Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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A maior parte dos materiais utilizados nas camadas granulares de pavimentos flexíveis é oriunda de ocorrências naturais, denominadas de jazidas de solos. Sobre o estudo de jazidas de materiais para camada de base, assinale a opção que apresenta informações referentes a materiais adequados para uso na execução dessas camadas, em pavimentos rodoviários, conforme Norma DNIT, com tráfego projetado para N ≥ 6 x 106.

  • A.

    CBR ≥ 80 % e Expansão ≤ 1 %

  • B.

    CBR ≥ 80 % e Expansão ≤ 0,5 %

  • C.

    CBR ≥ 60 % e Expansão ≤ 0,5

  • D.

    CBR ≥ 60 % e Expansão ≤ 1 %

Permite a utilização do cimento asfáltico de petróleo (CAP), na forma líquida, à temperatura ambiente, com uma viscosidade compatível com o seu uso, sendo utilizado como solvente a gasolina ou a nafta (fração leve).

As características apresentadas acima correspondem ao produto denominado

  • A.

    emulsão asfáltica catiônica de ruptura rápida.

  • B.

    emulsão asfáltica aniônica de ruptura média.

  • C.

    asfalto diluído tipo cura média.

  • D.

    asfalto diluído tipo cura rápida.

O revestimento asfáltico é uma importante camada dos pavimentos flexíveis por resistir aos esforços tangenciais provenientes do tráfego, promovendo ainda a impermeabilização do pavimento. Sobre a caracterização de materiais constituintes de revestimentos betuminosos, assinale a opção correta.

  • A.

    A faixa de teor de asfalto em peso está normalmente entre 4,5 a 6,0%, dependendo da forma dos agregados, da massa específica, da viscosidade e do tipo do ligante.

  • B.

    Uma forma de tornar concretos asfálticos ainda mais resistentes e duráveis, em vias de tráfego pesado, é substituir o ligante modificado por polímero pelo ligante asfáltico convencional.

  • C.

    A areia asfalto usinada a quente é normalmente empregada como revestimento de rodovias de tráfego muito elevado (N > 107).

  • D.

    As lamas asfálticas consistem basicamente de uma associação, em consistência fluida, de material de enchimento (fíler), asfalto diluído e água, sem o emprego de agregados minerais.

De acordo com o Sistema de Custos Rodoviários SICRO-2, julgue os itens subsequentes.

O custo horário improdutivo é equivalente ao custo horário da mão de obra, uma vez que, na hora improdutiva, o equipamento está parado, com o motor desligado, mas disponível para operação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto às características, composição e estudo do traço de misturas asfálticas, é correto afirmar que

  • A.

    a espessura do tratamento superficial duplo é, aproximadamente, igual ao dobro do diâmetro do agregado usado.

  • B.

    as emulsões asfálticas não são indicadas para a composição de misturas pré-misturadas a frio.

  • C.

    o microrrevestimento é uma mistura a frio de agregados minerais, fíler, água e emulsão com polímero e, eventualmente, adição de fibras.

  • D.

    as misturas a quente apresentam desgaste e envelhecimento mais rápidos do que para as misturas a frio.

De acordo com o Sistema de Custos Rodoviários SICRO-2, julgue os itens subsequentes.

Devido à complexidade equivalente, a classificação salarial dos operadores de equipamento é única, porém superior à dos motoristas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à utilização do equipamento FWD (Falling Weight Deflectometer), é correto afirmar que se refere a

  • A.

    um método de selagem de juntas de tração de revestimentos asfálticos.

  • B.

    técnica de reforço do subleito de pavimentos rodoviários.

  • C.

    um procedimento de avaliação de desempenho do pavimento.

  • D.

    um ensaio de laboratório para determinar o módulo de resiliência de materiais.

De acordo com o Sistema de Custos Rodoviários SICRO-2, julgue os itens subsequentes.

Os itens especiais de desgastes dos equipamentos incluem gastos com cantos de lâminas e dentes de caçamba.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos métodos e técnicas de reciclagem e manutenção de revestimentos, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Um revestimento reciclado pelo método a quente poderá sofrer afundamento nas trilhas de roda se o ligante possuir viscosidade muito alta ou se for subdimensionada à adição de agente rejuvenescedor.

  • B.

    A reciclagem a quente em usinas estacionárias é um processo no qual uma parte ou toda a estrutura do revestimento é removida e reduzida, exceto a parcela referente ao agregado graúdo, devido à impossibilidade de enquadramento em faixa específica.

  • C.

    Na reciclagem a frio poderão ser adicionados materiais betuminosos (emulsão asfáltica), agregados, agentes rejuvenescedores ou estabilizantes químicos.

  • D.

    Mediante reciclagem a frio, com utilização de estabilizante químico, os ganhos de resistência do revestimento tratado independem das condições climáticas (temperatura e umidade).

Emulsões asfálticas são ligantes betuminosos resultantes da mistura adequada de asfalto de petróleo (CAP), água e emulsificantes. Possuem a vantagem de poderem ser utilizadas a temperaturas ambientes, apresentando tempos de ruptura que podem variar. Um fator que retarda a ruptura de emulsões asfálticas é

  • A.

    a concentração de asfalto elevada.

  • B.

    a temperatura alta dos agregados e da emulsão.

  • C.

    o emprego de asfalto de baixa viscosidade.

  • D.

    o emprego de um agente emulsivo aniônico.

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