Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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Para realização do serviço de reforço do subleito, não faz parte da equipe mecânica a(o)

  • A.

    motoniveladora.

  • B.

    trator agrícola.

  • C.

    grade de disco.

  • D.

    rolo compactador Tanden vibratório auto propelido.

  • E.

    caminhão tanque - 10.000 l.

  • A.

    100 m2/h.

  • B.

    180 m2/h.

  • C.

    200 m2/h.

  • D.

    300 m2/h.

  • E.

    330 m2/h.

De acordo com os dados apresentados, assinale a opção correta.

  • A.

    As quantidades previstas para os serviços 110.334 e 300.818, folha 3/7, foram superiores às quantidades medidas.

  • B.

    O Boletim de Medição apresentado refere-se a 10ª Medição da Obra da BR-135/MG.

  • C.

    No boletim de medição de Outubro/2012, folha 3/7, foram medidos os serviços referentes aos itens 9.2, 9.3, 9.4 e 9.6.

  • D.

    Na medição atual, apresentada na fi gura, a quantidade medida para o item concreto estrutural fck=25 MPa foi de 24,399 m3.

  • E.

    Os serviços de superestrutura da ponte sobre o Rio Calindó foram concluídos anteriormente ao mês de setembro.

  • A.

    I0 = 207,357 e I1 = 219,02.

  • B.

    I0 = 217,473 e I1 = 229,545.

  • C.

    I0 = 207,198 e I1 = 217,293.

  • D.

    I0 = 217,872 e I1 = 227,909.

  • E.

    I0 = 217,473 e I1 = 227,137.

  • A.

    Quem determina a produção da equipe mecânica desse serviço é a vassoura mecânica.

  • B.

    Sabendo que a quantidade de cimento asfáltico a ser transportado por tonelada de CBUQ produzida é de 0,06 t/t, o valor correto a ser medido no boletim para o item 220.256 seria de 4,666 t.

  • C.

    Para transportar as 75 t de CBUQ medidos no boletim, são necessárias 14,75 horas de caminhão basculante.

  • D.

    Para a produção de 1 tonelada de CBUQ, o Rolo Tandem permanece mais de 50% do seu tempo improdutivo.

  • E.

    Para a quantidade medida de CBUQ, foram necessárias mais de 15 t de areia.

Os dormentes é um dos principais elementos das vias férreas, com as seguintes funções: suportar os trilhos, manter o eixo da via constante e transmitir ao lastro as ações verticais e horizontais dos eixos dos veículos ferroviários. Com relação a este assunto, assinale o item incorreto.

  • A.

    Os dormentes são estruturas submetidas a esforços dinâmicos repetitivos, os dormentes devem apresentar resiliência compatível com as solicitações. Por isso, são, muitas vezes, empregadas fi bras na composição do concreto.

  • B.

    Os dormentes devem apresentar faces com superfície retangular e limpa, apoio para trilhos plano e liso. Não é permitido nenhum tipo de acabamento para dissimular defeitos.

  • C.

    Os dormentes de concreto devem possuir cobrimento mínimo de 20 mm na base e 30 mm nas demais faces, e o concreto deve apresentar resistência característica mínima de 40 MPa.

  • D.

    Os dormentes de madeira se deterioram pelo tempo de uso e pelo clima, devendo, portanto, ser tratados e recuperados. Este tratamento é realizado em estações de tratamento de dormentes com o uso de herbicidas.

  • E.

    A escolha do material a ser utilizado para estes fi ns depende de um estudo da análise de viabilidade econômica, que considere, entre outros fatores, o custo de fabricação, o preço de colocação, substituição e a manutenção e o valor residual.

O início das atividades de preservação de madeira no Brasil teve como base o tratamento de dormentes pela indústria ferroviária e dos postes para redes de distribuição de energia elétrica. A seleção adequada do preservante a ser utilizado e a escolha do método de aplicação são condições fundamentais para conferir uma boa proteção e exigem o conhecimento das condições de agressividade biológica a que a madeira está sujeita quando empregada, além de sua permeabilidade e resistência natural. O produto utilizado na preservação da madeira deve apresentar diversas características apresentadas abaixo.

Com relação a essas características, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Ser tóxico aos organismos como fungos e insetos.

  • B.

    Não ser de utilização perigosa no momento do tratamento.

  • C.

    Resistir a perdas por evaporação e/ou lixiviação.

  • D.

    Não alterar as propriedades físicas e mecânicas da madeira.

  • E.

    Apresentar custos razoáveis a fi m de assegurar a competitividade da madeira preservada em relação a outros materiais.

Com relação ao modal de transporte rodoviário de carga no Brasil, analise as assertivas com V para as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Possui maior representatividade entre as modais.

( ) Alto custo de implantação.

( ) Alta capacidade de carga sem limitação de volume e peso.

( ) Adequado para curtas e médias distâncias.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta de letras.

  • A.

    F – F – V - V.

  • B.

    V – F – F - V.

  • C.

    V – F – V - F.

  • D.

    V – V - F - F.

  • E.

    F – V- F - V.

Entende-se por projeto geométrico de uma estrada ao processo de correlacionar os seus elementos físicos com as características de operação, frenagem, aceleração, condições de segurança, conforto. Com relação ao projeto de estradas, marque o INCORRETO.

  • A.

    A diretriz geral é a reta que liga os pontos extremos da estrada, representando a solução de menor distância para realizar a ligação entre os pontos extremos.

  • B.

    A poligonal levantada topograficamente na fase de exploração recebe a denominação de eixo de exploração ou poligonal de exploração.

  • C.

    A diretriz parcial é cada uma das retas que liga dois pontos obrigatórios intermediários. Do estudo de todas as diretrizes parciais resulta a escolha das diretrizes que fornecerão o traçado final da estrada.

  • D.

    A planta baixa é a representação da projeção da estrada sobre uma superfície cilíndrica vertical que contém o eixo da estrada em planta.

  • E.

    Uma rampa (aclive ou declive) é a inclinação longitudinal de um trecho reto do greide, no projeto em perfil.

Quais são os elementos que compõem a drenagem superficial de uma rodovia?

  • A.

    Sarjetas, valetas de proteção, bueiros de greide, entradas e descidas d'água e declividade transversal da pista.

  • B.

    Descidas d'água, valetas de proteção, colchão drenante, bueiros de greide e bueiros de grota.

  • C.

    Bueiros de greide e de grota, entradas d'água, sarjetas e declividade transversal da pista.

  • D.

    Sarjetas, descidas d'água, bueiros de grota, valeta de proteção e colchão drenante.

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