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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Uma das ocorrências de materiais naturais de interesse para obras de pavimentação refere-se a jazidas de rochas (materiais pétreos), que são denominadas comumente por pedreiras e exploradas normalmente com auxílio contínuo de explosivos. Quanto ao estudo da ocorrência de materiais pétreos para a obtenção de agregados graúdos para emprego em misturas betuminosas, é correto afirmar que
materiais que possuem índice de forma superior a 0,5 são usualmente especificados como agregados graúdos adequados para misturas betuminosas.
a realização de ensaio de adesividade sobre materiais britados deverá conduzir a valores resultantes de 60% como mínimos admissíveis.
permite-se a utilização de material britado com origem pétrea, exceto o emprego de seixos rolados britados, devido à dificuldade de obtenção de adesividade satisfatória destes materiais ao material betuminoso empregado.
materiais que possuem valor para desgaste, após ensaio de abrasão Los Angeles superior a 50%, são usualmente indicados como adequados para utilização em misturas betuminosas.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
De acordo com o Sistema de Custos Rodoviários SICRO-2, julgue os itens subsequentes.
A produção das equipes mecânicas corresponde à produção do equipamento mais ocioso.
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No que tange ao controle tecnológico da execução de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), é correto afirmar que
o tempo de cura ideal da imprimação de uma base granular do CBUQ é de 8 horas e a taxa de ligante varia de 2 a 4 l/m2.
deverão ser realizados ensaios Marshall a cada 8 horas de jornada de trabalho, em três amostras, retiradas do misturador.
a temperatura do ligante varia de acordo com a penetração que se quer alcançar, não devendo ser inferior a 60ºC nem superior a 105ºC.
os agregados devem possuir temperatura de 10 a 15ºC abaixo da temperatura do ligante.
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Os avanços nos estudos sobre pavimentos rígidos permitiram que se conhecesse melhor os efeitos produzidos pelas cargas sobre essa estrutura e serviram também para apontar novas técnicas de construção. Um dessas técnicas é a utilização de algumas ferragens para melhoria do desempenho desses pavimentos. Dentre essas ferragens, aquela que melhora o desempenho de pavimentos rígidos por ajudar as juntas transversais no combate aos efeitos da erosão da camada de suporte da placa de concreto é a
barra de transferência.
barra de ligação.
armadura de pele.
armadura de ancoragem.
o posicionamento das plataformas.
a elevada capacidade do sistema.
a alimentação por energia elétrica.
a segregação do sistema (via) em relação aos demais modos de transporte.
a elevada frequência e volume de tráfego.
Com relação ao ensaio de Califórnia Bearing Ratio (CBR), analise as afirmações abaixo:
I A pressão corrigida corresponde ao ajuste do ponto zero da curva a fim de corrigir os efeitos provenientes da irregularidade da superfície do corpo de prova;
II O material deve ser compactado em cinco camadas e cada camada deverá ser executada com 12 golpes de soquete no caso de materiais de subleito e 26 ou 56 golpes de soquete no caso de materiais de base e sub-base;
III Deve-se medir a expansão do solo ocorrida nos corpos de prova imersos em água por 48 horas, com medidas a cada 24 horas, com uma sobrecarga de 4,536 kg;
IV Corresponde ao maior valor da percentagem obtida na relação entre a pressão de penetração medida ou corrigida e a pressão de penetração padrão em um agregado graúdo.
Estão corretos os itens:
II, III e IV
I, II e IV
I, III e IV
I, II e III
I, II, III e IV
Os pavimentos rodoviários constituem estruturas construídas sobre a terraplenagem com o objetivo de resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos, melhorando as condições de rolamento, conforto e segurança dos condutores. Diante desse contexto, a seguir, são apresentadas uma série de afirmações sobre pavimentos rodoviários.
I As principais classes de pavimentos são: flexíveis (Ex.: TSS e CBUQ) e rígidos (Ex.: placas de concreto).
II A base é a camada destinada a resistir aos esforços verticais do tráfego veicular, distribuindoos as camadas inferiores, podendo ser complementada com a execução de uma sub-base.
III Para efeito de dimensionamento, assume-se que carga aplicada ao pavimento pelos pneus dos veículos tem superfície de contato elíptica e distribuição transversal parabólica assimétrica.
IV A carga de roda equivalente, usada no dimensionamento de pavimentos, consiste na carga sobre uma roda simples que produz o mesmo efeito de um conjunto de rodas a uma dada profundidade.
V As camadas de um pavimento típico compreende somente o revestimento, a sub-base e o sub-leito.
Assinale a alternativa que enumera SOMENTE as afirmações corretas:
I e II.
II e III.
I, II e IV.
II, IV e V.
I e IV.
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O fator econômico é essencial para o estudo da viabilidade de um empreendimento, dado que o custo integra o conjunto de restrições do projeto. Considerando essa informação, julgue os itens subsequentes.
Se a taxa interna de retorno for igual ou superior à taxa mínima de atratividade, o investimento será considerado viável economicamente.
As bases empregadas na construção da infraestrutura de um pavimento podem ser agrupadas em duas categorias. São elas: rígidas e flexíveis. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta a respeito dos tipos de bases rodoviárias:
A base de solo cimento consiste em uma base construída com agregados graúdos (ex.: brita), com vazios preenchidos por material granular mais fino.
A base de macadame hidráulico é uma camada composta por pedra britada e material de enchimento introduzido nos vazios, com auxílio de água.
A base de macadame betuminoso emprega o cimento portland como material aglutinante e de preenchimento de vazios.
O solo betume é um tipo de base estabilizado que emprega brita para a correção da granulométrica do solo, sem a adição de aglutinante.
A base de solo brita pode ser estabilizada de forma natural somente com a mistura granulométrica do solo, sem adição de material graúdo.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
As dragagens de implantação de portos, efetuadas para a implantação de determinado gabarito geométrico (profundidade, largura e taludes), diferem das dragagens de manutenção, efetuadas, sistematicamente, para manter o gabarito.
Existem diferenças entre os objetivos de gestão de curto prazo de uma dragagem e o de longo prazo.
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