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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A maior parte dos materiais utilizados nas camadas granulares de pavimentos flexíveis é oriunda de ocorrências naturais, denominadas de jazidas de solos. Sobre o estudo de jazidas de materiais para camada de base, assinale a opção que apresenta informações referentes a materiais adequados para uso na execução dessas camadas, em pavimentos rodoviários, conforme Norma DNIT, com tráfego projetado para N ≥ 6 x 106.
CBR ≥ 80 % e Expansão ≤ 1 %
CBR ≥ 80 % e Expansão ≤ 0,5 %
CBR ≥ 60 % e Expansão ≤ 0,5
CBR ≥ 60 % e Expansão ≤ 1 %
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Permite a utilização do cimento asfáltico de petróleo (CAP), na forma líquida, à temperatura ambiente, com uma viscosidade compatível com o seu uso, sendo utilizado como solvente a gasolina ou a nafta (fração leve).
As características apresentadas acima correspondem ao produto denominado
emulsão asfáltica catiônica de ruptura rápida.
emulsão asfáltica aniônica de ruptura média.
asfalto diluído tipo cura média.
asfalto diluído tipo cura rápida.
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O revestimento asfáltico é uma importante camada dos pavimentos flexíveis por resistir aos esforços tangenciais provenientes do tráfego, promovendo ainda a impermeabilização do pavimento. Sobre a caracterização de materiais constituintes de revestimentos betuminosos, assinale a opção correta.
A faixa de teor de asfalto em peso está normalmente entre 4,5 a 6,0%, dependendo da forma dos agregados, da massa específica, da viscosidade e do tipo do ligante.
Uma forma de tornar concretos asfálticos ainda mais resistentes e duráveis, em vias de tráfego pesado, é substituir o ligante modificado por polímero pelo ligante asfáltico convencional.
A areia asfalto usinada a quente é normalmente empregada como revestimento de rodovias de tráfego muito elevado (N > 107).
As lamas asfálticas consistem basicamente de uma associação, em consistência fluida, de material de enchimento (fíler), asfalto diluído e água, sem o emprego de agregados minerais.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
De acordo com o Sistema de Custos Rodoviários SICRO-2, julgue os itens subsequentes.
O custo horário improdutivo é equivalente ao custo horário da mão de obra, uma vez que, na hora improdutiva, o equipamento está parado, com o motor desligado, mas disponível para operação.
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Quanto às características, composição e estudo do traço de misturas asfálticas, é correto afirmar que
a espessura do tratamento superficial duplo é, aproximadamente, igual ao dobro do diâmetro do agregado usado.
as emulsões asfálticas não são indicadas para a composição de misturas pré-misturadas a frio.
o microrrevestimento é uma mistura a frio de agregados minerais, fíler, água e emulsão com polímero e, eventualmente, adição de fibras.
as misturas a quente apresentam desgaste e envelhecimento mais rápidos do que para as misturas a frio.
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De acordo com o Sistema de Custos Rodoviários SICRO-2, julgue os itens subsequentes.
Devido à complexidade equivalente, a classificação salarial dos operadores de equipamento é única, porém superior à dos motoristas.
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Em relação à utilização do equipamento FWD (Falling Weight Deflectometer), é correto afirmar que se refere a
um método de selagem de juntas de tração de revestimentos asfálticos.
técnica de reforço do subleito de pavimentos rodoviários.
um procedimento de avaliação de desempenho do pavimento.
um ensaio de laboratório para determinar o módulo de resiliência de materiais.
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De acordo com o Sistema de Custos Rodoviários SICRO-2, julgue os itens subsequentes.
Os itens especiais de desgastes dos equipamentos incluem gastos com cantos de lâminas e dentes de caçamba.
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No que diz respeito aos métodos e técnicas de reciclagem e manutenção de revestimentos, assinale a afirmativa correta.
Um revestimento reciclado pelo método a quente poderá sofrer afundamento nas trilhas de roda se o ligante possuir viscosidade muito alta ou se for subdimensionada à adição de agente rejuvenescedor.
A reciclagem a quente em usinas estacionárias é um processo no qual uma parte ou toda a estrutura do revestimento é removida e reduzida, exceto a parcela referente ao agregado graúdo, devido à impossibilidade de enquadramento em faixa específica.
Na reciclagem a frio poderão ser adicionados materiais betuminosos (emulsão asfáltica), agregados, agentes rejuvenescedores ou estabilizantes químicos.
Mediante reciclagem a frio, com utilização de estabilizante químico, os ganhos de resistência do revestimento tratado independem das condições climáticas (temperatura e umidade).
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Emulsões asfálticas são ligantes betuminosos resultantes da mistura adequada de asfalto de petróleo (CAP), água e emulsificantes. Possuem a vantagem de poderem ser utilizadas a temperaturas ambientes, apresentando tempos de ruptura que podem variar. Um fator que retarda a ruptura de emulsões asfálticas é
a concentração de asfalto elevada.
a temperatura alta dos agregados e da emulsão.
o emprego de asfalto de baixa viscosidade.
o emprego de um agente emulsivo aniônico.
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