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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Há algumas diferenças marcantes entre os projetos geométricos de uma ferrovia e uma rodovia. Dentre elas, pode-se citar o fato de que o projeto ferroviário:
possui inclinações maiores e raios maiores;
possui maiores variações de inclinação e raios maiores;
possui maiores variações de inclinação e raios menores;
possui menores variações de inclinação e raios maiores;
possui inclinações menores e raios menores.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Na etapa de alocação de viagens, na modelagem clássica de atribuição de viagens, busca-se definir
as rotas utilizadas entre os pares de zonas de tráfego, para cada modo, e obter os carregamentos.
a divisão modal, na qual as viagens são realizadas entre cada par de zonas.
as quantidades de viagens produzidas e atraídas em cada zona de tráfego.
as relações entre as características das viagens e de uso do solo.
os fluxos interzonais e a relação causal associada às viagens.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Nas ferrovias, existe uma força de resistência que exerce bastante influência no movimento dos veículos, mas que tem pouco impacto no caso de veículos rodoviários. Esse tipo de força é a resistência:
das curvas;
do ar;
da temperatura;
da pressão;
da gravidade.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Quando se realiza um estudo de planejamento de transportes em uma grande área urbana, tradicionalmente, na modelagem clássica, os técnicos utilizam etapas sequenciais. Após a fase inicial de inventários dos sistemas de transporte coletivo, sistemas viários e uso do solo, pesquisa domiciliar de O/D (origem/destino), estão, ainda, nesta ordem:
expansão da amostra, geração, alocação, distribuição das viagens e divisão modal.
geração, expansão da amostra, divisão modal, alocação e distribuição das viagens.
expansão da amostra, geração, distribuição das viagens, divisão modal e alocação.
expansão da amostra, geração, distribuição das viagens, alocação e divisão modal.
geração, expansão da amostra, distribuição das viagens, divisão modal e alocação.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
De acordo com a lei federal 12379/2011, as ferrovias integrantes do Subsistema Ferroviário Federal são designadas pelos símbolos EF ou AF. Desse modo, a ferrovia EF 354 é uma ferrovia:
longitudinal;
transversal;
diagonal;
de ligação;
de acesso.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Para acompanhar e analisar a evolução das principais variações cíclicas médias da demanda, seja de clientes, num trecho de um sistema de transporte coletivo ou do fluxo de veículos, em um trecho de uma via urbana ou numa rodovia, são necessários dados e pesquisas representativas, em função, basicamente, de hora,
sentido do fluxo, manutenção na via, veículos quebrados e o mês.
sentido do fluxo, dia da semana, acidentes, condições climáticas e ano.
condições climáticas, manutenção na via e dia da semana.
sentido do fluxo, dia da semana, dia do mês, o mês e ano.
condições climáticas, manutenção na via e dia do mês.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A bitola de uma via férrea é uma característica fundamental tanto do seu traçado como da exploração econômica da ferrovia. Assim, em relação à bitola larga, uma via construída com bitola métrica usualmente:
possui curvas de maior raio;
tem maior resistência à tração;
demanda maior largura de plataforma;
possui material rodante mais barato;
demanda maiores gastos na construção de obras de arte.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Uma nova linha de metrô será inaugurada e, pelos estudos de previsão de demanda, atenderá de imediato cerca de 18.000 clientes/h, no trecho, sentido e hora de pico mais carregados, operando com trens de 6 carros, com capacidade máxima de 300 pessoas cada um. Para que se tenha um bom padrão de conforto, a ocupação desejada será de 50% da máxima, devendo, desta forma, a linha operar com um headway máximo de, em segundos,
300.
180.
360.
120.
240.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Dormentes de madeira são amplamente empregados em vias férreas. Para garantir sua durabilidade, porém, é necessário realizar o tratamento químico da madeira, através de preservativos oleosos ou hidrossolúveis, de forma a torná-la tóxica a fungos e insetos. Um preservativo oleoso é:
CZA;
CCA;
Sal de Wolman UAR;
Woldanit CB;
Creosoto.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Um corredor exclusivo de ônibus urbano, com 25 km de extensão em cada sentido, operando com veículos biarticulados (Ocupação com conforto = 105 passageiros sentados), com velocidade comercial média de 30 km/h, com tempos parados no terminal principal de 12 minutos e no terminal secundário de 8 minutos e uma demanda de 8.400 passageiros/sentido na hora de pico, na seção mais carregada, em cada sentido, necessita de uma frota mínima, de
120 ônibus.
80 ônibus.
140 ônibus.
160 ônibus.
180 ônibus.
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