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O volume desse sólido de material laterítico, avaliado pela conforme as normas da engenharia rodoviária, é, aproximadamente, de
2.400m³
2.180m³
2.050m³
2.450m³
2.300m³
Se a distância média de transporte(DMT), entre a jazida de material e o segmento rodoviário onde vai ser aplicado o material escavado, é de 12km, o momento de transporte para levar todo o volume avaliado até à pista é, aproximadamente, de
28.800t.km
47.080t.km.
44.300t.km
49.600t.km
26.160t.km.
Se todo o volume escavado e transportado para a pista for utilizado para revestir uma estrada vicinal, executada conforme as normas da engenharia rodoviária, de largura igual a 6,20m e espessura acabada do revestimento de 20,00cm, o volume escavado é suficiente para revestir, em números próximos, quantos quilômetros da estrada?
1,76km
1,98km
1,85km
1,53km
1,96km
Os chamados tratamentos superficiais para pavimentação consistem em aplicação de ligantes asfálticos e agregados sem mistura prévia, na pista, com posterior compactação que promove o recobrimento parcial e a adesão entre agregados e ligantes. Nesse sentido, aponte a alternativa INCORRETA em relação às principais funções do tratamento superficial.
Proporcionar uma camada de rolamento de pequena espessura, porém, de alta resistência ao desgaste.
Aumentar substancialmente a resistência estrutural do pavimento e corrigir irregularidades (longitudinais ou transversais) da pista caso seja aplicado em superfície com esses defeitos.
Impermeabilizar o pavimento e proteger a infraestrutura do pavimento.
Proporcionar um revestimento antiderrapante.
Proporcionar um revestimento de alta flexibilidade que possa acompanhar deformações relativamente grandes da infraestrutura.
Analise as assertivas a seguir sobre a utilização de curvas horizontais com transição no projeto geométrico de rodovias.
I. Sua utilização permite uma variação contínua da superelevação.
II. O trecho em transição possui um raio que varia de infinito até o valor do raio da curva circular.
III. Geram um traçado que possibilita que a trajetória do veículo aproxime-se do traçado da pista.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Na sinalização horizontal, pode-se utilizar a marcação de faixas reversíveis (MFR) como uma alternativa para o controle do trânsito. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas sobre esse tipo de sinalização:
I. A MFR delimita a faixa que pode ter seu sentido de circulação invertido temporariamente, em função da demanda do fluxo de veículos.
II. A MFR é demarcada por duas linhas seccionadas paralelas.
III. As linhas devem ser colocadas somente nos limites internos das faixas sujeitas à reversão de sentido, sendo as linhas internas remanescentes marcadas de modo usual.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Para projetos de pontes de concreto armado, na avaliação da carga devida ao peso da pavimentação, deve ser adotado para peso específico do material empregado o valor mínimo de:
18 kN/m³;
20 kN/m³;
22 kN/m³;
24 kN/m³;
30 kN/m³.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Para possibilitar a análise dos movimentos internos à área de pesquisa, em um estudo de planejamento de transportes numa área urbana, faz-se a subdivisão dessa área em
linha de contorno ou cordão externo (cordon-line).
centroides e isócronas.
árvores de caminhos de menor tempo.
zonas de tráfego.
linhas de aferição ou de controle (screen-line).
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com o Manual de Projeto Geométrico de Rodovias Rurais (IPR 706 - 1999), o acréscimo total de largura da pista, ao longo das curvas de concordância horizontal, para possibilitar a manutenção dos afastamentos transversais necessários entre veículos em movimento, em condições de segurança, é denominado:
taper.
via marginal.
terceira faixa.
superelevação
superlargura.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Ao se realizar um estudo de planejamento de transportes, em uma grande área urbana, dispondo-se de muitos dados de pesquisas, no qual o cliente do transporte de passageiros tenha muitas alternativas, o técnico deve escolher uma técnica de divisão modal das viagens que permita simular, calibrar e representar melhor a escolha do modo de transporte pelo usuário. Para isso, ele deve utilizar o
Método do Modelo Gravitacional.
Modelo do Fator Uniforme.
Modelo Anterior à Distribuição das Viagens.
Método de Fratar.
Modelo Posterior à Distribuição das Viagens.
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