Questões de Engenharia Agronômica da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Para CAFÉ, em geral, as recomendações para uso de corretivos e de fertilizantes consideram, apenas:

  • A.

    calagem; adubação orgânica; adubação de plantio; adubação do 1º ao 4º anos pós-plantio; adubação para lavouras em produção, a partir do 5º ano pós-plantio; adubação para cafeeiros podados.

  • B.

    adubação para produção de mudas; adubação de plantio; adubação de 1º e 2º anos pós-plantio; adubação para lavouras em produção, a partir do 5º ano pós-plantio; adubação para cafeeiros podados.

  • C.

    calagem; adubação orgânica; adubação para produção de mudas; adubação de plantio; adubação de 1º e 2º anos pósplantio; adubação para lavouras em produção, a partir do 5º ano pós-plantio.

  • D.

    calagem; adubação orgânica; adubação de 1º e 2º anos pós-plantio; adubação para lavouras em produção, a partir do 3º ano pós-plantio; adubação para cafeeiros podados.

  • E.

    calagem; adubação orgânica; adubação para produção de mudas; adubação de plantio; adubação de 1º e 2º anos pósplantio; adubação para lavouras em produção, a partir do 3º ano pós-plantio; adubação para cafeeiros podados.

Quanto ao projeto Rurbano, apoiado pela FAPESP e pelo PRONEX/CNPq-FINEP, que tem como expoentes pesquisadores como José Graziano da Silva e Mauro Eduardo Del Grossi:

  • A.

    Tanto os sistemas de produção na agricultura familiar quanto a discussão sobre sustentabilidade na reforma agrária devem considerar a multifuncionalidade ou pluriatividade do produtor rural. Tal afirmação se deve ao fato que o total das rendas nãoagrícolas deve ultrapassar apenas após o final deste Século o montante das rendas agrícolas recebidas pelos moradores rurais, segundo dados publicados pelo projeto Rurbano.

  • B.

    Tanto os sistemas de produção na agricultura familiar quanto a discussão sobre sustentabilidade na reforma agrária devem considerar a multifuncionalidade ou pluriatividade do produtor rural. Tal afirmação se deve ao fato que o total das rendas não-agrícolas já ultrapassou o montante das rendas agrícolas recebidas pelos moradores rurais, segundo dados publicados pelo projeto Rurbano.

  • C.

    Tanto os sistemas de produção na agricultura familiar quanto a discussão sobre sustentabilidade na reforma agrária devem desconsiderar a multifuncionalidade ou pluriatividade do produtor rural. Tal afirmação se deve ao fato que o total das rendas não-agrícolas jamais ultrapassará o montante das rendas agrícolas recebidas pelos moradores rurais, segundo dados publicados pelo projeto Rurbano.

  • D.

    Os setores monocultores da agricultura brasileira devem adotar bases técnicas de multifuncionalidade e de pluriatividade, processo inerente ao empresário agrícola não residente na área rural e não relacionado ao agricultor familiar. Tal afirmação se deve ao fato que o total das rendas não-agrícolas deve ultrapassar o montante das rendas agrícolas recebidas pelos moradores rurais apenas em 90 (noventa) anos, segundo dados publicados pelo projeto Rurbano.

  • E.

    Os setores monocultores da agricultura brasileira, os sistemas de produção na agricultura familiar e a discussão sobre sustentabilidade na reforma agrária devem desconsiderar a multifuncionalidade e a pluriatividade do produtor rural. Tal afirmação se deve ao fato que o total das rendas não-agrícolas jamais deverá ultrapassar o montante das rendas agrícolas recebidas pelos moradores rurais, segundo dados publicados pelo projeto Rurbano.

Considerando os impactos ambientais negativos causados pela aqüicultura, o uso de água de superfície e subterrânea

  • A.

    pode produzir os seguintes impactos: redução na irrigação de plantações, recalque do solo, intrusão de água salgada em corpos aquáticos e em áreas agrícolas, e salinização de aqüíferos de água doce.

  • B.

    produz certamente, e no mínimo, os seguintes impactos: aumento na irrigação de plantações, recalque do solo, intrusão de água salgada em corpos aquáticos e em áreas agrícolas, e salinização de aqüíferos de água doce.

  • C.

    pode produzir os seguintes impactos: competição resultando em alta de preços de rações e fertilizantes para outras atividades, crescimento de empregos nas empresas produtoras de rações e fertilizantes.

  • D.

    pode produzir os seguintes impactos: aumento na irrigação de plantações, decalque do solo, intrusão de água salgada em corpos aquáticos e em áreas agrícolas, e salinização de aqüíferos de água salgada.

  • E.

    produz certamente apenas o decalque do solo, sendo os outros apenas impactos positivos.

Considerando o Código Florestal brasileiro, Lei nº 4.771/1965, em seu Artigo 2º e com redação dada pela Lei nº 7.803/1989, pode-se afirmar:

  • A.

    entre outras áreas, consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito da Lei que institui em 1965 o Código Florestal, as florestas e demais formas de vegetação natural situadas nas encostas ou parte destas, com declividade superior a 90º (noventa graus), equivalente a 100% (cem porcento) na linha de menor declive.

  • B.

    consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito da Lei que institui em 1965 o Código Florestal, apenas as florestas e demais formas de vegetação natural situadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d´água desde seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima seja sempre de 500 (quinhentos) metros.

  • C.

    consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito da Lei que institui em 1965 o Código Florestal, apenas as florestas e demais formas de vegetação natural situadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d´água desde seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima seja sempre de cem (cem) metros.

  • D.

    consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito da Lei que institui em 1965 o Código Florestal, apenas as florestas e demais formas de vegetação natural situadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d´água desde seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima seja sempre de 50 (cinqüenta) metros.

  • E.

    entre outras áreas, consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito da Lei que institui em 1965 o Código Florestal, as florestas e demais formas de vegetação natural situadas no topo de morros, montes, montanhas e serras.

Considerando o Código Florestal brasileiro, Lei nº 4.771/1965, em seu Artigo 3º, pode-se afirmar:

  • A.

    a supressão total ou parcial de florestas de preservação permanente só será admitida com prévia e exclusiva autorização do Poder Executivo Estadual, quando for necessária à execução de obras, planos, atividades ou projetos de utilidade pública ou interesse social.

  • B.

    apenas será admitida a supressão parcial de florestas de preservação permanente com exclusiva e prévia autorização do Poder Executivo Estadual, quando for necessária à execução de obras, planos, atividades ou projetos de utilidade pública ou interesse social.

  • C.

    a supressão total ou parcial de florestas de preservação permanente só será admitida com prévia autorização do Poder Executivo Federal, quando for necessária à execução de obras, planos, atividades ou projetos de utilidade pública ou interesse social.

  • D.

    a supressão total ou parcial de florestas de preservação permanente só será admitida com prévia autorização do Poder Executivo Federal, quando for necessária à execução de obras, planos, atividades ou projetos privados voltados à produção de alimentos.

  • E.

    nunca será permitida a supressão total ou parcial de florestas de preservação permanente.

Considerando a Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 01, de 23 de janeiro de 1986, e a Resolução CONAMA nº 11, de 18 de março de 1986, pode-se afirmar:

  • A.

    todo complexo agro-industrial e todos projetos agropecuários devem apresentar Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental prévio, para efeito de licenciamento ambiental.

  • B.

    todos projetos agropecuários são dispensados de apresentar Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental prévio, para efeito de licenciamento ambiental.

  • C.

    todo complexo agro-industrial e os projetos agropecuários que contemplem áreas acima de 100 (cem) hectares ou menores – quando se tratar de áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental, inclusive nas áreas de proteção ambiental – devem apresentar Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental prévio, para efeito de licenciamento ambiental.

  • D.

    todo complexo agro-industrial e os projetos agropecuários que contemplem áreas acima de 1.000 (mil) hectares ou menores – quando se tratar de áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental, inclusive nas áreas de proteção ambiental – devem apresentar Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental prévio, para efeito de licenciamento ambiental.

  • E.

    as duas citadas Resoluções CONAMA não tratam diretamente nem indiretamente de projetos agropecuários.

Considerando a Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 01, de 23 de janeiro de 1986, e a Resolução CONAMA nº 11, de 18 de março de 1986, o Estudo de Impacto Ambiental desenvolverá, entre outras atividades técnicas, o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto, considerando:

  • A.

    o meio físico e o meio biológico.

  • B.

    o meio físico, o meio biológico e o meio sócio-econômico.

  • C.

    apenas o meio físico.

  • D.

    apenas o meio biológico.

  • E.

    apenas o meio sócio-econômico.

Atenção: Para responder as questões de números 61 a 70 considere um município fictício com o nome de Paraíso do Norte, localizado no Estado de São Paulo. Este município tem forte tradição agropecuária e está localizado no interior do Estado. Trata-se da análise de suas ações em prol do estímulo à agropecuária local.

Será realizada, a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paraíso do Norte-SP, uma licitação para coleta e disposição de resíduos sólidos no município, de modalidade "concorrência", com contrato a ser celebrado contemplando empreitada integral. Esta coleta será base da política de geração de composto orgânico para desenvolvimento e recuperação da área rural. Segundo a Lei nº 8.666, de 21/06/93, o prazo mínimo regular até o recebimento das propostas será de:

  • A.

    05 dias.

  • B.

    15 dias.

  • C.

    45 dias.

  • D.

    60 dias.

  • E.

    90 dias.

Atenção: Para responder as questões de números 61 a 70 considere um município fictício com o nome de Paraíso do Norte, localizado no Estado de São Paulo. Este município tem forte tradição agropecuária e está localizado no interior do Estado. Trata-se da análise de suas ações em prol do estímulo à agropecuária local.

O município de Paraíso do Norte, localizado no Estado de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, está planejando construir um Entreposto Pesqueiro em área municipal localizada frente à represa que cobre parte do território municipal. Segundo a Lei nº 8.666, de 21/06/93, as obras e serviços previstos para este fim somente poderão ser licitados quando houver:

  • A.

    projeto básico aprovado, orçamento detalhado em planilhas, previsão de recursos orçamentários, e o produto esperado estiver contemplado no Plano Plurianual.

  • B.

    conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado exclusivamente técnico, para caracterizar a obra ou serviço, objeto da licitação.

  • C.

    apenas autor do projeto (pessoa física ou jurídica), servidor ou dirigente responsável pela licitação, e o produto esperado estiver contemplado no Plano Plurianual.

  • D.

    previsão de recursos orçamentários e vontade política do gestor público, exclusivamente.

  • E.

    pareceres, perícias e avaliações em geral.

Atenção: Para responder as questões de números 61 a 70 considere um município fictício com o nome de Paraíso do Norte, localizado no Estado de São Paulo. Este município tem forte tradição agropecuária e está localizado no interior do Estado. Trata-se da análise de suas ações em prol do estímulo à agropecuária local.

As modalidades de licitação para o Entreposto Pesqueiro de Paraíso do Norte, tendo em vista os limites e o valor estimado da contratação para obras e serviços de engenharia, poderão ser:

  • A.

    Convite até R$ 10.000,00; ou tomada de preços até R$ 15.000,00; ou concorrência acima de R$ 15.000,00.

  • B.

    Convite até R$ 80.000,00; ou tomada de preços até R$ 650.000,00; ou concorrência acima de R$ 650.000,00.

  • C.

    Convite até R$ 150.000,00; ou tomada de preços até R$ 500.000,00; ou concorrência acima de R$ 500.000,00.

  • D.

    Convite até R$ 80.000,00; ou tomada de preços até R$ 1.500.000,00; ou concorrência acima de R$ 1.500.000,00.

  • E.

    Convite até R$ 150.000,00; ou tomada de preços até R$ 1.500.000,00; ou concorrência acima de R$ 1.500.000,00.

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