Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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Julgue os próximos itens, relativos a transportes e logística.

O modo de transporte ferroviário apresenta vantagens em relação aos demais quanto à disponibilidade — dimensão que se refere ao número de localidades onde o modo de transporte encontra-se presente.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à utilização dos levantamentos topográficos na elaboração de projetos, julgue os itens a seguir.

Para o projeto geométrico de estradas, é possível utilizarem-se softwares CAD, além de softwares topográficos, desde que possuam as funções necessárias para esse fim.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à utilização dos levantamentos topográficos na elaboração de projetos, julgue os itens a seguir.

Em projetos de terraplenagem para estradas, é importante o cálculo do volume de terra a ser movimentado. Considerando-se a cota do greide, o volume de terra entre as seções transversais pode ser estimado, entre outros métodos, pela média das áreas de duas seções transversais consecutivas multiplicadas pela distância entre essas seções.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 108 a 112, relativos à geodésia.

O geoide é limitado por uma superfície equipotencial do campo gravitacional da Terra que coincide com o nível médio, não perturbado dos mares, sendo estável e de simples modelagem matemática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 108 a 112, relativos à geodésia.

Um datum altimétrico, como o marégrafo de Imbituba – SC, serve como referência para a determinação das alturas geométricas em dada região.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a modais de transporte no Brasil, assinale a opção que apresenta uma assertiva incorreta.

  • A.

    O principal modo de transporte no Brasil é o rodoviário, respondendo por mais da metade do volume de movimentação nacional de cargas e por quase metade do transporte interestadual de passageiros.

  • B.

    O modal ferroviário tem como característica marcante a elevada capacidade de carga. Além de comportar grandes volumes, o modal se destaca pela efi ciência energética e pelo menor impacto ambiental causado, quando comparado aos transportes rodoviário e aquaviário.

  • C.

    O desequilíbrio na participação do modo hidroviário na matriz de transportes é nítido no Brasil. Além de impactos signifi cativos na redução da emissão de gases poluentes e na redução do custo de frete, uma maior participação do transporte hidroviário na matriz do Brasil contribuiria para a redução do fl uxo de caminhões nas rodovias, o que diminuiria os acidentes de trânsito e possibilitaria menores gastos com a manutenção dos corredores rodoviários.

  • D.

    A rede de rodovias federais pavimentadas refl ete, em especial, os avanços conseguidos principalmente na década de 1970, quando o país direcionou seus investimentos para o modal rodoviário. No entanto, esses investimentos diminuíram gradativamente até seu ponto mais baixo, em meados dos anos 1990, tendo comprometido a qualidade da malha frente à necessidade do setor e da expansão da economia nacional.

  • E.

    O transporte aquaviário de passageiros é uma das principais formas de locomoção na Região Norte do país. Essa região possui vasta malha hidrográfi ca interligando diversos municípios de difícil acesso rodoviário. O transporte fl uvial é, assim, relevante para as comunidades locais e assume forte papel socioeconômico.

No que se refere a questões técnicas e ambientais associadas á implantação de rodovias, é incorreto afirmar que:

  • A.

    para evitar a erosão e aumentar a infi ltração da água no solo no caso de implantação de rodovias, podemse utilizar técnicas de contenção de água pluvial. Uma dessas técnicas é a denominada “barraginha”. Criamse, ao longo das rodovias, pequenos reservatórios, cuja fi nalidade é armazenar água durante eventos pluviosos, favorecendo, após, a infi ltração do volume de água armazenado.

  • B.

    no caso da transposição de talvegues, as rodovias podem represar grandes volumes de água, uma vez que o escoamento se origina de uma área de drenagem que pode ser muito extensa. As águas que escoam pelos talvegues, por condicionantes hidrológicas ou construtivas da rodovia, têm de fl uir para jusante, sem comprometimento da estrutura da estrada. Esse objetivo é alcançado com a introdução de uma ou mais linhas de bueiros sob os aterros ou a construção de pontilhões ou pontes, transpondo os cursos d'água.

  • C.

    entre os impactos ambientais negativos que costumam ocorrer na fase de operação de rodovias, pode-se citar a alteração no ordenamento do uso do solo, o assoreamento de corpos hídricos, o atropelamento de animais e o aumento do nível de ruído e vibrações na área de infl uência direta.

  • D.

    a drenagem superfi cial de uma rodovia tem como objetivo interceptar e captar as águas provenientes de suas áreas adjacentes e aquelas que se precipitam sobre a estrada, resguardando a segurança e a estabilidade da via e conduzindo as águas captadas a um deságue seguro. São vários os dispositivos que podem ser utilizados para a drenagem superfi cial, tais como as valetas de proteção de corte e de aterro, as sarjetas de corte, as caixas coletoras e os bueiros, entre outros.

  • E.

    tendo em vista a especifi cidade dos projetos rodoviários, o processo de licenciamento ambiental de rodovias está submetido a procedimento administrativo próprio, estabelecido pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, que é a instância responsável pela emissão das licenças ambientais da malha rodoviária federal.

  • A.

    2 – 3 – 4 – 5 – 1

  • B.

    2 – 1 – 4 – 5 – 2

  • C.

    1 – 2 – 3 – 4 – 5

  • D.

    4 – 1 – 3 – 5 – 2

  • E.

    2 – 5 – 4 – 2 – 1

Pavimento: superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras fi nitas, assentados sobre um semiespaço considerado teoricamente como infi nito (infraestrutura ou terreno de fundação) a qual é designada de subleito (Manual do DNIT, 2006).

Julgue os itens subsequentes, relativos a pavimentação.

I. O revestimento tradicional é a camada, o mais impermeável possível, que recebe diretamente a ação do rolamento dos veículos.

II. Base de um pavimento, sobre a qual se constrói um revestimento, é a camada destinada a resistir aos esforços verticais oriundos dos veículos, distribuindo tais esforços sobre o terreno.

III. Sub-base é a denominação dada ao terreno de fundação de um pavimento ou revestimento.

IV. Subleito é a camada corretiva da sub-base, ou complementar à base, que é utilizada quando, por qualquer circunstância, não é aconselhável construir o pavimento diretamente sobre a base.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    II e III.

O Sistema de Custos Rodoviários do DNIT (SICRO) utiliza metodologia e critérios para o cálculo dos custos unitários dos insumos e serviços necessários à execução das obras de construção, restauração e sinalização rodoviária e dos serviços de conservação rodoviária. De acordo com a metodologia adotada pelo SICRO, indique qual das opções apresenta corretamente os critérios de medição a serem adotados.

  • A.

    O serviço de desmatamento, destocamento e limpeza de árvores com diâmetro entre 0,15m e 0,30m serão medidos em função da área efetivamente trabalhada.

  • B.

    A medição do serviço de regularização do subleito será feita por m3 de acordo com a seção transversal do projeto, incluindo mão-de-obra, equipamentos eventuais, e transporte de água.

  • C.

    Os serviços de imprimação e pintura de ligação serão medidos através da área efetivamente executada, em m2, incluídas todas as operações, abrangendo armazenamento, perdas e transporte do material betuminoso, dos tanques de estocagem à pista.

  • D.

    O serviço de limpeza e enchimento de juntas de pavimento de concreto será medido por m3 de pavimento executado, incluindo mão-de-obra, equipamentos, eventuais, e materiais.

  • E.

    Nos serviços de concreto betuminoso usinado a quente, o transporte da mistura até a pista será medido em m3.km.

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