Lista completa de Questões sobre Projetos Elétricos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Projetos Elétricos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Diversos são os critérios a serem utilizados no dimensionamento de circuitos elétricos de baixa tensão, da seção mínima do condutor, capacidade de condução, queda de tensão elétrica, proteção contra sobrecargas. A respeito dos critérios de dimensionamento, assinale a opção correta.
As seções mínimas de condutores de cobre para circuitos de iluminação e de força são iguais.
A capacidade de condução de corrente elétrica é um critério que leva em consideração os efeitos térmicos dos curtos-circuitos.
Os limites máximos admissíveis de queda de tensão nas instalações alimentadas por ramal de baixa tensão são definidos pela companhia fornecedora de energia elétrica.
Os dispositivos de proteção contra sobretensões podem ser necessários na origem da instalação, junto aos equipamentos e, eventualmente, também ao longo da linha.
Em projetos de instalações elétricas de baixa tensão, é correto afirmar:
Em cozinhas, copas, áreas de serviço e lavanderias, deve ser previsto, no mínimo, um ponto de tomada para cada 5 m ou fração de perímetro.
Todo ponto de utilização previsto para alimentar, de modo exclusivo, equipamento com corrente nominal inferior a 10 A deve constituir um circuito independente.
Em cômodos com área superior a 6 m2, deve ser prevista uma carga mínima de iluminação de 100 VA para os primeiros 6 m2, acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m2 inteiros.
A seção mínima do condutor de cobre para circuitos de iluminação é 2,5 mm2.
A potência mínima a ser atribuída a cada ponto de tomada em cozinhas, copas, áreas de serviço e lavanderias é 100 VA por ponto de tomada.
A luminotécnica define varios tipos de índices. A densidade superficial de fluxo luminoso recebido é medido em:
índice do local;
lumens;
luxes
luminância;
Em um circuito constituído por duas fases e um neutro, em relação à sua ligação no quadro de distribuição, o neutro
jamais poderá ser interrompido.
deverá ser protegido por disjuntor, no quadro de distribuição.
deverá permitir sua abertura durante o chaveamento para ocorrer a retificação do circuito, quando alimentando equipamentos simultaneamente, em circuitos distintos, por meio da ligação fase-neutro.
deverá ser ligado diretamente da rede de distribuição ao circuito do imóvel, quando uma das fases não esteja protegida por dispositivo de proteção.
deverá ser sempre desligado quando, depois da alimentação de energia, se tiver equipamentos ligados, uns a uma fase contra o neutro e outros, à outra fase contra o neutro, simultaneamente.
Na figura abaixo 4, 5 e 6 representam 3 partes de um mesmo edifício que foi dividido por juntas de dilatação. 1, 2 e 3 representam, respectivamente, os aterramentos das estruturas
Analise:
I. Para que, ao longo do edifício, não existam problemas de aterramento, as instalações 1, 2 e 3 precisam ser ligadas entre si através de cabos adequados.
II. Se necessário, após a interligação dos três aterramentos, todos devem ser ligados a um quarto ponto de aterramento final.
III. Cada aterramento deve estar ligado a um DR em quadro específico e separado dos demais aterramentos, protegidos por disjuntores tipo DIN.
IV. Para a completa eficácia do aterramento global do edifício, a ponta de cada uma das hastes de cobre enterradas devem atingir a mesma cota no solo.
Está correto o que consta APENAS em
I e IV.
I e III.
II e III.
II e IV.
I e II.
Engenharia Civil - Projetos Elétricos - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Por que o calor liberado quando as luzes elétricas são acesas não é sentido imediatamente como carga térmica de um sistema de condicionamento de ar?
Porque a transferência de calor é na maior parte por radiação.
Porque perde a intensidade pelo tamanho do ambiente.
Porque ao vencer a escuridão sua intensidade diminui.
Porque parte dele é absorvido pelo ar.
Engenharia Civil - Projetos Elétricos - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Em instalações elétricas prediais as quedas de tensão admissíveis são função:
Da relação da potência utilizada e a potência instalada.
Da distancia entre a carga e o medidor e a potência da carga.
Do tipo de eletrodutos.
Dos dispositivos de proteção dos circuitos.
Engenharia Civil - Projetos Elétricos - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Em um circuito elétrico se houver qualquer fuga de corrente, o somatório das correntes de entrada e de saída será:
O dobro da corrente de saída.
Diferente de zero.
O dobro da corrente.
Igual a zero.
Engenharia Civil - Projetos Elétricos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A construção e a operação de usinas hidrelétricas e linhas de transmissão envolvem aspectos que demandam o domínio de conhecimentos técnicos relativos a geração, transmissão e distribuição de energia. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
A construção de linhas de transmissão, além de ligar os centros de geração aos centros de carga, tem como finalidade a interligação de sistemas elétricos. Em razão do aproveitamento da diversidade de cargas, normalmente a interligação de dois sistemas isolados traz o benefício da redução dos problemas relacionados aos picos de carga do sistema global.
Engenharia Civil - Projetos Elétricos - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Quantas barras de eletrodutos de PVC rígido serão necessárias para uma instalação de 120 metros de eletroduto?
12 barras.
20 barras.
40 barras.
24 barras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...