Lista completa de Questões de Engenharia Mecânica da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um cilindro homogêneo de massa M e raio R se apóia em outros dois cilindros homogêneos, que também possuem massa M e raio R e se apóiam em paredes verticais, cuja distância entre elas é igual a 4R.
zero
Uma barra homogênea de comprimento L possui dois roletes nas extremidades. Um dos roletes se apóia em um piso horizontal, enquanto o outro se apóia em uma parede vertical. No instante em que a barra faz um ângulo com o piso horizontal, a velocidade do ponto de ligação do rolete em contato com o piso com a barra é Va.
Uma barra homogênea de massa M e comprimento L está suspensa em posição horizontal, apoiada em uma extremidade em um mancal A e na outra extremidade por um fio inextensível.
No momento imediatamente após em que o fio é cortado, permitindo que a barra gire em relação ao mancal A, a reação vertical RA no mancal A é:
(Obs: o momento de inércia de uma barra em relação ao seu centro de massa é ML²/12. g é a aceleração da gravidade.)
Mg/6
Mg/4
Mg/3
Mg/2
Mg
Deseja-se conhecer o estado termodinâmico de uma certa massa conhecida de água pura saturada. Para tal objetivo, deve-se procurar conhecer os valores de duas propriedades termodinâmicas adequadas. Entre os pares de propriedades abaixo, o único que NÃO serve para a determinação do estado desejado é:
entalpia e entropia;
pressão e entropia;
temperatura e entalpia;
temperatura e entropia;
pressão e temperatura.
Um sistema fechado executa um ciclo termodinâmico. Ao longo do ciclo, o sistema realiza trabalho sobre o ambiente no valor de 50 J. Pode-se concluir que, nesse ciclo:
a energia do sistema diminui de 50 J;
a energia do sistema aumenta de 50 J;
na interação calor entre o sistema e o ambiente, o sistema cede 50 J;
na interação calor entre o sistema e o ambiente, o sistema recebe 50 J;
não há interação calor entre o sistema e o ambiente.
Para um processo adiabático reversível de um gás ideal, a segunda lei da termodinâmica estabelece que a:
entropia do gás aumenta;
entropia do gás diminui;
entropia do gás permanece constante;
geração de entropia no processo é positiva;
transferência de entropia no processo é positiva.
Considere um ciclo de Carnot de geração de potência que, na sua interação calor com um reservatório de alta temperatura a 800 K, recebe 1000 J de energia por segundo. Esse ciclo, na sua interação calor com um reservatório de baixa temperatura, rejeita 300 J de energia por segundo. Em vista desses fatos, a temperatura do reservatório de baixa tem que ser:
240 K;
320 K;
480 K;
560 K;
700 K.
A propriedade física de um fluido que expressa a sua resistência à deformação sob ação de uma força tangencial é:
a tensão superficial;
o módulo de compressibilidade;
a viscosidade;
a densidade relativa;
a massa específica.
Considere uma piscina com 1 m de profundidade cheia de água de massa específica igual a 103kg/m3. A superfície da água está exposta ao ar ambiente, que possui pressão atmosférica igual a 105N/m2. Aproximando a aceleração da gravidade por 10 m/s2, pode-se afirmar que a pressão absoluta no fundo da piscina é:
1,0 x 103
1,0 x 104
1,1 x 104
1,0 x 105
1,1 x 105
Um fluido newtoniano é aquele em que a tensão é proporcional:
à velocidade;
ao quadrado da velocidade;
à raiz quadrada da taxa de deformação;
à taxa de deformação;
ao quadrado da taxa de deformação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...