazenamento, as sementes podem sofrer a ação danosa de vários fatores externos, acarretando graves prejuízos à sua qualidade. Dentre esses fatores, dois grupos de fungos, denominados fungos de armazenamento, destacam-se por provocarem redução da germinação, descoloração do tegumento, alterações bioquímicas, produção de toxinas e redução do peso da semente. Esses fungos, são espécies dos gêneros:
Pythium e Phytophthora.
Verticillium e Fusarium
Colletotrichum e Verticillium.
Fusarium e Colletotrichum.
Aspergillus e Penicillium.
Qual o valor da lâmina líquida a ser aplicada em uma área irrigada por aspersão convencional apresentando umidade na capacidade de campo de 0,25 cm3 cm-3, umidade atual de 0,20 cm3 cm-3, profundidade efetiva do sistema radicular de 50 cm?
15 mm
25 mm
35 mm
45 mm
50 mm
Dado que a capacidade de água disponível (CAD) no solo, na profundidade efetiva do sistema radicular da cultura, é de 50 mm e que deve-se efetuar a irrigação quando 50% da CAD tiver sido consumida em um campo cultivado, que apresenta evapotranspiração real da cultura média de 5 mm/dia, qual deverá ser o turno de rega esperado?
Quatro dias.
Cinco dias
Seis dias.
Sete dias.
Oito dias.
Para a caracterização da velocidade de infiltração da água no solo, foi conduzido um teste de campo utilizando-se um cilindro infiltrômetro, tendo sido obtida a função expressa pelo gráfico abaixo apresentado. Qual o valor provável da velocidade de infiltração básica (VIB)?
20 mm/h
15 mm/h
10 mm/h
5 mm/h
0 mm/h
Um microaspersor autocompensante apresenta sua relação funcional entre vazão e pressão expressa na forma exponencial, conforme a equação a seguir:
Q = 45 x Hx
sendo Q a vazão do emissor em L/h, H a carga de pressão em m.c.a. e x o expoente de H. Qual deverá ser o valor mais próximo de x para o emissor?
-1,0
-0,5
0,0
0,5
1,0
Uma floresta manejada de forma adequada deve proporcionar anualmente um rendimento regular e igual, o qual terá de ser equivalente à produção normal da floresta (TAYLOR, 1979). A exploração torna-se possível, quando baseada no controle do material lenhoso em crescimento e no Incremento Médio Anual (IMA), relacionados às condições da floresta. O modelo de exploração pode ser expresso em função do:
controle de áreas.
controle de rendimentos.
controle de classes.
controle de rendimentos e de classes.
controle de áreas, de rendimentos e de classes.
A produção líquida de um povoamento florestal resulta do:
crescimento das árvores em tamanho, volume e peso.
incremento em altura.
incremento em volume.
incremento em área basal.
incremento em diâmetro.
Sustentabilidade é a versão do conceito de produção sustentável e que se caracteriza por uma base ecológica. Sendo assim, pode-se defini-la como:
a colheita de alimentos em um sistema com renovação do sistema de produção.
a colheita de alimentos em sistemas tradicionais.
a colheita perpétua de biomassa de um sistema de produção.
a colheita de alimentos em ecossistemas naturais.
a colheita de biomassa em um sistema perpetuamente, porque a sua capacidade de renovar ou ser renovado não é comprometida.
A legislação ambiental dos tempos atuais tem sua origem associada à Lei nº 4.771 de 1965, que:
instituiu o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).
instituiu o Código Florestal Brasileiro.
trata das Diretrizes e Bases para o Meio Ambiente.
criou o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal.
trata da Recuperação de Áreas Degradadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...