Lista completa de Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
possibilita revelar oportunidades internas, como a participação cooperativa de funcionários de um setor em outro, o que não ocorre na hipótese apresentada.
é inadequada para identificar padrões de carreira.
é ineficaz para análises sobre o impacto das saídas na organização.
permite identificar a movimentação entre os cargos relacionados a marketing e os demais.
fornece dados insuficientes para a previsão de oferta interna futura.
Numa determinada fábrica, solicitou-se a produção de 300 unidades de um item que precisa de duas estações de trabalho, E-1 e E-2, para seu processamento. O tempo de preparação em E-1 é de 30 minutos, e o tempo de operação é de 4 minutos por item. O tempo de preparação em E-2 é de 40 minutos, e o tempo de operação é de 2 minutos por item. O tempo de espera entre as duas estações de trabalho é de meia hora. O tempo de transporte entre E-1 e E-2 é de 10 minutos. O tempo de espera, após a operação em E-2, é de 1 hora para finalizar os trabalhos nessa linha de produção. Não existe fila em nenhuma das duas estações de trabalho. O tempo exigido para a produção (MLT Manufacturing Lead Time), em horas, está entre
1 e 6
8 e 14
15 e 21
22 e 28
29 e 36
Uma determinada empresa de serviços, para obter um fluxo de clientes mais eficiente, utiliza o arranjo físico por produto. Dentre as desvantagens do uso desse tipo de arranjo físico inclui-se o(a)
aumento da velocidade dos serviços e de produção
nível alto de utilização dos equipamentos e colaboradores
sistema com baixa flexibilidade em resposta a mudanças no volume de produção
tempo de treinamento menor se comparado a outro tipo de arranjo físico
execução de tarefas rotineiras pelo setor de contabilidade e de compras
A empresa Z busca selecionar o melhor local para a instalação de uma nova unidade de produção. Tal unidade deverá abastecer dois mercados, representados pelas cidades X e Y, com demandas iguais a 2.000 t e 3.500 t, respectivamente. Considerando-se a distância entre as duas cidades igual a 100 km, afirma-se que
qualquer localização entre X e Y resultará no mesmo custo com transporte.
a instalação da unidade na cidade X, para redução dos custos com transporte, é melhor do que na cidade Y, pois a quantidade consumida será menor.
a localização que minimiza os custos com transporte corresponde ao meio do caminho entre as cidades, ou seja, a 50 km de cada uma.
a melhor localização para a unidade, com base no método do centro de gravidade, é um ponto entre as duas cidades, distando 75,5 km de X e 24,5 km de Y.
a melhor localização para a unidade, com base no método do centro de gravidade, é um ponto entre as duas cidades, distando 63,6 km de X e 36,4 km de Y.
Suponha que o setor de operações de retaguarda (back-office) de uma grande empresa de serviço esteja projetando uma operação para processar solicitações de entregas de encomendas e trabalhe com o arranjo físico por produto. O número de solicitações a serem processadas é de 240 por semana, e o tempo disponível para processar as solicitações é de 8 horas diárias, trabalhando 5 dias por semana. Nessas condições, o tempo de ciclo, para esse arranjo físico, está, em minutos, entre
34 e 38
28 e 32
22 e 26
15 e 19
8 e 12
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...