Questões de Engenharia Agronômica da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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O plantio direto é definido como o processo de semeadura em solo não revolvido, no qual a semente é colocada em sulcos ou covas, com largura e profundidade suficientes para a adequada cobertura e contato das sementes com a terra. É hoje também entendido como um sistema em que, necessariamente, há manutenção da cobertura morta pela não destruição dos resíduos culturais, que fornece proteção física ao solo. A tabela abaixo mostra o efeito de diferentes níveis de resíduos culturais na infiltração e perda de solo, em declividade de 5%.

Com base nas informações contidas na tabela, pode-se afirmar que:

  • A.

    a destruição dos resíduos culturais reduz a infiltração e as perdas de solo;

  • B.

    sistemas sob plantio direto tendem a apresentar maior infiltração de água e menores perdas de solo;

  • C.

    existe uma correlação linear positiva entre quantidade de resíduos e perda de solo;

  • D.

    em pequenas propriedades a não destruição dos resíduos culturais deve ser o principal objetivo, pois evita as perdas de solo, já que nas grandes propriedades isso não é relevante;

  • E.

    existe uma correlação linear negativa entre quantidade de resíduos e infiltração de água no solo.

Relacione as ordens de solo com seu conceito central:

1- LATOSSOLO

 2- ARGISSOLO

3- CAMBISSOLO

4- GLEISSOLO

 5- ESPODOSSOLO

 ( ) Solos em estágio intermediário de intemperismo e presença de horizonte Bi;

 ( ) Solos com presença de horizonte Bt e argila de atividade baixa ou com atividade igual ou superior a 20 cmolc/kg de argila conjugada com valores de alumínio extraível igual ou superior a 4 cmolc/kg de solo, saturação de alumínio superior a 50% e/ou/distrófico;

( ) Solos constituídos de horizonte mineral com horizonte B que apresenta acumulação iluvial de matéria orgânica e compostos de ferro e alumínio, sendo comum a presença de horizonte E albico de cor esbranquiçada;

( ) Solos constituídos de material mineral com horizonte B onde predominam os mecanismos de formação transformação (minerais primários ® minerais secundários) e perda (bases e sílica);

 ( ) Solos hidromórficos constituídos por material mineral com horizonte de cor neutra ou mais azul que 10Y.

A seqüência correta é:

  • A.

    3, 2, 5, 1, 4;

  • B.

    3, 2, 5, 4, 1;

  • C.

    4, 5, 1, 2, 3;

  • D.

    5, 1, 4, 3, 2;

  • E.

    5, 2, 3, 4, 1.

Abaixo são apresentadas 5 (cinco) classes de solos. Considerando apenas a nomenclatura taxonômica, relacione essas classes às prováveis limitações encontradas. Como limitações considere os fatores utilizados no Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras (Método EMBRAPA).

I- ORGANOSSOLO TIOMÓRFICO;

II- ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO Distrófico abrúptico

III- CAMBISSOLO HÁPLICO Tb Eutrófico gleico;

 IV- LATOSSOLO VERMELHO acriférrico; V- LUVISSOLO CRÔMICO ÓRTICO;

( ) Solo com grau moderado de suscetibilidade à erosão e deficiência de fertilidade;

( ) Solo com grau forte de limitação por deficiência de água, grau nulo de deficiência de fertilidade e grau moderado de impedimento à mecanização;

( ) Solo com grau nulo/ligeiro de deficiência de fertilidade e grau ligeiro a moderado de limitação por excesso de água;

 ( ) Solo com grau forte de limitação por deficiência de nutrientes, sobretudo para o nível de manejo "A";

( ) Solo com excesso de água ou deficiência de oxigenação associado a grau muito forte de limitação por deficiência de fertilidade.

 A seqüência correta é:

  • A.

    II, IV, III, V, I;

  • B.

    II, V, III, IV, I;

  • C.

    III, V, IV, I, II;

  • D.

    IV, I, V, III, II;

  • E.

    V, II, I, IV, III.

Na figura abaixo são apresentadas as curvas de retenção de água de três solos.

Com base nesse gráfico, analise as afirmativas a seguir:

I - O solo 1 provavelmente apresenta textura mais argilosa e maior água disponível total.

 II - O solo 2 provavelmente apresenta textura média e maior água disponível total.

III - O solo 3 provavelmente apresenta textura arenosa e menor água disponível total.

IV - O solo 2 provavelmente apresenta textura média e água disponível total superior ao solo 3 e inferior ao solo 1.

V - O solo 3 apresenta a menor porosidade total.

São corretas somente as afirmativas:

  • A.

    I e V;

  • B.

    I, III e IV;

  • C.

    II e V;

  • D.

    II, III e V;

  • E.

    III, IV e V.

Em um mapa de aptidão agrícola de terras sob avaliação para instalação de um assentamento agrícola foi encontrada uma unidade de mapeamento com a seguinte simbologia :

 Essa simbologia representa:

  • A.

    terras com aptidão regular para dois cultivos anuais para os três níveis de manejo, ocorrendo, em menor proporção, terras com aptidão inferior à representada no mapa;

  • B.

    terras com aptidão regular para dois cultivos anuais para os níveis de manejo A e B e inapta para C. Ocorrência de terras, em menor proporção, com aptidão inferior à representada no mapa;

  • C.

    terras com aptidão regular para dois cultivos anuais para os níveis de manejo A e B e inapta para C. Ocorrência de terras, em menor proporção, com aptidão superior à representada no mapa;

  • D.

    terras com aptidão regular para os três níveis de manejo, ocorrendo em menor proporção terras com aptidão superior à representada pelo mapa;

  • E.

    terras com aptidão regular para os níveis de manejo A e B e inapta para C, ocorrendo terras, em menor proporção, com aptidão inferior à representada no mapa.

De acordo com o Sistema de Capacidade de Uso das Terras, uma terra com a representação IIIe,s pode ser interpretada como:

  • A.

    terras não agricultáveis com limitações por erosão e solo;

  • B.

    terras agricultáveis com limitações por erosão e seca prolongada;

  • C.

    terras agricultáveis com limitações por erosão e solo;

  • D.

    terras não agricultáveis com limitações por excesso de carbonatos e seca prolongada;

  • E.

    terras agricultáveis com limitações por excesso de água e sais.

No Sistema de Capacidade de Uso das Terras, os grupos A, B e C compreendem as seguintes classes, respectivamente:

  • A.

    (I,II), (III,IV) e (V,VI,VII,VIII);

  • B.

    (I,II, III), (IV,V, VI) e (VII,VIII);

  • C.

    (I,II, III), (IV,V) e (VI,VII,VIII);

  • D.

    (I,II,III,IV), (V,VI,VII) e (VIII);

  • E.

    (I,II,III,IV), (V,VI) e (VII,VIII).

- Solos afetados por sais são classificados com base em valores de pH da pasta saturada (pHps), de condutividade elétrica do extrato de saturação (CEes) e da percentagem de sódio tracável (PST). De acordo com a classificação dos solos abaixo, relacione os valores dos índices pHps, CEes e PST, respectivamente:

I-Solo Salino;

II- Solo Salino Sódico;

III- Solo Sódico.

X- pHps < 8,5, CEes > 4dS/m a 25°C, e PST<15;

 Y- pHps > 8,5, CEes > 4dS/m a 25°C, e PST<15;

 Z- pHps > 8,5, CEes < 4dS/m a 25°C, e PST>15;

W- pHps > 8,5, CEes > 4dS/m a 25°C, e PST>15;

T- pHps < 8,5, CEes > 4dS/m a 25°C, e PST>15;

A seqüência correta é:

  • A.

    II e W, I e Y, III e Z;

  • B.

    I e X, II e W, III e T;

  • C.

    I e X, II e Z, III e T;

  • D.

    III e W, II e X, I e Y;

  • E.

    I e X, II e Y, III e W.

Para recuperar um Solo Salino, devem ser empregadas as seguintes técnicas:

  • A.

    lavagem e drenagem adequada;

  • B.

    lavagem e aplicação de fertilizante;

  • C.

    drenagem adequada e aplicação de corretivo;

  • D.

    lavagem e aplicação de corretivo;

  • E.

    subsolagem e lavagem.

No dia 08/10/97 coletou-se amostra de terra em uma cultura de couve-flor, obtendo-se os seguintes resultados:

A umidade volumétrica em cada horizonte e o armazenamento, em mm, para a profundidade de 60 cm são:

  • A.

    Ap 0,323, AB 0,320, BA 0,302, Lâmina 229,1;

  • B.

    Ap 0,283, AB 0,254, BA 0,211, Lâmina 152,2;

  • C.

    Ap 0,248, AB 0,203, BA 0,148, Lâmina 123,3;

  • D.

    Ap 0,323, AB 0.320, BA 0,302, Lâmina 189,8;

  • E.

    Ap 0,283, AB 0,254, BA 0,211, Lâmina 189,8.

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