Questões de Engenharia Agronômica do ano 2006

Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Do mesmo modo que ocorre na Medicina Humana e Veterinária, na Agricultura também observa-se os efeitos do uso inadequado de produtos, que são utilizados para assegurar a sanidade das plantas. Há uma preocupação maior no âmbito agrícola pelo fato de, além da atenção dada às plantas devem receber atenção também o usuário, ou seja, o aplicador do defensivo e o ambiente onde se situa os insetos –pragas. A adoção do receituário agronômico como uma preocupação voltada em prol da proteção do homem e do meio ambiente oferece inúmeras vantagens citadas nas alternativas abaixo, EXCETO:

  • A. Contribui para uma maior conscientização do uso de defensivos.
  • B. Facilita a adoção do manejo de pragas, em um processo que envolve a condução de lavouras supervisionadas
  • C. Cria novas condições para uma comunicação mais efetiva entre técnicos e lavradores
  • D. Permite um menor rigor nas fiscalizações dos problemas de ordem toxicológicas.
  • E. Todo receituário deverá estar vinculado a uma Anotação de Responsabilidade Técnica – ART.

Os agrotóxicos podem ser definidos como quaisquer produtos de natureza biológica, física ou química que têm a finalidade de exterminar pragas ou doenças que ataquem as culturas agrícolas. Os agrotóxicos podem ser: pesticidas ou praguicidas, fungicidas, herbicidas. Há padrões de qualidade e de quantidade para o uso dos agrotóxicos. A produção, o comércio e uso dos agrotóxicos dependem de registro prévio junto ao governo federal. Este registro está condicionado ao grau de perigo que o produto representa para o ambiente. Este registro pode ser negado e, se concedido, pode ser posteriormente cancelado.Não pode ser registrado agrotóxico por exemplo, para o qual não se disponha de antídoto. Pode-se impugnar e pedir cancelamento de registros de agrotóxicos questionando prejuízos ao ambiente, aos recursos naturais e à saúde dos trabalhadores. Além disso, eles têm de ser vendidos com rótulos que informem a todos sobre seus perigos, possíveis efeitos prejudiciais, precauções, instruções para caso de acidente.São recomendações corretas para descarte de embalagens vazias de agrotóxicos, EXCETO:

  • A. Não abandone embalagens vazias de agrotóxicos na lavoura em carreadores, caminhos, estradas, cercas e principalmente, nas margens ou em rios, córregos, açudes ou outras fontes de água e ainda nas matas.
  • B. Assegure-se que todas as embalagens estão totalmente vazias. Use todo o conteúdo, não deixando restos
  • C. Embalagens que contenham líquidos devem ser acondicionadas em locais arejados para após serem furadas, lavadas em água corrente e jogadas no lixo
  • D. Ao lidar com embalagens é obrigatório o uso de equipamento de proteção individual (EPI).
  • E. As embalagens de produtos granulados ou pó molháveis não devem sofrer a tríplice lavagem. Devem ser separadas e guardadas temporariamente em local seguro ou depósito intermediário de lixo tóxico até a adequada destinação final.

O manuseio inadequado de agrotóxicos é um dos principais responsáveis por acidentes de trabalho no campo. A ação das substâncias químicas no organismo humano pode ser rápida ou demorar anos para se manifestar. O uso de agrotóxicos tem causado diversas vítimas fatais, além de abortos, fetos com má-formação, suicídios, câncer, dermatoses e outras doenças. Segundo a OMS, há 20.000 óbitos/ano em consequência da manipulação, inalação e consumo indireto de pesticidas nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Os principais assuntos relativos aos riscos na aplicação de agrotóxicos dizem respeito à falta de orientação sobre o uso de agrotóxicos. São eles:

I. Durante a manipulação de agrotóxicos, preparo de calda ou aplicação dos produtos é obrigatório o uso de equipamento de proteção individual (EPI) recomendado.

II. Não desentupa bicos, mangueiras, válvulas, orifícios com a boca. Verifique o funcionamento do equipamento usando apenas água.

III. Não manipule e não aplique agrotóxicos durante as horas mais quentes do dia ou com ventos fortes.

IV. Não misture duas ou mais formulações para aplicação, salvo estejam devidamente autorizadas pelo órgão competente e pelo receituário receita.

V. Respeite o intervalo de segurança para reentrar em lavouras tratadas, observando as recomendações do rótulo, bula ou folheto explicativo. Caso não existam recomendações, aguardar pelo menos 24 horas de intervalo entre o tratamento da lavoura e a reentrada.

VI. Dê leite ou algum medicamento até a chegada de um profissional de saúde competente como médico ou enfermeiro.

VII. Em caso de contato com os olhos utilize apenas um colírio especifico que deverá ser indicado por um médico (oftalmologista).

VIII. Nunca prepare mais calda do que a quantidade a ser aplicada para não sobrar.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Todas as alternativas são corretas.
  • B. Apenas as alternativas I, II, III e VI são corretas
  • C. Todas as alternativas são incorretas.
  • D. Apenas as alternativas I, II, III, IV e VI são corretas.
  • E. As alternativas I, II, III, IV, V e VIII são corretas.

A agricultura orgânica é um sistema de produção que evita ou exclui amplamente o uso de praguicidas ou qualquer tipo de reguladores de crescimento. Diante das incertezas de vários males que assolam a população como o "mal da vaca louca", "gripe aviária" ou produtos geneticamente modificados (OGM), técnicos e agricultores em geral têm contribuído para a ampliação do consumo de alimentos orgânicos.São princípios que orientam a vertente da agricultura orgânica, EXCETO:

  • A. Enfoque sistêmico da unidade produtiva.
  • B. A conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, solo e a água.
  • C. Valorização dos processos biológicos nos sistemas produtivos
  • D. Restrição ao uso de insumos sintéticos nocivos à saúde e ao ambiente(sementes geneticamente modificadas, agrotóxicos e fertilizantes químicos).
  • E. Manutenção e conservação ambiental do processo de monocultivo.

Os cereais constituem a maior fonte de alimentos, tanto para os seres humanos como para os animais. Atualmente, a busca pela qualidade dos grãos e subprodutos é prioridade para produtores, processadores e finalmente para os distribuidores desses produtos. O aprimoramento dos padrões de classificação e o fator de qualidade é um dos assuntos mais discutidos no mundo, com base nas necessidades dos usuários finais dos grãos. Verifica-se portanto, a importância que as pragas de armazenamento passaram a ter na avaliação da qualidade dos grãos. São muitas as espécies de pragas que se encontram em produtos armazenados e seus subprodutos. Dentre elas, destacam-se os insetos -pragas como um dos mais importantes agentes responsáveis pelas perdas ocorridas no armazenamento. A maioria das espécies são cosmopolitas, embora tenham sido disseminadas em todo o mundo em razão principalmente, dos intercâmbios comerciais. São pragas de produtos armazenados, EXCETO:

  • A. Sitophilus oryzae (L)
  • B. Plodia interpunctella
  • C. Zabrotes subfasciatus (Boh., 1833)
  • D. Oligonychus ilicis
  • E. Tribolium castaneum

Assinale a alternativa INCORRETA, considerando os procedimentos técnicos que são usados na Agricultura Orgânica para as atividades do manejo de pragas e doenças:

  • A. Pulverização à base de enxofre simples
  • B. Emprego de iscas convencionais em forma de armadilha.
  • C. Queimadas sistemáticas com a diversificação do sistema produtivo.
  • D. Extratos, caldas e soluções de produtos vegetais como piretro e rotenona.
  • E. Uso de calda bordalesa, calda sulfocálcica, calda viçosa ou soluções a base de óleo mineral, querosene e sabão.

A economia brasileira até o início da década de 1990, apresentava-se praticamente fechada ao comércio internacional. Com a abertura econômica e a própria globalização, houve um aumento substancial na movimentação de mercadorias, propiciando um alto risco de introdução de pragas exóticas. O setor agrícola passa por profundas mudanças no que se refere à sanidade dos produtos agrícolas vegetais. Os acordos internacionais que tratam da proteção de plantas e do estabelecimento de medidas fitossanitárias visam ao mesmo tempo, fortalecer a negociação de commodities e ainda proteger a fauna e a flora de cada país. Para que isto seja cumprido, a efetividade e o sucesso dos sistemas de quarentena devem se basear na integração entre os conhecimentos científicos, administrativos e legislativos. A falta de procedimentos otimizados e harmonizados torna difícil a realização de análises e inspeção fitossanitária pelos serviços quarentenários no Brasil. No que diz respeito aos objetivos das regras fitossanitárias, analise as alternativas abaixo:

I. Determinar um sistema de amostragem e do risco de introdução de pragas quarentenárias, em materiais de embalagem e suporte de mercadorias fabricadas com madeira provenientes do exterior.

II. Identificar organismos exóticos de impacto econômico que não ocorrem no país.

III. Montar um banco de dados sobre insetos e ácaros de expressão quarentenária para o Brasil.

IV. Realizar estudos sobre a biossistemática molecular (marcadores moleculares) de grupos de insetos e ácaros de expressão quarentenária para o Brasil.

V. Elaborar protocolos específicos de identificação, monitoramento e diagnose de pragas quarentenárias.

VI. Buscar aquisição e otimização de métodos imunológicos para a detecção e identificação de pragas quarentenárias.

VII. Aprimorar os conhecimentos sobre a etiologia das pragas quarentenárias passíveis de serem transmitidas por sementes.

Assinale a alternativa verd

  • A. Todas as assertivas estão corretas.
  • B. Apenas as assertivas I, II, III, IV e VII estão corretas
  • C. Apenas as assertivas II, III, VI, VII estão corretas.
  • D. Todas as assertivas estão incorretas
  • E. Apenas as assertivas I, III, IV, VII estão corretas.

As características das plantas daninhas verdadeiras fazem com que estas sejam mais agressivas em termos de desenvolvimento e ocupação rápida de solo. A seguir, são citadas algumas características de agressividades destas plantas:

I. Elevada capacidade de produção de dissemínulos (sementes,bulbos, tubérculos, rizomas,estolons, etc.).

II. Manutenção da viabilidade mesmo em condições desfavoráveis. Exemplo: Convolvulus arvensis, cujas sementes permanecem viáveis, mesmo após 54 meses submersas em água ou após passarem pelo aparelho digestivo do porco ou boi.

III. Capacidade de germinar e emergir a grandes profundidades. Essa característica, muitas vezes, é a causa do insucesso dos herbicidas aplicados no solo.

IV. Grande desuniformidade no processo germinativo. Isto ocorre devido aos inúmeros e complexos processos de dormência, sendo estratégia de sobrevivência das plantas daninhas

. Assinale a alternativa CORRETA:

  • A. As afirmativas II e III são falsas
  • B. Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
  • D. Somente a afirmativa II é falsa.
  • E. Todas as afirmativas são verdadeiras

A calagem constitui prática comum na agricultura brasileira e apresenta diversas características, dentre elas:

  • A.

    Provocar diminuição na capacidade de retenção de cátions (CTC) do solo, pois gera cargas negativas devido ao aumento do ph.

  • B.

    Ter maior efeito residual quanto mais fino for o calcário.

  • C.

    Insolubilizar o Al e o Mn tóxicos, apesar de diminuir a disponibilidade de micronutrientes catiônicos.

  • D.

    Dever ser realizada após a adubação mineral e junto com a semeadura, para evitar perdas de nitrogênio por volatização.

A polinização realizada por Apis melifera tem papel fundamental nas seguintes espécies, por apresentarem, respectivamente, os fenômenos da dicogamia e auto-incompatibilidade:

  • A.

    Fruta-do-conde e maracujá.

  • B.

    Abacate e maçã.

  • C.

    Manga e pêssego.

  • D.

    Mamão e melancia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...