Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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O volume desse sólido de material laterítico, avaliado pela conforme as normas da engenharia rodoviária, é, aproximadamente, de

  • A.

    2.400m³

  • B.

    2.180m³

  • C.

    2.050m³

  • D.

    2.450m³

  • E.

    2.300m³

Se a distância média de transporte(DMT), entre a jazida de material e o segmento rodoviário onde vai ser aplicado o material escavado, é de 12km, o momento de transporte para levar todo o volume avaliado até à pista é, aproximadamente, de

  • A.

    28.800t.km

  • B.

    47.080t.km.

  • C.

    44.300t.km

  • D.

    49.600t.km

  • E.

    26.160t.km.

Se todo o volume escavado e transportado para a pista for utilizado para revestir uma estrada vicinal, executada conforme as normas da engenharia rodoviária, de largura igual a 6,20m e espessura acabada do revestimento de 20,00cm, o volume escavado é suficiente para revestir, em números próximos, quantos quilômetros da estrada?

  • A.

    1,76km

  • B.

    1,98km

  • C.

    1,85km

  • D.

    1,53km

  • E.

    1,96km

Os chamados tratamentos superficiais para pavimentação consistem em aplicação de ligantes asfálticos e agregados sem mistura prévia, na pista, com posterior compactação que promove o recobrimento parcial e a adesão entre agregados e ligantes. Nesse sentido, aponte a alternativa INCORRETA em relação às principais funções do tratamento superficial.

  • A.

    Proporcionar uma camada de rolamento de pequena espessura, porém, de alta resistência ao desgaste.

  • B.

    Aumentar substancialmente a resistência estrutural do pavimento e corrigir irregularidades (longitudinais ou transversais) da pista caso seja aplicado em superfície com esses defeitos.

  • C.

    Impermeabilizar o pavimento e proteger a infraestrutura do pavimento.

  • D.

    Proporcionar um revestimento antiderrapante.

  • E.

    Proporcionar um revestimento de alta flexibilidade que possa acompanhar deformações relativamente grandes da infraestrutura.

Analise as assertivas a seguir sobre a utilização de curvas horizontais com transição no projeto geométrico de rodovias.

I. Sua utilização permite uma variação contínua da superelevação.

II. O trecho em transição possui um raio que varia de infinito até o valor do raio da curva circular.

III. Geram um traçado que possibilita que a trajetória do veículo aproxime-se do traçado da pista.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e III.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Na sinalização horizontal, pode-se utilizar a marcação de faixas reversíveis (MFR) como uma alternativa para o controle do trânsito. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas sobre esse tipo de sinalização:

I. A MFR delimita a faixa que pode ter seu sentido de circulação invertido temporariamente, em função da demanda do fluxo de veículos.

II. A MFR é demarcada por duas linhas seccionadas paralelas.

III. As linhas devem ser colocadas somente nos limites internos das faixas sujeitas à reversão de sentido, sendo as linhas internas remanescentes marcadas de modo usual.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Para projetos de pontes de concreto armado, na avaliação da carga devida ao peso da pavimentação, deve ser adotado para peso específico do material empregado o valor mínimo de:

  • A.

    18 kN/m³;

  • B.

    20 kN/m³;

  • C.

    22 kN/m³;

  • D.

    24 kN/m³;

  • E.

    30 kN/m³.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Para possibilitar a análise dos movimentos internos à área de pesquisa, em um estudo de planejamento de transportes numa área urbana, faz-se a subdivisão dessa área em

  • A.

    linha de contorno ou cordão externo (cordon-line).

  • B.

    centroides e isócronas.

  • C.

    árvores de caminhos de menor tempo.

  • D.

    zonas de tráfego.

  • E.

    linhas de aferição ou de controle (screen-line).

De acordo com o Manual de Projeto Geométrico de Rodovias Rurais (IPR 706 - 1999), o acréscimo total de largura da pista, ao longo das curvas de concordância horizontal, para possibilitar a manutenção dos afastamentos transversais necessários entre veículos em movimento, em condições de segurança, é denominado:

  • A.

    taper.

  • B.

    via marginal.

  • C.

    terceira faixa.

  • D.

    superelevação

  • E.

    superlargura.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Ao se realizar um estudo de planejamento de transportes, em uma grande área urbana, dispondo-se de muitos dados de pesquisas, no qual o cliente do transporte de passageiros tenha muitas alternativas, o técnico deve escolher uma técnica de divisão modal das viagens que permita simular, calibrar e representar melhor a escolha do modo de transporte pelo usuário. Para isso, ele deve utilizar o

  • A.

    Método do Modelo Gravitacional.

  • B.

    Modelo do Fator Uniforme.

  • C.

    Modelo Anterior à Distribuição das Viagens.

  • D.

    Método de Fratar.

  • E.

    Modelo Posterior à Distribuição das Viagens.

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