Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    sendo os trabalhos processados conforme a ordem de chegada, dois trabalhos atrasarão em relação ao programado.

  • B.

    sendo os trabalhos processados conforme a ordem de chegada, quatro trabalhos atrasarão em relação ao programado.

  • C.

    sendo os trabalhos sequenciados conforme o tempo de processamento de cada um, o atraso total será minimizado se forem iniciados na ordem decrescente desses tempos.

  • D.

    sendo os trabalhos sequenciados conforme o tempo programado para a entrega de cada um, o atraso total será minimizado se forem iniciados na ordem decrescente desses tempos.

  • E.

    sendo os trabalhos sequenciados de forma aleatória, o número de trabalhos em atraso sofrerá alteração pouco significativa.

Uma empresa controla a qualidade da uma linha de produção por meio da contagem de peças defeituosas e de defeitos encontrados em uma amostra diária de 200 peças. A tabela apresenta o acompanhamento do processo, durante 5 dias, que será usado para determinar os limites de controle. Quais são, em percentagem, os limites superior e inferior, do gráfico de controle de atributos tipo p, considerando os limites de 3 desvios padrões?

  • A. 0 e 12
  • B. 4 e 12
  • C. 4 e 28
  • D. 8 e 18
  • E. 14 e 18

Na Análise Ergonômica do Trabalho (AET), as três primeiras etapas que constituem a fase de análise (demanda, atividade e tarefa) permitem realizar o diagnóstico para que se formulem as recomendações ergonômicas. A AET constitui-se em um exemplo de ergonomia de

  • A.

    concepção

  • B.

    conscientização

  • C.

    participação

  • D.

    recomendação

  • E.

    correção

Quais são, em percentagem, os limites superior e inferior do gráfico de controle de atributos tipo c, considerando os limites de 3 desvios padrões?

  • A. 2 e 10
  • B. 4 e 14
  • C. 4 e 28
  • D. 8 e 14
  • E. 14 e 18

Visando a dar conforto ao trabalhador nos postos de trabalho, recomenda-se que

  • A.

    a altura do cotovelo seja a referência para a superfície de trabalho, nos trabalhos em pé.

  • B.

    a cadeira não tenha altura regulável, se a mesa de trabalho tiver uma altura fixa.

  • C.

    o encosto das cadeiras tenha um afastamento máximo de 10 cm do assento.

  • D.

    o trabalhador ajuste-se às características do local de trabalho.

  • E.

    os assentos das cadeiras tenham borda frontal arredondada e muita conformação na base.

Com base nos resultados apresentados na tabela e os conceitos de aceitação de lotes de produção no controle de qualidade, afirma-se que o lote

  • A. P teve análise correta, pois não acarretou prejuízos ao fabricante nem ao comprador.
  • B. Q estava fora dos limites especificados e causou prejuízos apenas ao comprador.
  • C. R foi aprovado pelo comprador apesar de estar fora dos limites especificados.
  • D. S foi aprovado indevidamente pelo fabricante, pois estava fora dos limites aceitos pelo comprador.
  • E. P e Q foram responsáveis pelos maiores prejuízos por parte do comprador, pois foram rejeitados.

No mundo contemporâneo, o trabalho noturno passou a ser vital para diversas áreas. Algumas atividades não podem ser interrompidas, seja pelo seu caráter de imprescindibilidade, seja por razões econômicas. Entretanto, o trabalho noturno provoca desgastes ao trabalhador. Que prática tem a finalidade de tornar o trabalho noturno menos prejudicial ao trabalhador?

  • A.

    Estudo do ritmo circadiano

  • B.

    Aumento da jornada de trabalho

  • C.

    Realização esporádica de atendimentos médicos

  • D.

    Realização de atividades que demandem menos movimentação

  • E.

    Diminuição da quantidade de finais de semana livres e do número de folgas

Considerando a avaliação da aplicação dos resultados da amostragem da tabela, qual a associação correta entre os lotes testados e os fatores de riscos para aceitação, denominados Erro Tipo 1 e Erro Tipo 2?

  • A. O lote P apresentou o Erro Tipo 1, pois o fabricante recusou um lote de qualidade aceitável pelo comprador.
  • B. O lote Q apresentou o Erro Tipo 2, pois o comprador recebeu um lote de má qualidade.
  • C. O lote R apresentou o Erro Tipo 1, pois o fornecedor liberou o lote sem mensurar os riscos da não qualidade.
  • D. Os lotes P e Q apresentaram o Erro Tipo 2, pois a técnica de amostragem não demonstrou consistência estatística para atender aos limites impostos pelo comprador.
  • E. Os lotes R e S apresentaram o Erro Tipo 1 no qual o fabricante condenou os lotes, considerando que eles estariam de acordo com os limites do comprador.

Condições inadequadas no ambiente de trabalho contribuem para o erro humano e aumentam os riscos de acidentes. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constante, a NR-17 recomenda que

  • A.

    a velocidade do ar seja superior a 0,75 m/s e inferior a 1,15 m/s.

  • B.

    a umidade relativa do ar não seja inferior a 40%.

  • C.

    o índice de temperatura efetiva esteja entre 18 ºC e 21 ºC.

  • D.

    o nível de ruído aceitável para efeito de conforto seja de até 75 dB.

  • E.

    as superfícies de trabalho, sobre as quais são executadas as atividades, sejam brilhosas.

Qual é a causa para o aparecimento da lacuna de qualidade indicada pela letra V da figura?

  • A. Especificação do produto ou serviço não está adequada ao conceito elaborado pela empresa para o produto.
  • B. Deficiência operacional na empresa impede a entrega do produto ou serviço conforme especificado.
  • C. Discrepância entre as expectativas do cliente sobre produto ou serviço e a especificação elaborada pela empresa.
  • D. Divergência entre o produto ou o serviço entregue pela empresa e a sua divulgação para o cliente.
  • E. Falta de consistência entre as necessidades e os desejos dos clientes e o projeto conceitual do produto ou serviç
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