Lista completa de Questões de Engenharia Agronômica da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O plantio direto é definido como o processo de semeadura em solo não revolvido, no qual a semente é colocada em sulcos ou covas, com largura e profundidade suficientes para a adequada cobertura e contato das sementes com a terra. É hoje também entendido como um sistema em que, necessariamente, há manutenção da cobertura morta pela não destruição dos resíduos culturais, que fornece proteção física ao solo. A tabela abaixo mostra o efeito de diferentes níveis de resíduos culturais na infiltração e perda de solo, em declividade de 5%.
Com base nas informações contidas na tabela, pode-se afirmar que:
a destruição dos resíduos culturais reduz a infiltração e as perdas de solo;
sistemas sob plantio direto tendem a apresentar maior infiltração de água e menores perdas de solo;
existe uma correlação linear positiva entre quantidade de resíduos e perda de solo;
em pequenas propriedades a não destruição dos resíduos culturais deve ser o principal objetivo, pois evita as perdas de solo, já que nas grandes propriedades isso não é relevante;
existe uma correlação linear negativa entre quantidade de resíduos e infiltração de água no solo.
Relacione as ordens de solo com seu conceito central:
1- LATOSSOLO
2- ARGISSOLO
3- CAMBISSOLO
4- GLEISSOLO
5- ESPODOSSOLO
( ) Solos em estágio intermediário de intemperismo e presença de horizonte Bi;
( ) Solos com presença de horizonte Bt e argila de atividade baixa ou com atividade igual ou superior a 20 cmolc/kg de argila conjugada com valores de alumínio extraível igual ou superior a 4 cmolc/kg de solo, saturação de alumínio superior a 50% e/ou/distrófico;
( ) Solos constituídos de horizonte mineral com horizonte B que apresenta acumulação iluvial de matéria orgânica e compostos de ferro e alumínio, sendo comum a presença de horizonte E albico de cor esbranquiçada;
( ) Solos constituídos de material mineral com horizonte B onde predominam os mecanismos de formação transformação (minerais primários ® minerais secundários) e perda (bases e sílica);
( ) Solos hidromórficos constituídos por material mineral com horizonte de cor neutra ou mais azul que 10Y.
A seqüência correta é:
3, 2, 5, 1, 4;
3, 2, 5, 4, 1;
4, 5, 1, 2, 3;
5, 1, 4, 3, 2;
5, 2, 3, 4, 1.
Abaixo são apresentadas 5 (cinco) classes de solos. Considerando apenas a nomenclatura taxonômica, relacione essas classes às prováveis limitações encontradas. Como limitações considere os fatores utilizados no Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras (Método EMBRAPA).
I- ORGANOSSOLO TIOMÓRFICO;
II- ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO Distrófico abrúptico
III- CAMBISSOLO HÁPLICO Tb Eutrófico gleico;
IV- LATOSSOLO VERMELHO acriférrico; V- LUVISSOLO CRÔMICO ÓRTICO;
( ) Solo com grau moderado de suscetibilidade à erosão e deficiência de fertilidade;
( ) Solo com grau forte de limitação por deficiência de água, grau nulo de deficiência de fertilidade e grau moderado de impedimento à mecanização;
( ) Solo com grau nulo/ligeiro de deficiência de fertilidade e grau ligeiro a moderado de limitação por excesso de água;
( ) Solo com grau forte de limitação por deficiência de nutrientes, sobretudo para o nível de manejo "A";
( ) Solo com excesso de água ou deficiência de oxigenação associado a grau muito forte de limitação por deficiência de fertilidade.
A seqüência correta é:
II, IV, III, V, I;
II, V, III, IV, I;
III, V, IV, I, II;
IV, I, V, III, II;
V, II, I, IV, III.
Na figura abaixo são apresentadas as curvas de retenção de água de três solos.
Com base nesse gráfico, analise as afirmativas a seguir:
I - O solo 1 provavelmente apresenta textura mais argilosa e maior água disponível total.
II - O solo 2 provavelmente apresenta textura média e maior água disponível total.
III - O solo 3 provavelmente apresenta textura arenosa e menor água disponível total.
IV - O solo 2 provavelmente apresenta textura média e água disponível total superior ao solo 3 e inferior ao solo 1.
V - O solo 3 apresenta a menor porosidade total.
São corretas somente as afirmativas:
I e V;
I, III e IV;
II e V;
II, III e V;
III, IV e V.
Em um mapa de aptidão agrícola de terras sob avaliação para instalação de um assentamento agrícola foi encontrada uma unidade de mapeamento com a seguinte simbologia :
Essa simbologia representa:
terras com aptidão regular para dois cultivos anuais para os três níveis de manejo, ocorrendo, em menor proporção, terras com aptidão inferior à representada no mapa;
terras com aptidão regular para dois cultivos anuais para os níveis de manejo A e B e inapta para C. Ocorrência de terras, em menor proporção, com aptidão inferior à representada no mapa;
terras com aptidão regular para dois cultivos anuais para os níveis de manejo A e B e inapta para C. Ocorrência de terras, em menor proporção, com aptidão superior à representada no mapa;
terras com aptidão regular para os três níveis de manejo, ocorrendo em menor proporção terras com aptidão superior à representada pelo mapa;
terras com aptidão regular para os níveis de manejo A e B e inapta para C, ocorrendo terras, em menor proporção, com aptidão inferior à representada no mapa.
De acordo com o Sistema de Capacidade de Uso das Terras, uma terra com a representação IIIe,s pode ser interpretada como:
terras não agricultáveis com limitações por erosão e solo;
terras agricultáveis com limitações por erosão e seca prolongada;
terras agricultáveis com limitações por erosão e solo;
terras não agricultáveis com limitações por excesso de carbonatos e seca prolongada;
terras agricultáveis com limitações por excesso de água e sais.
No Sistema de Capacidade de Uso das Terras, os grupos A, B e C compreendem as seguintes classes, respectivamente:
(I,II), (III,IV) e (V,VI,VII,VIII);
(I,II, III), (IV,V, VI) e (VII,VIII);
(I,II, III), (IV,V) e (VI,VII,VIII);
(I,II,III,IV), (V,VI,VII) e (VIII);
(I,II,III,IV), (V,VI) e (VII,VIII).
- Solos afetados por sais são classificados com base em valores de pH da pasta saturada (pHps), de condutividade elétrica do extrato de saturação (CEes) e da percentagem de sódio tracável (PST). De acordo com a classificação dos solos abaixo, relacione os valores dos índices pHps, CEes e PST, respectivamente:
I-Solo Salino;
II- Solo Salino Sódico;
III- Solo Sódico.
X- pHps < 8,5, CEes > 4dS/m a 25°C, e PST<15;
Y- pHps > 8,5, CEes > 4dS/m a 25°C, e PST<15;
Z- pHps > 8,5, CEes < 4dS/m a 25°C, e PST>15;
W- pHps > 8,5, CEes > 4dS/m a 25°C, e PST>15;
T- pHps < 8,5, CEes > 4dS/m a 25°C, e PST>15;
A seqüência correta é:
II e W, I e Y, III e Z;
I e X, II e W, III e T;
I e X, II e Z, III e T;
III e W, II e X, I e Y;
I e X, II e Y, III e W.
Para recuperar um Solo Salino, devem ser empregadas as seguintes técnicas:
lavagem e drenagem adequada;
lavagem e aplicação de fertilizante;
drenagem adequada e aplicação de corretivo;
lavagem e aplicação de corretivo;
subsolagem e lavagem.
No dia 08/10/97 coletou-se amostra de terra em uma cultura de couve-flor, obtendo-se os seguintes resultados:
A umidade volumétrica em cada horizonte e o armazenamento, em mm, para a profundidade de 60 cm são:
Ap 0,323, AB 0,320, BA 0,302, Lâmina 229,1;
Ap 0,283, AB 0,254, BA 0,211, Lâmina 152,2;
Ap 0,248, AB 0,203, BA 0,148, Lâmina 123,3;
Ap 0,323, AB 0.320, BA 0,302, Lâmina 189,8;
Ap 0,283, AB 0,254, BA 0,211, Lâmina 189,8.
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