Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Um motor de indução trifásico, com 4 polos, ligado a uma rede elétrica cuja frequência síncrona é igual a 60 Hz, está acionando uma carga mecânica. Na condição de operação a que o motor está submetido, a corrente em seu rotor tem frequência de 2 Hz e o circuito do rotor está consumindo 150 kW.
Tendo como base essas informações, julgue os itens a seguir.
Caso o motor apresente perda mecânica igual a 2 kW, é correto afirmar que a potência de saída disponível no eixo do rotor será igual a 148 kW.
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Um motor de indução trifásico, com 4 polos, ligado a uma rede elétrica cuja frequência síncrona é igual a 60 Hz, está acionando uma carga mecânica. Na condição de operação a que o motor está submetido, a corrente em seu rotor tem frequência de 2 Hz e o circuito do rotor está consumindo 150 kW.
Tendo como base essas informações, julgue os itens a seguir.
O motor em tela tem uma perda elétrica ativa no circuito do rotor igual a 5 kW.
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Um motor de indução trifásico, com 4 polos, ligado a uma rede elétrica cuja frequência síncrona é igual a 60 Hz, está acionando uma carga mecânica. Na condição de operação a que o motor está submetido, a corrente em seu rotor tem frequência de 2 Hz e o circuito do rotor está consumindo 150 kW.
Tendo como base essas informações, julgue os itens a seguir.
Na condição de operação descrita, o rotor do motor tem uma velocidade de rotação de 1.712 rpm.
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Acerca do controle de velocidade de motores CC, julgue os próximos itens.
O controle de velocidade da armadura está associado ao controle de um campo girante dependente do conjugado mecânico da carga. Para esse tipo de controle, um reostato deve ser inserido e ajustado no circuito da armadura.
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Acerca do controle de velocidade de motores CC, julgue os próximos itens.
Entre os métodos utilizados para controlar a velocidade do rotor de um motor CC, incluem-se aqueles embasados no ajuste do fluxo de campo por meio de reostato de campo em derivação.
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A figura acima mostra os diagramas de comando e de força para acionamento de um motor de indução trifásico. Neste último diagrama, os dispositivos de acionamento e de proteção comportam-se como se formassem uma chave de partida direta do motor, responsável pelo acionamento direto do motor. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, a respeito de acionamentos elétricos.
Utilizando-se os componentes do circuito de comando e seguindo os procedimentos normais para acionamento e parada do motor, o desligamento do motor deve ser feito pressionando-se primeiro o botão de impulso S1 e, logo em seguida, o botão S0.
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A figura acima mostra os diagramas de comando e de força para acionamento de um motor de indução trifásico. Neste último diagrama, os dispositivos de acionamento e de proteção comportam-se como se formassem uma chave de partida direta do motor, responsável pelo acionamento direto do motor. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, a respeito de acionamentos elétricos.
O dimensionamento da chave de partida direta depende da corrente nominal do motor. Além disso, a corrente nominal do contator deve ser igual ou superior à corrente nominal do motor.
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A figura acima mostra os diagramas de comando e de força para acionamento de um motor de indução trifásico. Neste último diagrama, os dispositivos de acionamento e de proteção comportam-se como se formassem uma chave de partida direta do motor, responsável pelo acionamento direto do motor. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, a respeito de acionamentos elétricos.
As concessionárias de energia elétrica permitem que, em instalações industriais, motores de indução trifásicos com qualquer potência sejam acionados com chave de partida direta, desde que a partida ocorra sem carga.
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A figura acima mostra os diagramas de comando e de força para acionamento de um motor de indução trifásico. Neste último diagrama, os dispositivos de acionamento e de proteção comportam-se como se formassem uma chave de partida direta do motor, responsável pelo acionamento direto do motor. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, a respeito de acionamentos elétricos.
Considere a seguinte situação. Pressionado o botão de impulso S1, o motor partiu suavemente, a lâmpada incandescente de sinalização H1 piscou, apagando-se em seguida. O motor atingiu velocidade de regime permanente, mantendo esse estado até ser desligado. Nessa situação, é correto afirmar que durante a partida do motor ocorreu algum problema com a lâmpada, pois ela deveria ter permanecido acesa até que o motor fosse desligado.
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Com relação ao sistema de ignição do motor de automóveis, julgue os próximos itens.
A bobina de ignição, componente do sistema de ignição que gera a alta voltagem necessária para a produção das faíscas nas velas de ignição, possui dois rolamentos, o primário e o secundário.
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